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07 de setembro de 2020 - 17:01

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Já ouviu o ditado popular “é o olho do dono que engorda o gado”? Seu significado faz muito sentido para a área das vendas: deixar que seu time de vendas trabalhe diariamente sem nenhum monitoramento é o mesmo que fechar os olhos para o seu negócio!

O monitoramento de televendas é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. É importante que as métricas e as metas definidas para a equipe sejam acompanhadas de perto para receberem orientações, modificações e aprimoramentos constantes.

Mais do que um simples acompanhamento, o monitoramento de vendas pode ser uma importante ferramenta para diagnosticar o seu empreendimento, avaliar sua performance e as estratégias atualmente empregadas pela sua equipe de vendas.

No artigo de hoje, você entenderá melhor a importância do monitoramento de televendas, saberá o que perde sem realizá-lo e o que pode ganhar ao implementá-lo na sua empresa. De bônus, ainda vamos te dar uma dica sobre a melhor forma de colocá-lo em prática o quanto antes. Vamos lá? Boa leitura!

Qual a importância do monitoramento de televendas?

Um dos setores mais importantes para uma empresa é a área de vendas. Por isso, a forma como ela é gerenciada e orientada diz muito sobre a saúde do seu negócio. Uma equipe desorganizada, sem metas bem definidas e totalmente alheia aos processos da empresa pode acabar com a reputação do seu negócio e afastar de vez potenciais clientes.

Para evitar esse cenário, deve haver um padrão de atendimento e de abordagem com o cliente. Isso garante que seu público-alvo não se surpreenda a cada vez que algum de seus vendedores realiza um contato. Dessa forma, é importante definir processos e roteiros de atendimento para padronizar o atendimento que a sua empresa realiza e começar a consolidar a autoridade de sua marca.

Veja alguns dos prejuízos de negligenciar o monitoramento do seu processo de vendas:

O que você pode perder sem acompanhar de perto sua equipe de vendas?

Mais do que atirar no escuro, ao negligenciar o monitoramento de vendas, você pode estar perdendo tempo e muito dinheiro com estratégias que não trazem sucesso.

Somente por meio do monitoramento será possível descobrir quais estratégias estão sendo bem executadas e quais precisam de modificações urgentes. Sem esse acompanhamento, você pode estar investindo nas técnicas erradas para atrair o seu público-alvo, e pode começar a lidar com rejeições com mais frequência.

Imagine que uma equipe de vendas comete sempre os mesmos erros, mas, como não há monitoramento, esse erro jamais é identificado. Agora, pense na quantidade de clientes perdidos até que esse erro seja compreendido e corrigido: recuperar-se de tamanho prejuízo pode ser quase impossível com uma reputação já desgastada perante os clientes.

Quais são as vantagens de se definir e acompanhar as métricas de televendas?

Podemos listar diversas vantagens para uma empresa que garante a implementação de um bom monitoramento de vendas em sua equipe. Veja quais são elas a seguir!

Motivação da equipe de vendas

Funcionários que não recebem feedbacks constantes acabam se tornando desmotivados e desanimados com o trabalho, afinal, nunca são criticados, mas também nunca são elogiados e valorizados.

Os desafios são essenciais para manter uma equipe ativa e animada com o trabalho, portanto, definir metas e objetivos a serem alcançados pelo time é extremamente importante para gerar motivação e aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

O monitoramento constante fará com que os feedbacks sejam mais frequentes, estimulando sua equipe a superar desafios e a se sair melhor do que na última avaliação realizada.

Avaliação das ligações executadas

O monitoramento de vendas também visa acompanhar e avaliar as ligações já executadas, por meio de uma análise de aspectos como o tom de voz empregado pelo vendedor ao realizar um contato, o tempo de ligação, se ele seguiu o script de abordagem e assim por diante.

A partir dessas avaliações, é possível identificar quais elementos do script de atendimento precisam ser modificados para que as vendas sejam impulsionadas. Assim como no marketing, devem haver diversos testes de diferentes abordagens até que a estratégia ideal seja encontrada.

Com o monitoramento das ligações, você conseguirá saber, exatamente, qual técnica funcionou melhor e quais ações são as ideais para conquistar os clientes e concretizar as negociações.

Além disso, alguns problemas como descontrole emocional, vícios de linguagem e até falta de educação por parte do vendedor podem ser identificados rapidamente e serem corrigidos a tempo.

Satisfação dos clientes

Outra grande vantagem do monitoramento de televendas é a garantia de que seus potenciais clientes saiam satisfeitos após o contato de um dos seus vendedores. Para saber essa informação, deve ser feita uma pesquisa de avaliação com o cliente após cada ligação.

Assim, seu cliente poderá informar o que achou do contato e da abordagem utilizada pelo vendedor, oferecendo um feedback valioso para aprimorar as técnicas de venda de sua equipe!

Além disso, só de perguntar ao cliente o que ele achou da ligação você já mostra que a sua empresa se importa muito com ele: do começo ao fim, seu cliente sentirá que está em primeiro lugar.

Como implementar um sistema de monitoramento de televendas?

Sabendo das inúmeras vantagens que o monitoramento de televendas pode trazer para o seu negócio, a questão que fica é: como implementar esse acompanhamento de forma simples, mas eficaz?

Você deve estar se perguntando como seria possível acompanhar de perto o dia a dia da sua equipe de vendas com tantas outras áreas da empresa precisando de você. É necessário tempo e muito esforço para monitorar a equipe de vendas, certo? Errado!

É possível obter todos os insights que mencionamos acima sem precisar estar presente diariamente no call center: basta que o seu setor de televendas tenha auxílio de uma plataforma inteligente de organização e centralização de vendas.

Tais plataformas são online, funcionam na nuvem e reúnem em um só sistema todas as informações que você precisa saber sobre seus potenciais clientes e sobre os vendedores que devem abordá-los. Por meio desses softwares, você pode definir objetivos e metas diárias a serem alcançados por seus vendedores, registrar roteiros de atendimentos e processos a serem seguidos e, ainda, monitorar todas as ligações realizadas.

A Callix oferece soluções completas para o contato com o cliente: de forma simples e rápida, ele pode ser configurado em sua empresa e acessado de qualquer dispositivo móvel, computador ou notebook.

Especializados no atendimento de excelência ao cliente, nós procuramos facilitar o trabalho do vendedor, reunindo todas as informações estratégicas sobre o cliente em potencial e disponibilizando relatórios valiosos para a otimização do seu processo de vendas.

Se você se interessou pelos benefícios que o monitoramento de televendas pode trazer ao seu negócio, entre em contato conosco e conheça a nossa proposta! Juntos, encontraremos a opção mais vantajosa e lucrativa para o seu empreendimento! Estaremos prontos para esclarecer qualquer dúvida e ajudá-lo a potencializar suas vendas. Até lá!

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