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Sua loja é um Ponto de Venda ou Ponto de Interrogação?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: O Negócio do Varejo
20 de maio de 2018 - 14:03

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Oi! Pode me ajudar? Você sabe me dizer onde fica aquela loja que…. Pare de fazer o consumidor procurar o Wally!

Por: Pedro Camargo

Oi! Pode me ajudar? Você sabe me dizer onde fica aquela loja que….

Pare de fazer o consumidor procurar o Wally! Nosso cérebro é por natureza preguiçoso no sentido de que não quer gastar energia.

A procura de como chegar em um local gera atividade no hipocampo, região do cérebro envolvida na memória e na navegação, e também no córtex pré-frontal que está envolvido no planejamento e na tomada de decisão.  Mas, pesquisadores acabaram de descobrir que não há atividade adicional nestas áreas, quando uma pessoa usa GPS. Usando esse tipo de equipamento para chegar a algum lugar, partes do cérebro, que de outra forma seriam usadas ​​para simular diferentes rotas, não são ativadas.

Quando as pessoas navegavam manualmente, isto é, sem ajuda de equipamentos, e entram em novas ruas, por exemplo, o hipocampo e o córtex pré-frontal têm picos de atividade. E esta atividade cerebral é maior quando o número de opções a serem escolhidas aumentam, mas, por outro lado, nenhuma atividade adicional é detectada quando as pessoas seguem as instruções de geolocalizadores.

Quer um exemplo?

Entrar em um cruzamento como Seven Dials em Londres, onde sete ruas se encontram, aumenta a atividade no hipocampo, enquanto um beco sem saída diminuí. Quando você tem dificuldade em navegar pelas ruas em uma cidade ou nos corredores de um shopping, você está colocando altas exigências sobre seu hipocampo e córtex pré-frontal. O hipocampo simula futuros caminhos possíveis, enquanto o córtex pré-frontal nos ajuda a planejar quais deles nos levarão ao nosso destino. Quando temos tecnologia nos dizendo que caminho a percorrer, no entanto, essas partes do cérebro simplesmente não respondem. Portanto, nosso cérebro não se “preocupa” com isso! Mas se ocupa com o que é importante, estar na loja!

Estudo anteriores já tinham mostrado que os hipocampos dos motoristas de táxis de Londres se expandem à medida que aprendem ao memorizar as ruas e marcos do centro de Londres. E este último estudo, complementa e sugere que os motoristas que seguem GPS direções não envolvem seu hipocampo.

A tecnologia pode facilitar a navegação e aumentar o bem-estar do seu cliente. A novas descobertas permitem-nos olhar para o layout de uma loja e considerar como os sistemas de memória do cérebro podem provavelmente reagir. Por exemplo, podemos olhar para os layouts de shoppings para identificar áreas que podem ser particularmente desafiadoras para as pessoas e ajudar a torná-los mais fáceis de navegar. Da mesma forma, podemos projetar novos pontos de venda que são shopper-friendly desde o início.

Os produtos também podem se beneficiar de tais tecnologias, dizendo “ Ei! Estou aqui!!”

Antes que eu me esqueça, onde fica mesmo a sua loja?

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