nov
06

Atendimento Online. O Cliente 2.0

por: Angelica Balthasar
fonte: Administradores.com
06 de novembro de 2012 - 20:02

Atendimento-online-o-cliente-2-0-televendas-cobranca

Hoje as empresas devem criar e cuidar dos seus canais de atendimento ao consumidor afinal, para vender mais e fortalecer sua marca, veja neste artigo itens fundamentais para isso.

Por: Rafael Martins de Oliveira

Em minha primeira coluna quero abordar um tema que está em foco hoje para muitas empresas, O ATENDIMENTO ONLINE, o mundo evoluiu e com ele a internet e a forma como as pessoas interagem, buscam informações, reclamam e até comprar produtos e serviços, a disseminação da banda larga, e o acesso a baixo, a tecnologia 3G, o acesso a ela em celular, fez com que os olhos das empresas se voltassem a este canal de atendimento.

As Redes sociais fizeram com que tivéssemos um novo cliente, chamado Cliente 2.0, que pesquisa na internet sobre você, sua empresa e seu produto antes de comprar, busca informações em seu site, e ai vem alguns questionamentos:

■ Se uma pessoa quer buscar informações da sua empresa ela acha facilmente?

■ Seu site é voltado para este cliente?

■ Caso ele tenha dúvida enquanto navega em seu site terá alguém para atendê-lo?

■ Sua empresa está no Facebook, Twitter, Instagram?

■ Quanto tempo você leva para atender uma solicitação enviada pelo formulário de contato de seu site?

■ Seu atendimento online é humanizado ou robótico?

Hoje as empresas devem estar onde seu cliente está, pois só assim conseguiram ter o engajamento que querem com os clientes, a fidelização e principalmente a indicação.

Por fim queria deixar um resumo do que quero dizer:

A melhor propaganda sempre foi o boca a boca, a pior também, uma máxima da administração e marketing é dizer que se o cliente ficou satisfeito com sua empresa ele propagará isso para mais 3 pessoas, e se ficar insatisfeito propagará a 10 pessoas, isso por si só já deve ser motivo para nossa atenção, mas pense que hoje com as redes sociais, se um cliente fica insatisfeito com sua empresa, ela publica isso em seu facebook para seu amigos (Que segundo pesquisa cada pessoa possui em média 250 amigos no Facebook) essa teoria se multiplica e muito, pense ainda na hipótese de um desses amigos compartilhar para essa publicação para os seus amigos e pense agora quantas pessoas são afetadas, e pior você nem sabe disso.

Amigos, espero ter causado um incômodo em vocês para que possam pensar no tema e melhorar seus canais de atendimento com seus clientes.

Nos próximos artigos vou falar especificamente sobre cada canal e como devemos usá-lo!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: