Dec
12

O gestor paraquedista

por: Afonso Bazolli
fonte: Exame
11 de dezembro de 2016 - 14:00

O-gestor-paraquedista-televendas-cobranca

Por: Fernando Mantovani

Apesar de todos os programas de desenvolvimento de lideranças, muitas empresas ainda pecam ao escolher seus líderes. Por falta de um planejamento bem estruturado, acabam colocando nessas posições pessoas despreparadas e sem a maturidade necessária para lidar com a função.

Vou chamar esse profissional de gestor paraquedista. Geralmente, ele aparece em situações “inesperadas”: um pedido de demissão do atual chefe; criação de uma nova área ou uma promoção mal estruturada. A pessoa simplesmente cai de paraquedas na função e se vê tendo que tomar decisões com as quais não está habituada.

O grande risco de situações como essa é o comprometimento da produtividade de todo um time. A falta de afinidade do profissional com a função e da equipe com o novo gestor colocam em cheque as metas que foram contratadas. Há de se culpar gerente ou analistas nesses casos? Não!

Evitar esse tipo de situação é um dos papéis estratégicos do RH junto com as áreas de negócio nas empresas. Identificar os possíveis líderes e prepará-los para assumir essas posições fará com que esse momento de transição ocorra de forma tranquila e agregue para toda a organização.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: