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10 de outubro de 2018 - 18:03

Como-usar-o-google-meu-negocio-e-destacar-sua-empresa-nos-resultados-de-pesquisa-televendas-cobranca

Por: Mônica Custódio

Ter a sua empresa presente no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece; saiba como utilizar a ferramenta, que é gratuita.

Se você é um empreendedor, imagine a seguinte situação: um cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com você. Se ele digitar o nome de sua empresa no Google, ele rapidamente encontrará as informações principais – como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa. De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.

Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante. Se você é, portanto, um empreendedor local, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, um restaurante – e procura um lugar para almoçar. Se ele digitar “restaurante” no Google, você será encontrado? O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada.

Muitos negócios locais nem se imaginam fazendo Inbound Marketing por pensarem que a metodologia é incompatível com a realidade em que vivem, mas isso não é verdade, pois diversos empreendimentos desse tipo já tiveram resultados concretos investindo no digital (se quiser saber mais sobre isso, leia o post Como fazer Marketing de Conteúdo para negócios locais).

Contudo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante ampla e pode beneficiar até mesmo empresas que não agem localmente. E é sobre como utilizar o Meu Negócio para aumentar a exposição de sua empresa no Google que vamos falar nesse post – além de um tutorial sobre como fazer essa configuração.

Por que utilizar o Google Meu Negócio

Além das vantagens já mencionadas, de ajudar seu produto ou serviço a ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode ajudá-lo a:

1. Gerenciar suas informações

Por meio do Meu Negócio é possível gerenciar as informações que os seus usuários veem quando procuram pelo seu serviço.

Quando as pessoas encontrarem sua empresa no Google Maps e na pesquisa do Google, elas deverão ter acesso a informações como horário de funcionamento, website e endereço.

2. Interagir com os clientes

Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.

De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

3. Entender e ampliar sua presença

Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são.

Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são.

Como criar sua conta no Google Meu Negócio

1. Em primeiro lugar, vá até a página inicial do Meu Negócio e clique em “comece agora”.

2. Na página que abrir, preencha o formulário com o nome da empresa, país, endereço, código postal, categoria. Diga também se atende os clientes onde eles tiverem ou se somente em seu endereço (última opção do formulário).

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3. Confirme as informações na próxima página, marcando a caixa em que confirma que é autorizado a gerenciar a empresa e que aceita os termos de serviço. Clique em continuar.

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4. Insira o número do seu celular. O Google enviará um SMS para confirmar a criação da conta.

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5. Digite o código enviado para o celular.

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6. Pronto! Você será direcionado para a página recém-criada da sua empresa no Google+.

Como-usar-o-google-meu-negocio-e-destacar-sua-empresa-nos-resultados-de-pesquisa-televendas-cobranca-interna-5Como gerenciar e editar meu local no Google Meu Negócio

Após criada a conta, você ter que fazer uma segunda verificação. Para confirmar que o endereço está correto, o Google enviará uma carta para seu endereço contendo um link e um código. Siga os passos que estão na carta e confirme seu local no Google Meu Negócio.

Feito isso, você estará pronto para editar e gerenciar seu local. Basta acessar o endereço https://business.google.com/ , encontrar o local desejado no painel e clicar em gerenciar local.

Você será redirecionado para a página de seu local, onde poderá adicionar fotos, telefones, websites, horários de funcionamento e acompanhar avaliações e resultados de pesquisa sobre sua empresa. Você também pode configurar para receber reports em seu email, como o do exemplo abaixo:

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Conclusão

Independentemente do porte da sua empresa, vale a pena considerar o Google Meu Negócio quando estiver pensando na sua presença na internet. Como falamos no post, a ferramenta pode ajudá-lo a ser mais facilmente encontrado, além de permitir que se comunique com seus clientes.

Caso queira saber um pouco mais, o Google fez um vídeo contando um pouco sobre a ferramenta. Só assistir abaixo (em inglês):

https://youtu.be/kYIbbWPBkqM

E você, já usa o Google Meu Negócio ou ficou com vontade usar? Deixe seu comentário. :)

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