May
10

É possível gerar Leads com vídeos no Youtube?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Resultados Digitais
09 de maio de 2017 - 18:08 - atualizado em 15 de maio de 2017 às 19:20

Como-gerar-leads-com-youtube-televendas-cobranca

Saiba como usar o Youtube a seu favor na hora de gerar Leads para o seu negócio e confira algumas dicas para você produzir um bom vídeo!

Por: Gabriel Mialchi

Sim! A resposta é simples e direta, e talvez seja bem mais fácil do que pareça. Tudo o que você precisa, no entanto, é de um vídeo, um canal no YouTube e, claro, um canal de captura.

É claro que o próprio vídeo já pode ser um meio de geração de Leads, mas o legal é: além da conversão em Leads para que eles assistam ao vídeo, podemos usar o próprio YouTube para gerar Leads mais qualificados.

Neste post iremos dar algumas dicas para você produzir um vídeo que atinja o seu público-alvo de maneira mais assertiva e também como usar o YouTube a seu favor na hora de gerar Leads para o seu negócio.

Como usar o Youtube para gerar Leads

O primeiro passo para começar a gerar Leads com vídeos é ter o que oferecer para converter os seus visitantes. Pode ser um eBook, uma ferramenta, uma aula ou vídeo aula grátis. Enfim, tenha um material rico com conteúdo exclusivo para que os visitantes queiram muito ter acesso a eles.

Com um blog, uma boa escolha de palavras-chave e um bom trabalho em SEO, você já pode ficar numa posição bem favorável em motores de busca, mas você sabia que a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo é o YouTube? Além de ser o terceiro site mais acessado – ficando atrás, é claro, do Google e do Facebook. Isso significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.

Para saber como otimizar seus vídeos para os mecanismos de busca, leia o post “Youtube: 12 dicas matadoras de SEO para seus vídeos”.

Além disso, ter um vídeo em uma página de produto aumenta em até 85% a intenção de compra por aumentar a confiabilidade do produto para o cliente, além de o vídeo ter uma linguagem mais intimista, que fala diretamente com o espectador.

Bom, acho que não é preciso mais argumentos pra te convencer de que o vídeo já chegou pra ficar, certo?

Quando você tem, portanto, algo a oferecer, é hora de trabalhar o que interessa: a oferta desse material. Um vídeo, assim como um texto, é um formato de linguagem que fala e argumenta a favor ou contra algo, e isso pode ser feito em uma publicidade, em um discurso embasado, em uma video-aula, entre muitos outros formatos.

Quando for gravar o seu vídeo, lembre-se que, apesar do conteúdo ser o ponto principal, a qualidade dele também é um fator muito importante. Vídeos melhores produzidos tendem a passar uma confiabilidade maior do que os vídeos amadores ou mal-produzidos. E cá entre nós: produzir bem um vídeo não é mais uma tarefa de outro mundo. Hoje em dia qualquer um pode criar vídeos incríveis com uma câmera de celular na mão e uma ideia na cabeça!

Lembre-se que, assim como um post no seu blog, o tamanho do vídeo é o fator principal para retenção de audiência. Quanto maior o vídeo, menor a probabilidade de alguém assisti-lo até o fim. Por isso, aqui vão algumas dicas para seu vídeo ficar top!

1- Saiba o que você quer com o vídeo

Mais do que gerar leads o seu vídeo tem que passar uma mensagem, tem que mostrar que o seu conteúdo é muito bom e merece ser baixado, assistido ou experimentado.

Saiba o que você quer, e o que você pretende. Faça projeções de audiência com base no que você já faz com posts, eBooks, ferramentas, etc.

2- Escreva o roteiro

Ao escrever o roteiro você exercita a sua capacidade de memorização, e o texto em frente às câmeras fica mais fluído e natural. Além disso, ao escrever o roteiro, é possível medir quanto tempo o seu vídeo terá.

Ao fim da escrita leia-o em voz alta. Depois entregue para um colega e peça para ele ler em voz alta também.

Um bom texto falado é escrito em frases curtas e diretas, sem delongas ou enrolações: vá direto ao ponto!

3- Planeje sua gravação

Escolha um bom dia e um bom lugar para gravar. Um lugar silencioso, tranquilo e com pouco movimento não vai desviar a atenção do espectador.

Escolha um lugar legal, pode até ser seu local de trabalho mesmo, seu escritório ou sua casa, mas certifique-se de que no dia que você escolher para gravar, tudo dê certo.

4- Confira seus equipamentos

Hoje em dia qualquer smartphone grava vídeo com uma qualidade altíssima, em FullHD, além de ter estabilizador de imagens.

Atente-se para o áudio, pois isso pode definir se seu vídeo é profissional ou amador. Se tiver como acoplar um microfone à câmera ou usar um gravador de som separado, melhor ainda.

Se possível, tenha também um tripé. Assim você mantém a imagem ainda mais estável e fácil de ser entendida pelas pessoas.

5- Luz, câmera e ação!

Grave quantas vezes for necessário, até ter um bom resultado. Dê algum intervalo entre uma gravação e outra, tome uma água, evite “engolidas secas” no meio do vídeo ou gestos que tirem a atenção (coçar o nariz, mexer no cabelo, gestos obscenos, etc).

E quando você se sentir confortável com o que gravou é a hora de: gravar só mais uma vez, pra garantir!

6- Edite o material

Aqui o aconselhável é usar alguém que entenda do assunto. Um editor de vídeos irá selecionar os melhores trechos, corrigir as cores e tratar a imagem para que o vídeo tenha uma cara mais profissional, além de ajustar o áudio. Lembre-se que o trabalho do editor depende muito da captação. Nem sempre é possível fazer milagres na edição.

Ótimo! Com o vídeo pronto é hora de botar pra funcionar a máquina de Leads! É bem provável que você já tenha criado uma Landing Page para o seu conteúdo rico, para captar os Leads – se não, corre!

Se você já tem uma conta no YouTube melhor, senão crie uma. É rápido, fácil e grátis. Basta ter um e-mail Google e habilitar a conta no YouTube. Por via das dúvidas, clique aqui pra acessar o suporte do Google que ensina passo-a-passo a criar uma conta.

Com a conta criada e devidamente logado nela, você vai ver no canto superior direito um botão: Enviar (se estiver em português), clique e faça o upload do seu vídeo.

E agora vem a parte importante

Quando seu vídeo terminar de subir, não publique ainda! Vá até a aba de anotações e crie uma nova anotação. Anotações são aqueles balões no meio dos vídeos, que são clicáveis e te redirecionam para outro vídeo, playlist, canal ou até mesmo outro site, inclusive uma Landing Page do seu conteúdo, mas para isso, você precisa comprovar que o seu site é seu mesmo, adicionando ele ao console do Google.

Desse modo, siga as instruções do Google para comprovação. Fique atento ao domínio, por exemplo, se seu site for meusite.com.br, mas o seu conteúdo/Landing Page estiver em um subdomínio como ebooks.meusite.com.br, você deverá subir a html do Google no ebooks.meusite.com.br, caso contrário, o Google não permitirá que as anotações criadas nos vídeos sejam direcionadas pra Landing Page específica.

Veja que o importante é você autenticar o seu domínio, o que vem depois não precisa. Ou seja, se você confirmar o ebooks.meusite.com.br, tudo o que estiver nele pode ser direcionado via YouTube, ou seja: ebooks.meusite.com.br/ebook-completo-avançado ou ebooks.meusite.com.br/ebook-completo-para-iniciantes, e por aí vai…

Bom, a partir daqui, só o seu vídeo no YouTube já pode gerar Leads, basta as pessoas que assistirem seu vídeo se interessarem por sua oferta e clicarem no CTA que está no player do próprio YouTube.

Hora de promover o seu conteúdo

Como um dos principais canais de divulgação é o Facebook, de repente fazer um post com um link do YouTube pode ser uma furada, uma vez que a rede social gera um algoritmo que desvaloriza vídeos do YouTube para valorizar vídeos subidos direto no Facebook. A parte ruim disso? Seu post não ganha evidência e o alcance não é tão bom quanto uma imagem ou mesmo apenas um post em texto, direto no Facebook.

Como resolver isso, então?

  • Uma solução bastante legal é você fazer o seguinte procedimento:
  • Crie uma nova Landing Page em que a conversão permita que a pessoa assista ao vídeo. Aconselho, nessa página, colocar o mínimo de campos possível – de repente só o e-mail;
  • Na Thank You Page você “embeda” o seu vídeo; para fazer isso, basta seguir o tutorial do próprio Google, clicando aqui;
  • Para ganhar um alcance orgânico maior no Google e no Facebook, você pode criar dois posts, um para o seu blog e outro para o Facebook;
  • No blog: embede o vídeo direto – já que a pessoa já chegou no seu blog através de busca orgânica no Google ou indicação de alguém;
  • No Facebook: crie um vídeo de no máximo 30 segundos, nele diga por que o seu conteúdo merece ser visto. Suba o vídeo na sua página e faça um post com o link para a Landing Page do vídeo principal.

Com isso, você cria mais de um canal de divulgação – além das buscas orgânicas do Google, subir um vídeo no Facebook pode aumentar em até 66% o alcance orgânico do post. Fizemos esse teste durante um tempo aqui na Resultados Digitais e os números foram impressionantes!

Você pode também criar um anúncio em vídeo no Youtube para pessoas que visitaram o seu site, e gerar Leads dessa forma. No post “Como criar anúncio para negócios B2B”, falamos sobre como criar uma campanha efetiva no YouTube e outras plataformas.

Rastreando seus Leads

“Legal! Fiz tudo, deu certo, mas como eu sei quantos dos views clicaram no meu CTA?”

Basta usar a ferramenta do YouTube Analytics que irá te mostrar quantos cliques cada anotação de cada vídeo teve.

“Dos Leads convertidos, como eu sei quantos deles vieram do YouTube?”

Simples, se você usar o Google URL Builder para gerar um link específico para cada campanha de arrecadação de Leads, você consegue saber de onde estão vindo cada clique da sua Landing Page. Para saber como fazer isso leia o post “6 passos para criar uma URL rastreável”.

A média de cliques nas anotações dos vídeos do YouTube pode variar entre 9 e 15% das visualizações. Ou seja, se seu vídeo tiver mil visualizações, até 150 podem ir até a Landing Page e converter. Se seu vídeo tiver um apelo muito bom e uma taxa de retenção muito alta, os números podem passar dos 20%.

Chuva de Leads!

Fonte: http://resultadosdigitais.com.br/blog/como-gerar-leads-com-youtube/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: