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22 de setembro de 2019 - 12:03

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Veja como impulsionar seu setor comercial treinando os colaboradores

Uma equipe de vendas, assim como todo bom time, precisa de treino constante para atingir metas desafiadoras. Por isso, o treinamento de vendas é tão importante. Ele estrutura o time, alinha objetivos, integra a equipe e compartilha truques e insights para alta performance.

Para ter sucesso com a capacitação, você não precisa necessariamente de altos investimentos, como contratar profissionais de renome ou alugar espaços luxuosos. Um setor de vendas afinado requer técnicas que, embora simples, precisam de ritmo e direcionamento. Confira a seguir a importância de treinar seu setor de vendas e como implementar essa estratégia!

Conheça as vantagens do treinamento de vendas

O ambiente digital trouxe possibilidades que impulsionam e escalam as vendas da sua empresa. Recursos de automação, como CRMs e chatbots, enxugam as equipes e os processos e baixam os custos do seu ciclo de vendas.

Se por um lado há tantas tecnologias para gerenciar as operações, por outro, quem decide pelas compras ainda são pessoas, que querem uma abordagem mais humana. Aí está o trunfo da capacitação, que tem como principais utilidades:

- uma equipe mais preparada;

- atualização de técnicas;

- fortalecimento da cultura empresarial;

- motivação para bater metas;

- atendimento mais eficiente;

- público satisfeito;

- aumento nas vendas.

Descubra 6 passos para fazer uma capacitação de sucesso

Não existe uma ‘receita de bolo’ para treinamento de vendas, pois cada empresa tem demandas diferentes. Mas existem alguns passos fundamentais para implementar essa estratégia. Veja só!

1. Entenda as necessidades estratégicas da empresa

Uma gestão eficiente atualiza constantemente os objetivos e as metas que a empresa pretende atingir, bem como o posicionamento do negócio no mercado. Por exemplo, não adianta fazer um treinamento que incentiva uma abordagem mais informal se a sua marca deseja passar valores conservadores. Entenda quais são as metas e direcione o seu time baseado na cultura empresarial do seu negócio.

2. Analise as demandas e o interesse da sua equipe

Outro ponto importante é saber ouvir. Procure saber quais são as maiores dificuldades que o time enfrenta e como ele gostaria de aprimorar o desempenho. Afinal, atender a uma demanda real dos seus colaboradores é um grande estímulo.

3. Descubra quem é a buyer persona

Se você pretende qualificar o seu time para um atendimento de excelência, todos precisam saber qual é o perfil do cliente ideal. Entenda quem é a sua persona, as dores, desejos, interesses e objeções de compra que ela expressa, isso facilitará a orientação do trabalho.

4. Escolha o melhor formato para o treinamento de vendas

Enquanto algumas empresas podem levar seu departamento comercial para um ambiente de treinamento fora da empresa, outras talvez nem consigam reunir todo o time ao mesmo tempo. Levante as necessidades e peculiaridades do seu grupo para definir se o ideal é um curso presencial, um simulador de vendas ou mesmo um treinamento online.

5. Adapte o treinamento de vendas ao orçamento disponível

Faça um levantamento do investimento necessário para realizar a capacitação e, caso não seja viável, reveja as possibilidades de acordo com a verba destinada para essa finalidade. Lembrando que é crucial que a alta administração da empresa compreenda os ganhos diretos dessa ação, como o aumento das vendas e o ROI (retorno sobre o investimento).

6. Trabalhe o posicionamento e a comunicação do vendedor

Ao planejar o treinamento, enumere as falhas pontuais e, se possível, descreva também a abordagem ideal. Será mais fácil para os colaboradores adotar medidas práticas do que receber conceitos abstratos. Em vez de pedir que um vendedor seja menos agressivo, você pode sugerir que ele haja como um consultor que oferece conselhos ao cliente.

Com esses passos, você implementa um treinamento de vendas habilidoso, gera mais engajamento na equipe e garante um alinhamento da comunicação da empresa. Entenda o objetivo do treinamento e ajuste aos interesses do grupo, adapte o formato às suas necessidades e ao seu orçamento e apresente mudanças pontuais para um aproveitamento mais satisfatório dos participantes.

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