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12 de fevereiro de 2025 - 17:02

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Por que buscar uma pós-graduação em vendas?

Mencionamos que aprimorar os conhecimentos por meio de uma pós-graduação pode ser a peça-chave para seu crescimento profissional dentro da área de vendas.

Mas por que isso acontece? Veja abaixo os principais motivos:

1. Conhecimentos aprofundados

Ao contrário de cursos rápidos e treinamentos, em uma pós-graduação você consegue aprofundar conhecimentos e habilidades em disciplinas como:

negociação;

estratégia de preços;

gestão de equipes;

marketing.

Desta forma, passa a ter uma visão mais estratégica sobre a área e sobre toda a empresa.

2. Networking

Uma pós-graduação em vendas é um bom meio de conhecer profissionais de vendas de outras empresas e setores e ativar uma rede de relacionamentos.

Esse networking permite entender o mercado de forma mais global, contar com suporte para diferentes desafios e até obter indicações e recomendações para novos desafios profissionais.

3. Contato com professores

Além do networking com os colegas, o relacionamento com professores também traz grande valor para a sua carreira.

Especialmente se a instituição de ensino escolhida tiver em seu corpo docente tanto professores vindos do mercado quanto do meio acadêmico, o que torna o seu aprendizado mais rico.

4 cursos presenciais de pós-graduação em vendas

Os cursos de pós-graduação em vendas presenciais são ideais para quem está nas grandes cidades (onde há maior oferta) e para quem tem disponibilidade de assistir às aulas nos períodos disponíveis.

Selecionamos 4 opções de formações de algumas das principais universidades e escolas de negócios do país!

1. MBA em Gestão Comercial – FGV

Na FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma boa opção para quem deseja se especializar em gestão comercial é ingressar no MBA em Gestão Comercial, disponível em São Paulo.

Também há outras opções de MBA na área de Marketing e Vendas em outras unidades da FGV pelo país.

Nesta formação, o foco é desenvolver competências e apresentar conceitos essenciais para a gestão estratégica em vendas, com duração de 14 meses e 432 horas/aula.

No programa do curso, você encontra os seguintes conteúdos:

Aspectos legais nas relações de consumo

Administração de vendas

Big data para vendas

Customer experience management e social commerce

Comunicação interpessoal e corporativa

Desenho e gestão integrada de canais de vendas

Economia Comportamental e Tomada de Decisão

E-commerce e internet das coisas

Formação e administração de preços

Finanças para Não Financeiros

Gestão de projetos

Gestão de tributos

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Mídias digitais e vendas

Negociação e administração de conflitos

Workshop em formulação da política comercial

Workshop de planejamento de vendas & marketing

Workshop em sales analytics

De fato, esta é uma opção bastante completa para quem deseja ocupar posições estratégicas na empresa.

2. MBA Gestão em Vendas – UNIP

Mais uma opção de MBA presencial, este oferecido pela UNIP em São Paulo e outras localidades em que a instituição está presente.

A formação tem 400 horas de aula e é voltada para profissionais que ocupam cargos gerenciais, supervisores e representantes comerciais, com graduação em nível superior, preferencialmente, em administração de empresas, marketing, ciências econômicas e contábeis.

Liderança e Motivação de Equipes

Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado

Negociação e Inteligência Emocional

Competências Gerenciais

Gestão do Relacionamento com os Clientes

Gestão do Fator Humano

Planejamento de Negócios e Ações de Marketing

Planejamento de Comunicação

Supply Chain Management

Influência

3. Pós-graduação em Marketing e Gestão de Vendas – Saint Paul

A escola de negócios Saint Paul oferece ao público esta pós-graduação em vendas que tem como objetivo formar profissionais para assumir posição de destaque em grandes organizações e instituições financeiras.

A pós é realizada no campus Vila Olímpia, em São Paulo, com aulas noturnas duas vezes por semana. Veja abaixo os assuntos abordados nas aulas:

Planejamento estratégico de marketing

Marketing digital

Análise multivariada de dados para tomada de decisões em marketing

Branding: gestão estratégica de marcas

Gerenciamento estratégico de vendas

Empreendedorismo, inovação e criatividade

Gestão dos canais de distribuição;

Formação de preços

Análise do comportamento do consumidor

4. MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance – Anhanguera

Para quem está no Paraná, uma boa opção é o MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance, oferecido pela Anhanguera, na cidade de Bandeirantes.

São 18 meses de curso, com aulas durante a semana para cumprir a carga horária das seguintes disciplinas:

Gestão de carreira

Competências socioemocionais

Agile leadership practices

Gestão de comunicação e pessoas

Negociação e gestão de conflitos

Fundamentos da psicologia positiva

Programação Neurolinguística (PNL)

Gestão de desempenho com ênfase em data mining e resultados de alta performance

Ferramentas e técnicas de coaching

Comunicação e motivação nas organizações

Estratégias de gerenciamento de gente

Esta formação é presencial, mas a Anhanguera Educacional também possui opções à distância na mesma área.

4 cursos EAD de pós-graduação em vendas

Nem sempre, entretanto, é possível encontrar um bom curso em sua cidade.

Nesses casos, as pós-graduações no modelo EAD (ensino à distância) não deixam nada a desejar – e podem ter mensalidades com valores bem mais baixos também.

Listamos 4 opções com bons programas curriculares para você conhecer!

1. MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance – PUCRS

A PUC do Rio Grande do Sul montou em parceria com a UOL EdTech um MBA no modelo à distância com excelentes professores, direto do mercado.

Entre eles estão Cris Arcangeli, Sandro Magaldi, Rony Meisler e os internacionais Tim Ash e Robert Cialdini.

O curso é totalmente online. Conheça as disciplinas abaixo:

Canais de logística e distribuição

Customer Success: relacionamento, fidelização e recuperação de clientes

Prospecção: estratégias de segmentação e tendências de consumo

Vendas no Atacado

Vendas no Varejo

Negociação e técnicas de vendas

Business Intelligence: CRM, KPIs (indicadores estratégicos) e Data Science

E-commerce e varejo eletrônico

Time de vendas: recrutamento, treinamento e avaliação de vendedores

Usando as redes sociais para vender mais

Marketing Digital: SEO, SEM e Inbound

Metas: como usar?

CRO: como aumentar o índice de conversão de clientes

Sucesso: motivação e resiliência do profissional de vendas

Infoprodutos: construindo imaginários em vendas

O relógio como aliado: como administrar e otimizar o tempo

Oficina de Vendas: planejamento estratégico de estrutura e ações de vendas

Persuasão: como negociar, mediar e conquistar o “sim”?

Programação Neurolinguística (PNL)

Marketing e promoção pessoal

2. MBA em Marketing e Vendas – Unopar

A Unopar é uma boa instituição de ensino da região sul do país que disponibiliza este MBA 100% online para os alunos que desejam se aperfeiçoar tanto na área de Vendas quanto na área de Marketing.

As disciplinas estão listadas abaixo:

Plano de marketing

Marketing digital

Planejamento de comunicação

Estratégia executiva

Gestão de vendas

Marketing de serviços e relacionamentos

Branding e pesquisa de mercado

Produção, consumo e marketing em plataformas multimídias

Produção de conteúdo midiático: formatos e novas tendências

3. MBA em Marketing e Vendas – FAM

O Centro Universitário FAM também possui um MBA à distância que combina conceitos e estratégias de Marketing e Vendas em sua grade curricular.

O intuito é capacitar os alunos a assumirem áreas estratégicas dentro da empresa, com disciplinas divididas em 10 meses de aulas.

Veja abaixo os temas abordados nesta pós-graduação:

Planejamento e Execução da Estratégia

Comportamento do Consumidor na era Digital

Gerenciamento de Projetos

Marketing Digital e Comunicação em Redes

Comunicação Integrada de Marketing

Marketing no Varejo e Gestão de Vendas

Pesquisa de Marketing e Inteligência de Mercado

Empreendedorismo e Modelagem de Novos Negócios

Liderança, Gestão de Equipes e Comportamento Organizacional

4. Gestão de Vendas e Negociação – FIA

A FIA (Fundação Instituto de Administração) oferece este curso de pós-graduação 100% EDA. As aulas são ao vivo, contendo 420 horas, com duração de 14 meses.

De acordo com as informações disponíveis no site da formação, a matriz curricular é composta pelos seguintes tópicos:

Estratégia de Marketing e Vendas

Planejamento de Vendas e Gestão de Canais

Gestão de Pessoas em Vendas

Técnicas de Apresentação e Marketing Pessoal

Gestão Financeira e Controladoria de Vendas I

Gestão Financeira e Controladoria de Vendas II

Técnicas de Vendas, Tecnologia e Inovação

Negociação e Marketing em Vendas

Laboratório de Negociação

Simulação Empresarial

Como escolher o curso ideal para você?

Apresentamos neste artigo boas opções de cursos presenciais e EAD para quem busca uma pós-graduação em vendas.

Sem dúvidas, na sua cidade ou região também existem outras formações neste estilo, que devem ser consideradas na sua decisão.

O importante na hora de decidir qual o melhor curso para a sua carreira é levar em conta fatores como:

qualidade do ensino;

recomendações de ex-alunos;

valor do curso e impacto no seu orçamento;

carga horária e sua disponibilidade atual de tempo e o conteúdo abordado nas disciplinas.

Listamos a matriz curricular das opções que apresentamos no texto e você pode perceber que, mesmo sendo semelhantes entre si, existem abordagens e focos diferentes em cada uma delas.

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