Apr
20

Como usar a linguagem corporal a favor das vendas

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Agendor
19 de abril de 2016 - 18:08

Sua-linguagem-corporal-diz-muito-sobre-voce-conheca-uma-maneira-de-usa-la-a-seu-favor-nas-vendas-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Sua linguagem corporal diz muito sobre você. Conheça uma maneira de usá-la a seu favor nas vendas

Não existem muitos vendedores que estão confortáveis com todos os processos da venda.

Na verdade, todo vendedor tem um pouco de aptidão em alguma fase da venda e um pouco de rejeição por alguma etapa da venda. E, por algum motivo essa fase é justamente onde as oportunidades empacam.

Independente de qual etapa da venda você tenha dificuldades, você pode estar se auto-sabotando, e assim, enfraquecendo o seu desempenho.

Lembre-se que, para ser reconhecido pelo seu potencial cliente ou clientes como uma boa alternativa, você precisa demonstrar para eles que é confiável. E nada fará isso melhor do que a impressão que você passa para as pessoas.

Você pode melhorar a sua linguagem corporal e fazer com que ela impulsione a impressão que você passa para clientes e potenciais clientes durante a venda.

Ao fazer isso em todas as etapas você vai não apenas aumentar o seu desempenho nas vendas, mas você vai neutralizar o seu baixo desempenho na etapa de venda que mais tem problemas.

Para te ajudar selecionamos 11 importantes sinais de linguagem corporal que irão ajudar você a aumentar o seu desempenho.

#1. Faça contato olho a olho

O contato com os olhos pode fazer ou quebrar completamente a sua presença em uma reunião, uma vez que ele transmite simultaneamente confiança, atenção e verdade.

Fugir do contato olho a olho com uma pessoa pode transmitir hesitação ou falta de confiança, o que poderia enfraquecer suas chances de conseguir o aumento que você quer.

Da mesma forma, muito contato visual pode fazer você parecer intimidador e desesperado.

Em vez disso, mantenha contato visual com o seu cliente por alguns segundos de cada vez. Este será o suficiente para transmitir uma autoestima mais confiante, que não comprometa a sua imagem.

#2. Vista-se adequadamente

O conselho comum é se vestir para o trabalho que você quer e não para o trabalho que você tem. Isso é absolutamente verdadeiro para melhorar as negociações.

Se você quiser ser levado a sério, você precisa garantir que está vestindo o traje apropriado para a ocasião e sua posição.

É melhor pecar pelo excesso, sempre optando pelo tom mais formal.

Seu cliente vai reconhecer o seu estilo de se vestir como um sinal não-verbal. Em último caso, lembre-se que seus clientes querem fazer negócios com pessoas bem-sucedidas.

#3. Use um aperto de mão firme e amigável

Tal como acontece na maioria das reuniões, você precisa iniciar e terminar sua interação com um aperto de mão.

Não se torne paranoico pela ciência por trás do aperto de mão, mas fique atendo a seus fundamentos básicos.

Aperte a mão de seu cliente com firmeza, mas não com muita força, e agite 2 vezes enquanto você mantem um contato visual enquanto o aperto de mão durar.

Iniciar as coisas com um aperto de mão excessivamente mole, ou com um aperto de mão monstruoso pode causar uma má primeira impressão e definir um péssimo tom para a reunião.

#4. Gesticule

Gesticular com as mãos pode ser uma fonte de poder e expressão. Ao invés de ficar parado e contando com as suas palavras para fazer todo o trabalho pesado, ilustre seus pontos usando movimentos físicos.

No entanto, mantenha seus movimentos sob controle. Gestos ansiosos, como mexer no cabelo podem ser uma indicação de falta de confiança.

#5. Tenha uma presença confiante

Também é importante se posicionar como uma autoridade de maneira não verbal.

Criar uma presença autoritária é um trabalho difícil para a reunião com um desconhecido, mas pode ser muito poderosa quando se fala com um cliente.

Ocupe o máximo de espaço possível, mantendo os ombros na largura e sua postura aberta. Isso também vai aumentar a sua confiança em você mesmo.

Treine em frente ao espelho.

#6. Desenvolva uma boa postura

A boa postura demonstra um ar de confiança e permite que você se envolva mais plenamente com seus clientes.

Sente-se ereto em sua cadeira, com as cotas contra o encosto da cadeira, os ombros para trás e para frente e os pés apoiados no chão.

Você também pode se inclinar para frente um pouco, para sinalizar, de maneira não verbal seu envolvimento na conversa. Além disso mantenha as mãos cuidadosamente dobradas em seu colo, ou ao seu lado durante a conversa.

#7. Tenha expressões faciais simpáticas

As expressões faciais são um componente-chave da comunicação não-verbal, e podem efetivamente demonstrar o seu envolvimento na conversa.

Manter um rosto imóvel vai fazer você parecer impessoal e robótico, por isso permaneça de maneira que demonstre que você está sintonizado na conversa, sem que você pareça uma caricatura.

Sorria tão frequentemente quanto uma conversa lhe permite, levante as sobrancelhas para ilustrar o interesse, e expressar a sua seriedade quando o tempo exige.

Você também pode ler as expressões faciais de seu cliente, a fim de obter uma leitura de seus pensamentos durante o curso de sua conversa.

#8. Crie um tom direto e natural

Seu tom de voz pode transportar sinais de que eles transcendem a intenção de suas palavras.

Tenha isso em mente enquanto você fala. Acabar suas frases com uma inflexão para cima pode demonstrar hesitação, e falar em tom monótono pode fazer você parecer robótico e hostil.

Encontre uma maneira de levar um tom confiante em toda a sua conversa, acrescentando ênfases e inflexões só se forem extremamente necessárias para se firmar como uma pessoa comunicativa.

#9. Demonstre atenção completa

Dê à sua conversa total atenção. Não olhe ao redor da sala ou para suas notas de telefone.

Toda a sua atenção deve estar no seu cliente. A maneira mais fácil de fazer isso é manter o seu rosto voltado para quem está falando com você e evitando o desejo de olhar para qualquer outra coisa no ambiente por mais de 1 segundo.

Se você parecer distraído, você vai causar uma impressão negativa.

#10. Faça rapport

Sua linguagem corporal diz muito sobre você. E a linguagem de seus interlocutores também.

Quando puder, imite a linguagem corporal de seu cliente – desde que você possa garantir que não vai parecer que está zombando dele.

Essa é uma maneira de combinar a energia na sala e criar empatia com o seu cliente, além de se tornar mais relacionável em um nível subconsciente.

#11. Lidere

Tomar a iniciativa é uma grande sugestão não-verbal de confiança e liderança. Seja o primeiro a oferecer um aperto de mão e seja o primeiro a abrir os tópicos da reunião.

Tomar a responsabilidade dessa maneira vai fazer você ser mais ousado, carismático, e, claro, mais digno de conseguir o que você quer.

Implemente esses pontos em suas reuniões de vendas

Estes sinais não-verbais têm sido usados por décadas por empreendedores e vendedores de sucesso. Também não podemos esquecer que são muito usados por políticos, para imprimir confiança.

Domine a arte de usar essas técnicas de maneira natural para que você possa projetar mais confiança e autoridade.

Isso vai permitir que você ganhe novos clientes, fazendo a sua linguagem corporal mostrar porque você é a solução mais adequada para resolver os problemas de seus clientes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: