Por: Júlio Clebsch e Raúl Candeloro
O marketing boca a boca é uma forma gratuita e poderosa de promover produtos, serviços e empresas. Outra característica dessa “ferramenta” é que ela é utilizada por consumidores (e clientes) como um relato a outras pessoas (prospects) da experiência prazerosa (ou não) que tiveram com um produto ou serviço que sua empresa oferece.
Em outras palavras, isso quer dizer que o marketing boca a boca é uma das maneiras mais fortes, baratas e eficazes de aumentar as vendas de sua empresa. Como diz um dos maiores experts em atendimento, Sérgio Almeida, seus melhores vendedores são seus clientes satisfeitos.
O que nos surpreende profundamente é o fato de quase todo mundo achar que marketing boca a boca é algo reativo. Não é, não! Ele pode ser provocado. Claro, desde que o que você oferece seja realmente algo positivo. Portanto, a nossa proposta deste mês, neste espaço, é fazer com que seus clientes falem bem da sua empresa (e de você) e indiquem ativamente seu nome para amigos, parentes e colegas sempre que surgir uma oportunidade para isso.
Como dissemos, isso não deve acontecer apenas por acaso. Pode (e deve) ser trabalhado e estimulado se quisermos aproveitar todo o potencial do marketing boca a boca. Inclusive, para quem quiser montar um excelente sistema de indicações e quiser se aprofundar no assunto, recomendamos o livro Máquina de Indicações, do John Jantsch.
Existem três tipos de feedbacks positivos que você deveria coletar dos seus clientes se quiser ter mais resultados. São eles:
- Testemunhais;
- Estudos de Casos de Sucesso (ECS);
- Estatísticas.
Para você analisar se está fazendo tudo que pode em relação ao assunto “Estimular o Marketing Boca a Boca”, criamos um questionário rápido de autoavaliação para você dar-se uma nota em relação a tudo que vimos.
- Estamos pedindo ativamente testemunhais para todos os nossos clientes?
- Estamos satisfeitos com a quantidade de testemunhais que recebemos?
- Estamos satisfeitos com a qualidade dos testemunhais que recebemos?
- Temos um sistema fácil, rápido e eficiente de coletar testemunhais de clientes automaticamente?
- Estamos usando de maneira eficaz os testemunhais de clientes que recebemos?
- Integramos de maneira inteligente e produtiva as mídias sociais na coleta de testemunhais?
- Integramos de maneira inteligente e produtiva as mídias sociais na divulgação e promoção dos testemunhais que recebemos?
- Utilizamos de maneira mais aprofundada os testemunhais dos nossos melhores clientes para criar Estudos de Casos de Sucesso (ECS)?
- Estamos usando de maneira eficaz números, estatísticas e tabelas para reforçar nossos diferenciais, nossa seriedade e nossa competência?
- Estamos felizes com os resultados comerciais do uso de testemunhais, ECS e estatísticas?
Avalie-se de um a dez (1 a 10) em cada um desses quesitos. Com base nesses resultados, comece a planejar o que pode ser feito para melhorar. Detalhe: dê-se por satisfeito apenas se suas notas variarem entre 9 e 10, ok? Nada de mais ou menos; muito bom. Busque a excelência!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.