Por que buscar uma pós-graduação em vendas?
Mencionamos que aprimorar os conhecimentos por meio de uma pós-graduação pode ser a peça-chave para seu crescimento profissional dentro da área de vendas.
Mas por que isso acontece? Veja abaixo os principais motivos:
1. Conhecimentos aprofundados
Ao contrário de cursos rápidos e treinamentos, em uma pós-graduação você consegue aprofundar conhecimentos e habilidades em disciplinas como:
negociação;
estratégia de preços;
gestão de equipes;
marketing.
Desta forma, passa a ter uma visão mais estratégica sobre a área e sobre toda a empresa.
2. Networking
Uma pós-graduação em vendas é um bom meio de conhecer profissionais de vendas de outras empresas e setores e ativar uma rede de relacionamentos.
Esse networking permite entender o mercado de forma mais global, contar com suporte para diferentes desafios e até obter indicações e recomendações para novos desafios profissionais.
3. Contato com professores
Além do networking com os colegas, o relacionamento com professores também traz grande valor para a sua carreira.
Especialmente se a instituição de ensino escolhida tiver em seu corpo docente tanto professores vindos do mercado quanto do meio acadêmico, o que torna o seu aprendizado mais rico.
4 cursos presenciais de pós-graduação em vendas
Os cursos de pós-graduação em vendas presenciais são ideais para quem está nas grandes cidades (onde há maior oferta) e para quem tem disponibilidade de assistir às aulas nos períodos disponíveis.
Selecionamos 4 opções de formações de algumas das principais universidades e escolas de negócios do país!
1. MBA em Gestão Comercial – FGV
Na FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma boa opção para quem deseja se especializar em gestão comercial é ingressar no MBA em Gestão Comercial, disponível em São Paulo.
Também há outras opções de MBA na área de Marketing e Vendas em outras unidades da FGV pelo país.
Nesta formação, o foco é desenvolver competências e apresentar conceitos essenciais para a gestão estratégica em vendas, com duração de 14 meses e 432 horas/aula.
No programa do curso, você encontra os seguintes conteúdos:
Aspectos legais nas relações de consumo
Administração de vendas
Big data para vendas
Customer experience management e social commerce
Comunicação interpessoal e corporativa
Desenho e gestão integrada de canais de vendas
Economia Comportamental e Tomada de Decisão
E-commerce e internet das coisas
Formação e administração de preços
Finanças para Não Financeiros
Gestão de projetos
Gestão de tributos
Liderança de Equipes de Alto Desempenho
Mídias digitais e vendas
Negociação e administração de conflitos
Workshop em formulação da política comercial
Workshop de planejamento de vendas & marketing
Workshop em sales analytics
De fato, esta é uma opção bastante completa para quem deseja ocupar posições estratégicas na empresa.
2. MBA Gestão em Vendas – UNIP
Mais uma opção de MBA presencial, este oferecido pela UNIP em São Paulo e outras localidades em que a instituição está presente.
A formação tem 400 horas de aula e é voltada para profissionais que ocupam cargos gerenciais, supervisores e representantes comerciais, com graduação em nível superior, preferencialmente, em administração de empresas, marketing, ciências econômicas e contábeis.
Liderança e Motivação de Equipes
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado
Negociação e Inteligência Emocional
Competências Gerenciais
Gestão do Relacionamento com os Clientes
Gestão do Fator Humano
Planejamento de Negócios e Ações de Marketing
Planejamento de Comunicação
Supply Chain Management
Influência
3. Pós-graduação em Marketing e Gestão de Vendas – Saint Paul
A escola de negócios Saint Paul oferece ao público esta pós-graduação em vendas que tem como objetivo formar profissionais para assumir posição de destaque em grandes organizações e instituições financeiras.
A pós é realizada no campus Vila Olímpia, em São Paulo, com aulas noturnas duas vezes por semana. Veja abaixo os assuntos abordados nas aulas:
Planejamento estratégico de marketing
Marketing digital
Análise multivariada de dados para tomada de decisões em marketing
Branding: gestão estratégica de marcas
Gerenciamento estratégico de vendas
Empreendedorismo, inovação e criatividade
Gestão dos canais de distribuição;
Formação de preços
Análise do comportamento do consumidor
4. MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance – Anhanguera
Para quem está no Paraná, uma boa opção é o MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance, oferecido pela Anhanguera, na cidade de Bandeirantes.
São 18 meses de curso, com aulas durante a semana para cumprir a carga horária das seguintes disciplinas:
Gestão de carreira
Competências socioemocionais
Agile leadership practices
Gestão de comunicação e pessoas
Negociação e gestão de conflitos
Fundamentos da psicologia positiva
Programação Neurolinguística (PNL)
Gestão de desempenho com ênfase em data mining e resultados de alta performance
Ferramentas e técnicas de coaching
Comunicação e motivação nas organizações
Estratégias de gerenciamento de gente
Esta formação é presencial, mas a Anhanguera Educacional também possui opções à distância na mesma área.
