Principais aprendizados deste artigo:
Balanced Scorecard (ou BSC) é basicamente um modelo de gestão estratégica que serve para mensurar o progresso de uma empresa na busca por atingir as metas de longo prazo.
Para que o BSC dê certo, é importante que o administrador entenda os objetivos que deseja alcançar com as estratégias para que seja possível descobrir quais atividades executar dentro do período estipulado.
O Balanced Scorecard trabalha com 4 perspectivas ou pilares, são eles: financeiro, do mercado, de processos internos e de aprendizado.
Todas as perspectivas são definidas ao responder o que é necessário para satisfazer tanto os clientes quanto o mercado e o que fazer para melhorar todo o processo de gestão.
Montar um processo de vendas sólido pode ajudar a elaborar um bom Balanced Scorecard. Aprenda como fazer isso no Audiobook “Como elaborar e implementar o processo de vendas”.
Em 1992, os professores publicaram seu artigo O Balanced Scorecard: Medidas que impulsionam o desempenho, que teve importante repercussão tanto no meio acadêmico como no empresarial, acabando por revelar ao mundo uma nova metodologia para medir o desempenho das organizações e, ao mesmo tempo, definir estratégias e fazer planejamentos de uma forma muito mais ampla e abrangente, sem estar engessado a métricas unicamente focadas em resultados financeiros.
Hoje, o conceito de Balanced Scorecard é amplamente usado por diversas empresas e organizações ao redor do mundo com resultados positivos que vêm, a cada dia, trazendo mais adeptos a essa metodologia estratégica.
Para aprimorar sua gestão estratégica ao mesmo tempo em que você trabalha com suas metas de vendas, confira o nosso e-book Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa. Trata-se de um material completo para você aprender na prática como como definir metas de vendas inteligentes, quais métricas analisar, como criar um bom planejamento estratégico e muito mais!
Qual o conceito de Balanced Scorecard?
O conceito de Balanced Scorecard (BSC) pode ser definido como um modelo de gestão estratégica que auxilia a mensuração dos progressos das empresas rumo às suas metas de longo prazo, a partir da tradução da estratégia em objetivos, indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
Portanto, o conceito de BSC nos apresenta alguns termos-chave:
Gestão estratégica
Mensuração de progressos
Estratégia
Objetivos
Indicadores
Metas
Iniciativas estratégicas
O segredo do BSC está em fazer com que o administrador da organização consiga entender claramente os objetivos de sua estratégia e, a partir deles, chegar à definição das iniciativas estratégicas que devem ser executadas. Daí vem o nome do livro: A Estratégia em Ação.
Para isso, a mensuração deve levar em conta 4 perspectivas estratégicas que analisaremos em seguida.
As 4 perspectivas do Balanced Scorecard
O Balanced Scorecard usa o conceito de 4 perspectivas estratégicas que devem ser devidamente definidas e, posteriormente, mensuradas e acompanhadas:
Perspectiva Financeira
Perspectiva do Mercado
Perspectiva de Processos Internos
Perspectiva de Aprendizado
Para definir cada uma delas, devemos responder a uma pergunta específica em cada caso:
Perspectiva Financeira
Para satisfazer nossos acionistas, quais objetivos financeiros devemos seguir?
Perspectiva do Mercado
Para atingir nossos objetivos financeiros, que necessidades de nossos clientes devemos atender?
Perspectiva de Processos Internos
Para satisfazer nossos clientes e acionistas, em quais processos internos devemos ser excelentes?
Perspectiva de Aprendizado
Para atingir nossas metas, como nossa organização deve aprender e inovar?
Neste contexto, o conceito de Balanced Scorecard quanto às perspectivas estratégicas pode ser assim resumido:
Para tornar nossa empresa mais valiosa e lucrativa, precisamos satisfazer o mercado e nossos clientes. Para isso, é preciso melhorar nossos processos internos, o que só será possível se aprendermos com a experiência e praticarmos a inovação.
Depois de definir cada uma das perspectivas, ao responder essas perguntas, é preciso transformar a estratégia em ação.
Dessa forma, 4 elementos importantes que fazem parte do conceito de Balanced Scorecard (BSC) deverão ser determinados para cada perspectiva individualmente.
Ampliar seus conhecimentos sobre estratégia sempre é uma boa ideia. Confira esta postagem de nosso blog: Planejamento estratégico de vendas em 6 passos simples
Definindo objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos
Tendo entendido plenamente como cada uma das perspectivas influi e deve ser tratada em seu negócio, é preciso agora definir para cada uma delas:
Seus objetivos
Que indicadores usar
As metas a serem atingidas
Os projetos estratégicos na prática
Para facilitar seu entendimento desses 4 conceitos do Balanced Scorecard, apresentamos a seguir uma definição prática.
Objetivos:
Definir o que a empresa deseja alcançar em cada perspectiva estratégica.
Indicadores:
Indicam o desempenho da empresa referente a cada objetivo definido.
Metas:
Em função dos indicadores, qual o nível de performance esperado que se deve atingir.
Projetos estratégicos:
As ações, iniciativas e intervenções que devem ser tomadas para que se atinjam as metas de desempenho determinadas.
Como se vê, o Balanced Scorecard tem um conceito que visa decupar cada etapa da análise até se chegar ao nível operacional: o que precisamos fazer para chegar aos objetivos estratégicos da empresa?
São as chamadas iniciativas ou projetos estratégicos que traduzem a estratégia em ações práticas, que devem ser medidas e acompanhadas.
E para que tudo isso fique mais fácil de se entender e divulgar pela empresa, devemos construir um Mapa Estratégico do BSC.
Como construir o Mapa Estratégico do Balanced Scorecard?
O resultado final de tudo isso deve ser uma espécie de quadro resumo do conceito de Balanced Scorecard que deverá ser aplicado a sua empresa.
O mapa é dividido em 4 faixas, cada uma referente a uma das 4 perspectivas estratégicas (ver mais exemplos de balanced scorecard aqui).
As faixas são ordenadas de cima para baixo, nesta ordem:
Perspectiva Financeira
Perspectiva do Mercado
Perspectiva de Processos Internos
Perspectiva de Aprendizado
Em seguida, coloque em cada faixa caixas com as iniciativas estratégicas que serão tomadas em cada uma delas, para que as perspectivas consigam atingir seus objetivos. Em alguns casos, é comum colocar setas de uma caixa para outras, em faixas diferentes ou nas mesmas, indicando como a iniciativa favorecerá outras, em diferentes perspectivas.
Vale lembrar também que algumas empresas usam perspectivas próprias, diferentes dessas 4 mais usadas.
O que é o Balanced Scorecard e como funciona?
O Balanced Scoredcard (BSC) é um modelo de gestão estratégica com o objetivo de mensurar o desempenho e o progresso de uma empresa. É uma ferramenta de gestão muito utilizada para metas a longo prazo que se baseia em quatro perspectivas: financeira, mercado, processos internos e aprendizado.
Quais são os 4 pilares do Balanced Scorecard?
A gestão estratégica BSC utiliza quatro pilares que são os indicadores de acordo com os objetivos do desempenho da empresa. Essas quatro principais perspectivas abrangem as seguintes variáveis: Financeira, Mercado (clientes), Processos Internos e Aprendizado/Crescimento.
Qual o principal benefício de utilizar o Balanced Scorecard BSC?
O principal benefício do uso do Balanced Scorecard (BSC) é o alinhamento planejamento estratégico em busca dos objetivos definidos. A sua vantagem está na possibilidade de mensurar e gerenciar as ações e medidas reais que servirão no progresso para alcançar as metas e objetivos determinados na organização.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.