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11 de janeiro de 2016 - 18:13

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Por: Reinaldo Chaves

Aumentar o horário de atendimento e criar novos produtos e serviços são algumas das adaptações que os aplicativos fazem para aproveitar melhor os novos hábitos de consumo que acompanham a mudança de estação.

Analisar essa nova demanda é o primeiro passo para se beneficiar do maior movimento nesta época do ano, afirma o presidente da aceleradora de negócios Startup Farm, Alan Leite.

“Férias, Natal, Réveillon e Carnaval criam um momento de superaquecimento do consumo no Brasil e, para capturar o máximo deste mercado, a empresa deve entender exatamente o que o seu cliente precisa”, afirma.

Criado em julho, o Resolve Chat, aplicativo que conecta lojas de diversos setores e compradores, mudou o cardápio para seu primeiro verão.

“Pesquisamos uma nova lista de fornecedores para os hábitos de consumo típicos do calor. Por exemplo, a procura por bebidas à base de café quente caíram e as de frappuccino aumentaram muito”, diz o presidente-executivo Jose Larrucea, 41.

O horário de atendimento também foi expandido, das 9h às 18h para até as 22h, na expectativa de um número maior de pedidos.

No caso do aplicativo Cheftime, que entrega ingredientes para fazer receitas em casa, a solução foi criar uma nova empresa. A Freshtime é um aplicativo de venda de refeições diárias com opções de saladas e pratos

MAIS LEVES

“As vendas pelo site já começaram e o aplicativo começa entre o final de dezembro e o começo de janeiro”, explica a presidente da empresa, Daniella Mello, 30.

Além de pratos menos calóricos, a Freshtime leva em conta a sazonalidade dos alimentos para criar receitas como espetinho de salmão e bisteca ao molho de maracujá.

“Os ingredientes da estação são mais viçosos, mais saborosos e mais econômicos”, explica Mello.

A empresária criou ainda uma segunda linha de olho em outro consumidor típico da estação: as crianças de férias. São receitas criadas para que elas possam cozinhar em casa com os pais.

Cada kit do Freshtime com ingredientes e passo a passo custa R$ 120.

E DEPOIS?

Os especialistas ressaltam que uma boa estratégia de verão deve incluir formas de manter o cliente quando as temperaturas caírem.

Segundo Leite, da Startup Farm, cabe ao empresário mostrar ao cliente que ele pode se beneficiar do produto ou serviço em outras épocas do ano. “Assim ele vai ter um estímulo para continuar consumindo quando o verão terminar”, diz.

Para isso, os aplicativos devem aproveitar as informações de cadastro e dados de compras dos clientes para criar táticas de fidelização.

“Estruturar essas informações permite entender os hábitos do seu cliente e oferecer produtos e serviços sob medida o ano todo”, diz Renato Fonseca, gerente do Sebrae.

Ele recomenda ainda cuidado adicional no atendimento nessa época de maior movimento.

“É preciso ter procedimentos claros de relacionamento com o cliente e uma equipe bem treinada. Usar medidores de performance pode ser uma boa ferramenta para garantir não só a venda como o pós-venda”, afirma.

VENDAS QUENTES

Como aumentar os negócios nos aplicativos

APRESENTAÇÃO

Mostre que o serviço foi adaptado para a estação com cores mais vivas e destaques para novos produtos

ATENDIMENTO

O horário de verão e o período de férias demandam extensão do serviço até mais tarde

ESTOQUE

Faça pesquisas de mercado e converse com especialistas ou outros empreendedores para saber exatamente que produtos seus consumidores procuram e evitar chegar no outono com mercadoria encalhada

ADAPTAÇÃO

Nem sempre é preciso mudar totalmente o aplicativo. Em alguns casos, apenas uma mudança na forma de anunciar o produto ou serviço pode deixá-lo com a cara do verão

Fontes: Sebrae-SP e Startup Farm

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