4 cursos EAD de pós-graduação em vendas
Nem sempre, entretanto, é possível encontrar um bom curso em sua cidade.
Nesses casos, as pós-graduações no modelo EAD (ensino à distância) não deixam nada a desejar – e podem ter mensalidades com valores bem mais baixos também.
Listamos 4 opções com bons programas curriculares para você conhecer!
1. MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance – PUCRS
A PUC do Rio Grande do Sul montou em parceria com a UOL EdTech um MBA no modelo à distância com excelentes professores, direto do mercado.
Entre eles estão Cris Arcangeli, Sandro Magaldi, Rony Meisler e os internacionais Tim Ash e Robert Cialdini.
O curso é totalmente online. Conheça as disciplinas abaixo:
Canais de logística e distribuição
Customer Success: relacionamento, fidelização e recuperação de clientes
Prospecção: estratégias de segmentação e tendências de consumo
Vendas no Atacado
Vendas no Varejo
Negociação e técnicas de vendas
Business Intelligence: CRM, KPIs (indicadores estratégicos) e Data Science
E-commerce e varejo eletrônico
Time de vendas: recrutamento, treinamento e avaliação de vendedores
Usando as redes sociais para vender mais
Marketing Digital: SEO, SEM e Inbound
Metas: como usar?
CRO: como aumentar o índice de conversão de clientes
Sucesso: motivação e resiliência do profissional de vendas
Infoprodutos: construindo imaginários em vendas
O relógio como aliado: como administrar e otimizar o tempo
Oficina de Vendas: planejamento estratégico de estrutura e ações de vendas
Persuasão: como negociar, mediar e conquistar o “sim”?
Programação Neurolinguística (PNL)
Marketing e promoção pessoal
2. MBA em Marketing e Vendas – Unopar
A Unopar é uma boa instituição de ensino da região sul do país que disponibiliza este MBA 100% online para os alunos que desejam se aperfeiçoar tanto na área de Vendas quanto na área de Marketing.
As disciplinas estão listadas abaixo:
Plano de marketing
Marketing digital
Planejamento de comunicação
Estratégia executiva
Gestão de vendas
Marketing de serviços e relacionamentos
Branding e pesquisa de mercado
Produção, consumo e marketing em plataformas multimídias
Produção de conteúdo midiático: formatos e novas tendências
3. MBA em Marketing e Vendas – FAM
O Centro Universitário FAM também possui um MBA à distância que combina conceitos e estratégias de Marketing e Vendas em sua grade curricular.
O intuito é capacitar os alunos a assumirem áreas estratégicas dentro da empresa, com disciplinas divididas em 10 meses de aulas.
Veja abaixo os temas abordados nesta pós-graduação:
Planejamento e Execução da Estratégia
Comportamento do Consumidor na era Digital
Gerenciamento de Projetos
Marketing Digital e Comunicação em Redes
Comunicação Integrada de Marketing
Marketing no Varejo e Gestão de Vendas
Pesquisa de Marketing e Inteligência de Mercado
Empreendedorismo e Modelagem de Novos Negócios
Liderança, Gestão de Equipes e Comportamento Organizacional
4. Gestão de Vendas e Negociação – FIA
A FIA (Fundação Instituto de Administração) oferece este curso de pós-graduação 100% EDA. As aulas são ao vivo, contendo 420 horas, com duração de 14 meses.
De acordo com as informações disponíveis no site da formação, a matriz curricular é composta pelos seguintes tópicos:
Estratégia de Marketing e Vendas
Planejamento de Vendas e Gestão de Canais
Gestão de Pessoas em Vendas
Técnicas de Apresentação e Marketing Pessoal
Gestão Financeira e Controladoria de Vendas I
Gestão Financeira e Controladoria de Vendas II
Técnicas de Vendas, Tecnologia e Inovação
Negociação e Marketing em Vendas
Laboratório de Negociação
Simulação Empresarial
Como escolher o curso ideal para você?
Apresentamos neste artigo boas opções de cursos presenciais e EAD para quem busca uma pós-graduação em vendas.
Sem dúvidas, na sua cidade ou região também existem outras formações neste estilo, que devem ser consideradas na sua decisão.
O importante na hora de decidir qual o melhor curso para a sua carreira é levar em conta fatores como:
qualidade do ensino;
recomendações de ex-alunos;
valor do curso e impacto no seu orçamento;
carga horária e sua disponibilidade atual de tempo e o conteúdo abordado nas disciplinas.
Listamos a matriz curricular das opções que apresentamos no texto e você pode perceber que, mesmo sendo semelhantes entre si, existem abordagens e focos diferentes em cada uma delas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.