Aug
15

Google Maps como ferramenta de marketing – Por onde começar?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Ideia de Marketing
14 de agosto de 2018 - 18:03

Google-maps-como-ferramenta-de-marketing-por-onde-comecar-televendas-cobranca

Por: Giselle Santos

ma·pa

(italiano mappa, do latim mappa, -ae, guardanapo, toalha, pano)

substantivo masculino

Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.

Lista, relação.

Quadro sinóptico.

“mapa”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/mapa  [consultado em 16-10-2016].

Lançada em fevereiro de 2005, a plataforma de mapeamento da Google é um dos serviços que mais evoluiu. Além de disponibilizar mapas e rotas, as funções de inteligência artificial do Google Maps permite que o site identifique, classifique e categorize dados de mapas, terrenos, imagens, informações sobre empresas, tráfego e histórico de movimentação do usuário.

O georreferenciamento oferecido pela plataforma pode, de uma forma simples e barata, favorecer a visibilidade de serviços e produtos, seja via uma solução de marketing digital ou pela geração de conteúdo espontâneo. Mas como maximizar as possibilidades que o Street View, as rotas, as imagens de satélite e as sugestões por geolocalização oferecem?

É importante lembrar que o maior alimentador de dados da plataforma de Mapas da Google, não é a máquina, mas sim o usuário – aquele que tem o real poder e conhecimento das informações em tempo real. Sendo assim, o usuário inicia o processo, que mais tarde será refinado, validado e amplificado pela tecnologia. Em termos de crowdsourcing, o Google Maps é uma das plataformas que mais cito como case de sucesso.

Comece fazendo a sua parte, coloque sua empresa e serviços no mapa

Se a sua empresa ainda não estiver no mapa, adicione-a gratuitamente acessando o Google Meu Negócio. Para isso, bastar ter acesso a uma conta Google, preencher um breve cadastro que inclui o nome do negócio, endereço, telefones de contato, categoria de serviços e outros dados simples. Após o envio dos dados, a Google entrará em contato com você para validar a sua identidade e pronto, você já estará no mapa. É importante manter as informações atualizadas, pois nada mais chato e desencorajador do que descobrir que horários, telefones e endereços não existem mais. Ah sim, caso a sua empresa seja bem capilarizada, e tenha endereços em dez ou mais localidades, você poderá incluí-los de uma só vez usando a ferramenta de upload em massa.

Incentive o marketing espontâneo através do Google Guias locais

Você sabia que seu cliente é capaz de ser um de seus maiores consultores de Marketing digital? A criação de estratégias de marketing espontâneo para o seu negócio pode ser uma ótima maneira de criar aquele buzz que você quer e o uso de mapas proporciona uma maneira diferente de chegar até seu público-alvo. O Google Guia Locais é uma comunidade de guias voluntários, que tem por objetivo compartilhar experiências, recomendar e avaliar serviços, produtos e localizações encontrados nos mapas Google. A moeda de troca entre os usuários e o Google é uma série de vantagens e pequenos mimos oferecidos pela empresa. Essas vantagens podem ir desde um selo oficial de Guia Local Google, até a participação em eventos exclusivos e a possibilidade de liderar eventos em suas cidades-base.

Para ser um Google Guia Local, basta ser maior de 18 anos, ter uma conta Google e fazer a inscrição na comunidade de Guias. A grande vantagem de ser um guia local é tornar-se referência em experiências e indicações. Como guia local, encontrei oportunidades de expor minhas fotos, escrever críticas gastronômicas, documentar cardápios interessantes e mapear locais que atendam públicos específicos como portadores de necessidades especiais, pessoas que curtem levar seus pets para locais públicos, pais com crianças pequenas, amantes de uma boa paquera – ainda usam a palavra paquera? –  e muito mais.

Definitivamente, um Guia Local Google pode ser um excelente aliado para documentar e divulgar seus produtos e serviços através de fotos, recomendações e avaliações.

Como podem ver, o Google Maps revela ser uma forma, excelente e gratuita, de chamar a atenção de um público que, quem sabe, está passando por você sem que você saiba. Quer saber mais sobre ferramentas Google e as possibilidades de suas aplicações na Educação e Marketing? Deixe uma mensagem aqui. Sou Google Certified Innovator e vou adorar bater um papo com você!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: