Aug
18
17 de agosto de 2016 - 18:08

Saiba-como-integrar-os-canais-de-atendimento-de-toda-a-empresa-televendas-cobrancas

Por: Alexandre Bernardoni

Atualmente, a tecnologia ganhou um papel fundamental, pois vivemos em um mundo de informações compartilhadas. Hoje, o consumidor escolhe as empresas que conhecem as suas preferências, as suas intenções, as suas aspirações e que estão prontas para servi-lo com base nelas. Para atender à essa necessidade, é preciso contar com uma experiência integrada, de modo que o cliente receba a atenção que merece, independente do canal que escolher para se comunicar.

Como integrar os canais de atendimento pode ser um grande diferencial para o seu negócio e para os seus clientes? Descubra como fazê-lo no nosso artigo de hoje!

Integrar o atendimento beneficia a empresa e os clientes

Como já dissemos, o cliente deseja se sentir importante aos olhos da empresa e a melhor forma de ajudá-lo nisso é resolvendo os seus problemas de forma rápida e precisa. Pensando nisso, as companhias oferecem suporte multicanal, na esperança de que a variedade dos meios de contato facilitem as coisas, mas nem sempre é assim.

Infelizmente, é muito comum vermos esse tipo de abordagem causar ainda mais confusão, justamente pela falta de coerência e pela pobre troca de informações entre os diferentes canais. Tudo isso atrapalha a experiência do consumidor e frustra a equipe de suporte, que fica desmotivada por não conseguir atacar os problemas que são relatados.

Por outro lado, integrar o atendimento torna tudo mais simples, pois possibilita que os atendentes conheçam melhor as dificuldades da clientela e reajam a elas com a autonomia e a confiança necessárias para finalizar as questões de modo definitivo. Quem ganha com isso também é o consumidor, que se sente valorizado e vê que pode confiar na organização para suprir as suas demandas. Assim, com o moral da equipe e a satisfação do cliente lá em cima, a probabilidade de sucesso do negócio aumenta muito.

Como integrar os canais de atendimento

Em primeiro lugar, é importante escolher soluções de qualidade, que garantam a praticidade e a economia desejadas ao lidar com as mais variadas solicitações. A partir daí, essa integração ocorre por meio de ferramentas que promovam uma conversa constante entre os diferentes canais e ajudem a solucionar problemas ou a sanar dúvidas.

Existem ferramentas que gerenciam os atendimentos telefônicos e os integra com outros meios, como o chat e o e-mail. Isso permite saber de todos os contatos feitos pelo mesmo cliente, mesmo que não tenham sido por telefone.

Gerenciadores de e-mails também são muito úteis, pois conseguem ler um e-mail e direcioná-lo para o profissional ou para o departamento mais indicado, ajudando a pessoa interessada. É claro que essas são apenas algumas das soluções existentes e cada negócio precisa escolher bem quais das opções são mais adequadas para as necessidades do momento. No entanto, vale relembrar que a qualidade é vital, já que uma integração malfeita pode atrasar o progresso pretendido e causar prejuízos.

Atendimento integrado não é um bicho de 7 cabeças

De fato, implementar essa integração não é uma tarefa complicada demais. Não é preciso usar uma infinidade de programas nem contar com equipes especializadas só para operá-los.

Basta criar uma experiência única, com ferramentas de qualidade, que promovam a unidade de pensamento e de reação aos profissionais de suporte, habilitando-os a fazer um trabalho sólido, de qualidade superior. Em conclusão, sabemos que deixar o consumidor satisfeito é um desafio diário e, com o aumento da tecnologia, temos de fazer isso em vários canais ao mesmo tempo! Mas também não restam dúvidas de que saber integrar os canais de atendimento e investir nisso é a melhor maneira de realizar essa façanha.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: