nov
22
22 de novembro de 2012 - 0:03 - atualizado às 7:43

Para-quem-nao-ligar-do-not-call-list-nos-call-centers-televendas-cobranca

Por: Hudson Lima

Entre todos os aspectos que devem ser considerados na realização de uma campanha telefônica ativa, o mailing é um dos fatores mais importantes. Ele deve estar adequado aos objetivos do cliente e deve ser higienizado para evitar o desperdício de tempo e de custos com contatos inválidos. Porém, mais do que isso, na hora de planejar uma operação é necessário estar atento também às Do Not Call Lists.

Por definição, a do not call list é uma lista de consumidores que não desejam receber chamadas de campanhas telefônicas de vendas ou publicidade. Alguns estados e municípios brasileiros contam com uma legislação específica para proibir ligações indesejadas, usando do not call list como referência. Uma das listas mais conhecidas é o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, usada no Estado de São Paulo para colocar em prática a lei nº 13.226. A empresa que descumprir a legislação pode ser multada e, em alguns casos, ter seu serviço suspenso.

É importante reforçar que as do not call lists são alimentadas pelos próprios consumidores. Ou seja, eles mesmos manifestam a vontade de não receber informações e ofertas. Esse aspecto é importantíssimo e deve ser considerado pelo gestor. Além da legislação e da multa, fica claro que a abordagem telefônica com estes usuários não é o melhor caminho e, por isso, é necessário pensar em outras estratégias diferentes para que o cliente se aproxime da empresa.

Em relação ao trabalho cotidiano do call center, o gestor precisa se certificar que seu sistema de discagem não use contatos cadastrados nas diferentes do not call lists brasileiras. Boas ferramentas de discagem disponíveis no mercado costumam oferecer a facilidade de consulta a estes cadastros. Desta forma, é possível evitar problemas legais, insatisfação e contatos de baixa geração de valor para o call center.

Por fim, a do not call list não deve ser vista como um empecilho pelo gestor de call center. Ela contém informações importantes para as campanhas ativas, ajuda a evitar desgastes e elimina custos com ligações improdutivas, além de estimular a inovação nas estratégias de marketing das empresas.

E você, como tem usado a do not call list na sua central? Diga para nós aqui nos comentários!

Fonte: http://blog.teclan.com.br

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: