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5 tendências de atendimento no mercado educacional

por: Afonso Bazolli
fonte: Direct Talk
22 de junho de 2017 - 18:10

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Por: Rafael Isoletti

O aumento exponencial da concorrência no segmento da educação aponta para uma realidade que já se pode observar atualmente: apenas as instituições que apresentam um alto padrão de qualidade e uma gestão eficiente são capazes de garantir lucratividade e permanência no mercado. Nesse cenário, o entendimento da educação como negócio é imprescindível para promover a satisfação dos clientes e assegurar a excelência do ensino e dos serviços oferecidos.

Tem interesse em otimizar o setor de atendimento da sua instituição e alcançar resultados surpreendentes com novos processos? Fique por dentro de 5 tendências de atendimento nomercado educacional e inove para crescer mais!

Chat: a ferramenta que veio para ficar

Ao contrário do que muita gente pensa, investir em um sistema eficiente de chat não significa abandonar o atendimento por e-mail ou por telefone. Eles continuam!

O chat aprimora o serviço de contato com o cliente ao ampliar as possibilidades de interação, criando uma ponte com pessoas que, de outra forma, não entrariam em contato com a instituição. Assim, possibilita o esclarecimento de dúvidas de maneira prática e a discussão de assuntos diversos com rapidez e eficiência.

Hoje, é possível contar com um serviço que atende a várias pessoas de forma simultânea e com o recurso de automatização do chat: tudo isso assegura produtividade e redução de custos para a instituição de ensino. Não por acaso, cada vez mais empresas apostam nessa ferramenta como grande aliada.

Atendimento 24hs: praticidade além do horário comercial

A correria da atualidade exige atendimento flexível e o mercado educacional, como qualquer negócio, não está de fora dessa. Oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade significa investir em disponibilidade para o cliente.

Tenha em mente que as pessoas não têm um horário fixo para entrar em contato: o aumento de serviços 24h em todos os setores comprovam essa tendência. Considere estender seu horário de atendimento ou terceirizar o serviço pós-expediente. Mais uma vez, os chats automatizados, além de um serviço de FAQ inteligente, mostram-se excelentes investimentos!

Tempo mínimo de resposta ao cliente: forte indicador de eficiência

Lado a lado com a flexibilidade de horários, o tempo mínimo na resposta ao cliente é outra tendência de atendimento para o mercado educacional, que visa se adequar às necessidades dos dias de hoje. No cenário atual, o tempo gasto para responder a uma dúvida ou à requisição dos clientes é tão importante quanto a própria resposta!

Responder em tempo hábil não só é um indicador relevante de eficiência da organização, mas também reflete diretamente o compromisso com um serviço de qualidade. O tempo que se leva para dar uma resposta afeta — e muito — a forma como a pessoa em questão enxerga o empreendimento.

Investimento em tecnologia para melhorar a experiência do cliente

Se há uma tendência que resume a recente visão de mercado, é esta. O investimento em tecnologia com o objetivo de melhorar a experiência do cliente ganha um espaço crescente nos mais diversos segmentos e em diferentes áreas das organizações.

No que diz respeito ao atendimento, as ferramentas estão mais eficazes e diretamente relacionadas à qualidade do serviço. No mercado, há soluções para o gerenciamento eficiente de redes sociais e de e-mails (canais que não podem ser negligenciados quando o assunto é o contato com o cliente), além do atendimento via telefone.

É possível integrar, otimizar, agilizar e facilitar a gestão de todos os recursos com o que há de novo no segmento. Pesquise, inove e crie um diferencial!

Aposta no bom relacionamento com o cliente após a conversão

A experiência do cliente em relação a qualquer negócio continua após a venda. Não é diferente quando falamos das instituições de ensino e o processo de efetivação de matrículas.

“Ganhar” o cliente vai muito além de efetuar uma conversão. É preciso manter contato posterior: isso também é atendimento eficaz!

O término de uma transação é apenas o começo de um relacionamento possivelmente duradouro e satisfatório com o público. Promova pesquisas de opinião a respeito dos serviços, engaje o cliente nos acontecimentos e novidades da instituição e mantenha-se presente em diversos canais de interação. Parte fundamental do sucesso de qualquer empreendimento, o tratamento ao cliente deve ser priorizado por uma gestão consciente.

O que achou das tendências de atendimento no mercado educacional que listamos? O que é feito para aprimorar a área na sua instituição? Não se esqueça de nos contar a sua experiência nos comentários e assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdo interessante!

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