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22 de setembro de 2014 - 18:15 - atualizado às 19:42

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Imagine um grupo de pessoas devedoras conseguindo um bom desconto e a empresa recuperando seu crédito de forma otimizada. A realização desta grande negociação está no PapaDívidas. Esta empresa reúne grupos de pessoas que devem para a mesma empresa e acerta as melhores condições de pagamento para ajudar todos a limparem seus nomes com facilidade e segurança.

Basta cadastrar a sua dívida no site www.papadividas.com  e ela será unida à de outros usuários que devem para a mesma empresa, sempre mantendo a privacidade de todos. O PapaDívidas é o primeiro aplicativo para ajudar pessoas endividadas a negociar suas dívidas através do Facebook.

Marlon Alves, Diretor Executivo do Papa Dívidas, nos fala sobre a evolução desta ideia.

Blog Televendas & Cobrança – Como e quando surgiu a ideia de reunir grupos para negociação coletiva?

Marlon Alves – A ideia surgiu no verão de 2012 quando o Magno, meu irmão e sócio do PapaDívidas, precisou trabalhar por dois meses em uma cidade do litoral gaúcho e levou a família. Como não havia ninguém em casa para pagar as faturas de seu cartão de crédito, passou a receber ligações de uma empresa de cobrança contratada pela loja que administrava o cartão.

O problema é que a menina ligava em horários ruins e que atrapalhavam o trabalho ou o momento de descanso com a família. Mesmo com meu irmão dizendo que possuía o dinheiro para pagar e que só precisava voltar de viagem para ir até a loja regularizar a situação, a menina aumentou a frequência de ligações, colocando uma pressão cada vez maior. Isso durou por algumas semanas e acabou na seguinte situação: meu irmão voltou de viagem e foi até a loja realizar o pagamento, mas quebrou o cartão na frente da atendente, pois achou desrespeitosa a forma como a menina da cobrança o tratou. A loja perdeu um cliente com bom poder aquisitivo por que proporcionou uma experiência negativa durante o processo de cobrança.

Sem querer generalizar, mas grande parte do mercado se preocupa com a liberação do crédito e deixa a desejar quando o cliente fica inadimplente, não importando o motivo desta inadimplência. Nesta época eu trabalhava em uma empresa de varejo prestando serviço interno para o setor de cobrança.

Refletindo sobre este problema que aconteceu com meu irmão, tentei encontrar meios para permitir ao mercado de cobrança melhor entendimento sobre o inadimplente e aumentar a probabilidade de pagamento da dívida sem prejudicar a imagem do credor. Precisávamos de uma solução que permitisse melhor relacionamento com o devedor, gerando vantagens para todos os envolvidos no processo de negociação. Listamos uma série de necessidades para o devedor e para o mercado de cobrança. Após, escolhemos quais pretendíamos solucionar:

a) Devedor: melhores condições de pagamento, descanso, facilidade, conforto, comodidade, segurança e redução da pressão feita por operadores;

b) Mercado de cobrança: novo canal, volume e escala, redução de custo, melhor relacionamento, retenção do cliente, manutenção da imagem do credor.

A internet é o ambiente ideal para nossa solução e ainda é pouco explorada pela cobrança. A resposta que encontramos foi a Negociação Coletiva de Dívidas, uma proposta diferente e que traz alguns conceitos das compras coletivas para a negociação de dívidas. Nossa tecnologia possibilita a solução de todas as necessidades que listamos e estimula o devedor a tomar a iniciativa de negociar, permitindo o máximo de vantagens para o mercado de cobrança e maior margem para negociar melhores condições de pagamento para o devedor. A nossa intenção é estimular o devedor a ser pró‐ativo na negociação, unindo sua dívida às de outros usuários para negociar por volume.

O ambiente é seguro e discreto para que as pessoas possam se unir sem exposição. O usuário se cadastra no nosso site, nós agrupamos suas dívidas e permitimos que o mercado de cobrança realize negociações com escala e maior volume de dinheiro. O resultado deste tipo de negociação é vantajoso todos os envolvidos, pois os devedores limpam seus nomes e voltam ao mercado de consumo de forma fácil, confortável e econômica. O mercado de cobrança consegue recuperar seu crédito de forma otimizada, com menor custo operacional e melhor relacionamento com seus clientes.

Blog Televendas & Cobrança – Qual é a quantidade de acessos por mês? Este número continua crescendo?

Marlon Alves – Sim, o número de acessos é crescente, em especial do número de usuários que chegam até o site de forma orgânica. Uma observação importante é que usuários que ainda não receberam propostas para suas dívidas retornam com bastante frequência ao nosso site, denotando certa ansiedade para negociar. Como o serviço ainda está em um estágio bastante inicial, os investimentos em publicidade e marketing ainda são bastante conservadores. Nossa preocupação no momento é o entendimento pleno de quem são os devedores e como encontrá‐los nas redes sociais, quais seus hábitos e suas preferências. A cada campanha que realizamos, percebemos um aumento bastante interessante no número de acessos e cadastros. E o mais legal são os testes que realizamos e mostram que, com alguns incentivos, a informação é bastante compartilhada na rede.

Blog Televendas & Cobrança – Qual é o perfil de clientes que procuram o Papa Dívidas?

Marlon Alves – Homens representam 51% e mulheres representam 49%

Quanto às idades, 82% dos nossos usuários possuem entre 18 e 40 anos, sendo 49% dos 18 aos 30 anos e 33% dos 31 aos 40 anos. Entre as mulheres, a faixa etária com maior número de usuários é entre 18 e 24 anos (23%). Entre os homens, a faixa etária com maior número de usuários é entre 25 e 30 anos (31%). Nas faixas etárias mais velhas, 10% das mulheres possuem entre 46 e 50 anos e 9% dos homens possuem entre 41 e 45 anos. Interessante mencionar as diferenças das dívidas cadastradas por gênero. Sexo feminino: Serviços financeiros (49%) e Comércio varejista (32%). Sexo masculino: Serviços financeiros (58%) e Telefonia e TV por assinatura (19%)

Blog Televendas & Cobrança – Quais são os planos para 2015?

Marlon Alves – Desde o início do desenvolvimento da solução em 2013, nosso foco foi a profissionalização da gestão, pois entendemos que a capacidade de execução é mais importante que qualquer ideia. Para isto, buscamos apoio da Ventiur, uma das principais aceleradoras de startups do Brasil, que possibilitou a entrada de um novo investidor e a contratação de uma diretora executiva com maior experiência para tocar o projeto. Também precisávamos finalizar o desenvolvimento da ferramenta e testar algumas hipóteses como:

- Descobrir se há interesse do mercado de cobrança pela solução;

- Descobrir se há interesse dos devedores pela solução;

- Descobrir se os devedores negociam pela internet.

Obtivemos sucesso no teste de todas estas hipóteses.

A partir de agora vamos para a próxima etapa e nossos objetivos são:

- Fortalecer nossa marca e aumentar nossa base de usuários, com investimento agressivo em publicidade e marketing;

- Aumentar o número de parcerias com assessorias de cobrança e empresas credoras, a fim de responder para nossos usuários com maior velocidade (precisamos de propostas para as dívidas de nossos usuários com maior rapidez);

- Amadurecer nosso software para que permita gerar escala para o mercado de cobrança com o menor esforço possível durante o processo de negociação;

- Buscar uma nova rodada de investimento e aumentar nossa equipe para suportar este crescimento.

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1 Comentário
  1. Assunto interessante.

    Rodrigo Borges em 23 de setembro de 2014 - 22:25

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