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04 de setembro de 2022 - 12:16

Score-baixo-quando-vale-a-pena-assumir-o-risco-pela-concessao-de-credito-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Em muitas operações, a pontuação do Score de Crédito é determinante para a concessão ou não de valores. E quando uma pessoa tem o score baixo, não basta apenas reprovar a concessão. Talvez sua concorrência esteja utilizando estratégias que possibilitem ter segurança no empréstimo, sem aumento do PDD, da perda do cliente, além da sua fidelização a sua marca. Entenda como conceder crédito para pessoas com score baixo.

Score baixo: 3 fatores (não óbvios) que influenciam na redução da pontuação

O score é um número calculado com base em diversas informações avaliadas por bureaus de crédito, como a Serasa Experian, sendo utilizado a probabilidade de um cliente pagar por suas negociações a prazo, por exemplo. Nesse sentido, um score baixo pode arruinar negociações, impedindo a aprovação de empréstimos, hipotecas e outros produtos financeiros.

No entanto, é necessário entender alguns fatores não tão óbvios que compõem essa pontuação e o que pode levar o cliente a estar com o score baixo, para que não haja perda de oportunidades de bons negócios.

Score baixo por Falta de Histórico

Muitas vezes o score baixo é recorrente apenas da ausência de informações. Pessoas muito jovens, desbancarizados e até mesmo trabalhadores informais podem ser impactados por um score baixo. Quanto mais tempo a pessoa possui conta bancária, movimenta cartões de crédito e paga suas faturas em dia, quita seus empréstimos e boletos em dia, melhor para a pontuação.

Score baixo por Atrasos nos Pagamentos

O atraso no pagamento de obrigações pode reduzir a pontuação de crédito, ainda que após poucos dias a dívida tenha sido regularizada. Neste caso, um simples esquecimento ou desorganização pode ter grande influência no score baixo e impedir a realização de contratos com potenciais favoráveis.

Score baixo devido a realização de consultas por outras instituições

Quando o CPF possui diversas consultas provenientes de diferentes empresas, isso pode impactar a pontuação, pois costuma indicar que é uma pessoa que está buscando e/ou tomando crédito em diversos locais, podendo ser um fator de risco caso obtenha o crédito procurado em muitos estabelecimentos. No entanto, pode haver casos em que o cliente está fazendo apenas uma pesquisa rigorosa em relação às taxas de juros disponíveis para o seu perfil, por exemplo.

Conforme demonstrado, os 3 fatores que podem influenciar para um score baixo demonstram que, não necessariamente são maus pagadores, cabendo uma avaliação mais ampla e que seja capaz de identificar outras tendências para compreensão do risco de inadimplência envolvido em cada negociação.

O relacionamento como fator estratégico na concessão para clientes com score baixo

Não é incomum haver casos em que um cliente antigo, que nunca atrasou um pagamento e, ao ser realizada uma consulta de crédito ter o susto com a identificação de um score baixo. É importante que as empresas mantenham relacionamentos fortes com os clientes, pois isso leva à repetição de negócios e ao aumento das vendas. Não há dúvidas nesse caso, que o relacionamento duradouro é determinante para a tomada de decisão, sendo a pontuação apenas uma informação auxiliar e secundária.

Infelizmente, no momento de conceder o crédito, a situação é muito diferente. A pontuação do cliente junto à bureaus de créditos é determinante para muitas negociações, sendo que o score baixo muitas vezes acaba impedindo a realização da negociação, ou acarretando a cobrança de taxas de juros mais altas. Cabendo à empresa concedente uma avaliação mais ampla, de acordo com as características de cada negociação, sendo possível identificar se o tomador possui dívidas, pendências e/ou protestos.

Além disso, o cliente com score baixo, pode simplesmente ter passado por um período financeiro ruim, como a perda de emprego. Durante o relacionamento, entender se o cliente possui renda formal, qual sua profissão, se possui um MEI ou empresas de outras naturezas, tudo isso pode agregar na régua para equalização entre sucesso x risco das oportunidades. .

Score baixo: Uma avaliação 360° pode ajudar a sua empresa a gerar mais negócios

Podemos dizer que a melhor forma de gerenciar o relacionamento é começar com uma compreensão concreta e clara do que está sendo buscado por meio do relacionamento. O próximo passo seria estabelecer uma avaliação formal da relação risco-sucesso com base em perfis e outras informações sobre o que faz alguém ter um score baixo ou alto.

Para compreender tais perfis, pessoas jurídicas de todo o Brasil as empresas podem contar com as soluções da Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança nacional e que disponibiliza soluções totalmente inovadoras, que garantem maior robustez e agilidade na esteira de aprovação de crédito, agregando ainda mais ao histórico de crédito do cliente, possuindo um score baixo ou alto.

Através do Valida Fácil – Concessão de Crédito, Web Service da Think Data, é possível identificar informações como profissão, renda presumida, renda familiar per capita, escolaridade e ainda entender se a pessoa possui participação em alguma empresa, por exemplo. Todas essas (e diversas outras) informações podem ser integradas de forma automática na esteira de aprovação de crédito, fazendo com que haja uma visão ainda mais ampla do perfil do cliente, garantindo maior assertividade na decisão de conceder ou não o crédito para pessoas com score baixo.

Score baixo: Implemente avaliações para obter melhores resultados com menos esforço

Como indicado, o Valida Fácil – Concessão de Crédito da Think Data, pode ser integrado nas esteiras de aprovação de créditos para realização da validação de diversas informações de pessoas físicas e jurídicas, ajudando ao concedente ter uma visão mais ampla para compreender se vale a pena assumir o risco e conceder para clientes com score baixo.

A Think Data é também distribuidora de soluções Serasa Experian no Brasil, e, por ser um dos maiores distribuidores do país, oferece um amplo book de consultas que também podem ser requisitados via API que pode ser facilmente integrados a motores de crédito em menos de uma hora, agilizando a avaliação de diversas informações, como o score baixo ou alto, por exemplo.

As consultas da Serasa na plataforma da Think Data vão desde a consulta a cheques devolvidos, dívidas, pendências e protestos até consultas extremamente completas que consideram a identificação do Score de Crédito, que pode ser um score baixo ou não, existência de ações judiciais, participação em empresas e muito mais.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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