Você acha que a sua equipe está precisando alinhar alguns pontos dos processos operacionais e reduzir a quantidade de esquecimentos, erros e falhas? Então é preciso aprender como montar uma apostila de treinamento para elevar a performance dos colaboradores!
O que é e para que serve uma apostila de treinamento?
A apostila de treinamento é um material que reúne informações sobre a rotina corporativa para os colaboradores. Ela pode ser entregue em formato impresso ou digital e incluir conteúdo sobre a cultura organizacional, as atividades do setor, regras e normas de conduta e passo a passo dos processos operacionais.
Isto é: a apostila de treinamento é um guia.
Resumidamente, ela serve para oferecer um material completo e detalhado sobre as operações corporativas de determinado setor ou fornecer treinamentos comportamentais ou técnicos.
Como montar uma apostila de treinamento?
Esse material pode ser elaborado para toda e qualquer área de uma empresa, por exemplo:
apostila de treinamento de vendas;
apostila de treinamento de liderança;
apostila de treinamento de atendimento ao cliente;
apostila de treinamento de marketing;
e muito mais!
Por isso, ao ler nossas dicas de como montar uma apostila de treinamento, você vai perceber que elas podem ser aplicadas para qualquer setor. O único fator diferente será, claro, o conteúdo que ela abordará. Mas o processo é o mesmo.
Continue aprendendo: Treinamentos para liderança: quando e como aplicar uma capacitação para desenvolver melhores gestores
1. Determine seu objetivo
Primeiramente, é fundamental saber a finalidade da criação da apostila. Ela será para realizar a integração de novos colaboradores? Para capacitação técnica e/ou tecnológica? Para aperfeiçoar habilidades comportamentais? Para inserir orientações de processos e do setor?
Ao entender para que esse material está sendo criado, fica muito mais fácil explorar os assuntos e tornar o conteúdo rico, prático e relevante para o colaborador.
Outra dica matadora é: não elabore os objetivos sozinho. Faça uma reunião com a equipe para entender as dúvidas, os gargalos e o que não pode ficar de fora desse material. Isso estimula o engajamento e permite que a apostila de treinamento seja útil e engajadora.
2. Monte um conteúdo com vários níveis de dificuldade
Lembre-se de que cada colaborador possui um nível de conhecimento sobre o assunto abordado. Por isso, o material de capacitação precisa ser amplo e fornecer conteúdo relevante para todos os níveis de dificuldade.
Uma sugestão é começar a montar a apostila de treinamento pelo nível mais baixo e, aos poucos, aprofundar-se no assunto. Para ficar mais dinâmico o aprendizado, insira moderadamente imagens, infográficos, dados de pesquisas e recursos visuais.
3. Opte por uma tipografia agradável
Quantas vezes você já leu algum material impresso ou digital e teve dificuldade devido à topografia utilizada? Mesmo que você não seja designer e não entenda muito sobre esse tema, é possível perceber que algumas fontes são mais agradáveis de ler do que outras.
Principalmente se o material foi extenso e informativo.
Portanto, escolha uma tipografia que mostre profissionalismo e torne a leitura mais prazerosa. Normalmente elas possuem um aspecto mais clean. Alguns exemplos de fontes são:
Arial: é das umas fontes mais usadas no mundo. Muito vista em textos de jornais, revistas, sites e blogs;
Times New Roman: muito usada em publicações impressas, como livros e trabalhos acadêmicos. Inclusive, essa fonte foi recomendada pela Associação Americana de Psicologia. Você pode conferir dicas de diagramação e tipografias aqui; Helvética: essa fonte é a queridinha dos designers e muito usada por grandes empresas, como Jeep, Kawasaki, Motorola e BMW.
Gill Sans: muito utilizada em anúncios e títulos, ela também tem sido encontrada em textos corridos, principalmente na internet.
4. Torne a busca de informações mais acessível
No material impresso e no digital é fundamental inserir um índice simples e claro. Assim, é mais fácil que os colaboradores usem a apostila para consultas e estudo no dia a dia.
Uma ótima solução de saber como montar uma apostila de treinamento online é poder linkar diretamente os itens do índice para a página do conteúdo.
5. Use interações
Para aumentar o dinamismo e facilitar o aprendizado, insira interações ao decorrer do conteúdo. A ideia é reforçar informações de modo direto e simples. As interações podem ser testes, quiz, atividades etc.
Caso a apostila também tenha sua versão online, pode-se deixá-la ainda mais atrativa com gamificações e testes, aumentando o engajamento com o material.
6. Invista em uma boa diagramação
Sabe aquela história que não se julga um livro pela capa? Bem, na prática, acontece justamente ao contrário.
Aprender como montar uma apostila de treinamento vai além do bom conteúdo. Inclui também fazer uma excelente diagramação.
É ela quem organiza os espaços, os recursos visuais e o texto inserido, favorecendo uma boa leitura, um bom aprendizado e o interesse pelo material.
Portanto, recomenda-se que um designer experiente realize essa diagramação em programas específicos para essa tarefa. Ela precisa ser organizada, sem sobrecarregar o colaborador/leitor.
7. Escolha uma impressão de qualidade
Caso a apostila de treinamento seja impressa, garanta uma impressão com tecnologia avançada, de alta qualidade, que não tenha imagens falhadas.
Por fim, finalizamos com uma dica vital para aplicar após a entrega do conteúdo: mensure os resultados da apostila entregue e entenda o que deu certo e o que precisa mudar.
E você, já elaborou alguma aposta de treinamento? Ela realmente foi utilizada pela equipe ou se tornou apenas um material esquecido no fundo da gaveta ou misturado entre outros arquivos no computador?
Atente-se aos detalhes e crie ferramentas poderosas que contribuam para a construção de um time de alta performance. A capacitação regular dos colaboradores é uma das formas mais valiosas que a empresa tem de proporcionar uma ótima entrega ao consumidor final, destacando- se no mercado.
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