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16 de abril de 2017 - 14:07

Marketing-e-vendas-4-segredos-que-um-time-deveria-saber-sobre-o-outro-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

Suas equipes de marketing e vendas vivem como cão e gato? Experimente fazê-las se conhecerem melhor para resolver esse problema!

É comum ver os times de marketing e de vendas de uma empresa batendo cabeça. Isso acontece porque a lógica de um geralmente não é compatível com a do outro.

Ainda assim, faz-se fundamental que essas equipes tenham um mínimo de compatibilidade entre si para que os resultados obtidos pela empresa sejam satisfatórios a todos.

Logo, é importante que cada uma delas conheça melhor o universo da outra. Para isso, vamos revelar alguns segredos de cada equipe. Confira.

A equipe de vendas atua muito na base da intuição

Por mais que se diga que não, o fato é que, para lidar com tantos clientes e ter meios para conseguir êxito na negociação, fica difícil adotar uma técnica. Ela até existe e funciona, mas não em todos os casos.

O bom vendedor é aquele que, além da técnica, usa também a sua intuição para convencer clientes a fechar o negócio. Isso não pode ser visto como uma característica negativa, muito pelo contrário.

Em situações em que a negociação está intrincada e ninguém parece estar em condições de ceder, o ideal é ter um profissional com o jogo de cintura necessário para encontrar uma solução viável e alcançar os objetivos.

Marqueteiros não são tão originais assim

Por mais que um profissional de marketing seja genial, o fato é que para ser bem-sucedido ele precisa andar na linha. Ou seja, não dá para criar coisas muito fora da compreensão das pessoas, porque assim as campanhas não terão o sucesso pretendido.

Trabalhar com comunicação significa reinventar, de modo a cativar pessoas com coisas que já existem. É diferente do artista, que tem a liberdade de inventar coisas novas com base em sua visão peculiar de mundo.

O trabalho do marqueteiro está muito mais associado a agradar o cliente do que a criar coisas novas.

Vendedores só pensam em atingir metas

Sejam as mensais, as bimestrais, as trimestrais, as anuais. O que importa para eles são os resultados.

Isso cria possibilidades reais de as equipes de marketing criarem certa implicância em relação aos vendedores quando não oferecem a eles a quantidade de leads mínima para fechar o período. Pode parecer um detalhe, mas para o setor de marketing significa muito.

Marqueteiros constroem ideias, mas não são muito práticos

Assim como os arquitetos, os marqueteiros são responsáveis por construções. Eles reinventam coisas, elaboram soluções, mas não são práticos. Pelo contrário, se dependesse deles, a vida dos vendedores seria muito mais difícil. Isso costuma gerar conflitos com frequência.

Marketing e vendas: como cão e gato

Conhecendo o universo da outra equipe, é natural que se crie empatia e assim a relação melhore. Não é porque a equipe de marketing vive em outra dimensão que ela não pode ser útil para a equipe de vendas e vice-versa.

Sendo assim, procure estreitar as relações entre essas duas equipes na sua empresa e colha os frutos.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto? Fale com a gente no espaço dos comentários!

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