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13 de maio de 2020 - 17:04

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Nos dias atuais, as novas gerações são mais propensas a buscar soluções em redes sociais como o WhatsApp. Por ser uma alternativa de comunicação eficaz e gratuita — e bastante utilizada no Brasil — enviar mensagem de cobrança pelo WhatsApp tem ajudado muitas empresas no resgate dos créditos.

As novas formas de relacionamento entre cliente e empresa demonstram que a interação por meio de textos pode trazer melhores resultados que o contato por voz. Assim, as ferramentas tecnológicas possibilitam o uso de diferentes canais que podem ser úteis, especialmente para o cenário de cobrança.

Nessa perspectiva, confira alguns exemplos de mensagens de cobrança pelo WhatsApp e veja como essa possibilidade, aliada às inovações tecnológicas, podem representar soluções eficazes para o seu negócio. Acompanhe!

Como deve ser a mensagem de cobrança pelo WhatsApp?

Objetividade, agilidade, gentileza e respeito são atributos que não podem faltar ao enviar mensagem de cobrança pelo WhatsApp. Em nosso país, mais de 90% dos brasileiros têm o aplicativo instalado no smartphone. Essa popularidade torna esse recurso uma excelente opção para a recuperação de dívidas dos inadimplentes.

Um dos pontos mais relevantes para tornar a cobrança bem-sucedida é respeitar a jornada do cliente. Na prática, isso significa saber cuidar da experiência do seu cliente e respeitar o momento dele na jornada.

Se, por exemplo, na primeira abordagem pelo telefone, seu cliente não puder falar naquele momento, é preciso ter habilidade e educação para combinar a continuação do contato pelo WhatsApp.

Então, a conversa pelo aplicativo deverá ter um tom de continuidade. É necessário salientar que o objetivo é de interesse dele, e que a empresa está propondo uma oportunidade de solução. Além disso, convém dizer que você está à disposição para quando o cliente puder falar.

Outro critério importantíssimo é a identificação do cliente. Esse cuidado vale não só para negociação pelo WhatsApp, mas para qualquer canal que precisar interagir. Para evitar constrangimento — ou mesmo o risco de processos judiciais — antes de fazer a notificação de cobrança, confira se está falando com a pessoa certa.

Transferir a comodidade para o usuário chamar no momento em que ele estiver disponibilidade é um dos diferenciais do uso deste aplicativo na hora de efetuar cobranças. Isso agrega grande valor às possibilidades de encaminhar a negociação de forma respeitosa e muito mais positiva.

Igualmente relevante é considerar o benefício de poder aliar as vantagens do WhatsApp às possibilidades tecnológicas. Todo esse trabalho poderá ser feito de forma 100% automática. A interação humana nesse relacionamento deve ser incluída conforme a necessidade ou o plano estratégico do negócio.

Quais os melhores 6 exemplos práticos?

Antes de listar as sugestões práticas de como disparar mensagens de cobrança pelo WhatsApp, vale destacar a legalidade dessa alternativa. Desde que não se exponha publicamente a imagem da pessoa e respeite os direitos do consumidor, no Brasil, o direito de cobrar dívidas via redes sociais é permitido.

Elaboramos 6 exemplos que você poderá utilizar na estratégia de cobrança via WhatsApp. Veja, então, como fazer isso de forma direta e eficaz:

1. Bom dia, Sr. (a) ———, como vai? Parece que sua fatura com vencimento em 05/07 ainda está em aberto. Para sua maior comodidade, podemos negociar o pagamento aqui pelo WhatsApp! Gostaríamos de propor Condições Especiais de Pagamento! Para isso, precisamos do seu retorno!

2. Bom dia, Sr. (a) ———, tudo bem? Em nosso sistema ainda não consta o registro de seu pagamento do dia 05/07. Por gentileza, poderia me confirmar se já foi pago?

3. Bom dia, Sr. (a) ———, tudo bem? Em nossos registros há um débito referente à fatura vencida em 05/07. Por favor, responda essa mensagem e participe da campanha de atualização cadastral de clientes especiais!

4. Olá, tudo bem? Este é o contato do Sr. (a) ———? Participe da Promoção Especial de regularização de crédito! Será somente essa semana! Por favor, contacte-nos e conheça as condições especiais!

5. Olá, tenho uma oferta exclusiva para o Sr. (a) ——— Estamos na Semana de Descontos Especiais! Responda essa mensagem e aproveite a oportunidade de regularizar o seu crédito conosco e comprar muito mais!

6. Oi, tudo bem? Queremos informá-lo sobre as condições especiais de pagamento para quitação da fatura com vencimento em 05/07. Por favor, contacte-nos assim que possível! Estamos à disposição para ajudá-lo!

Como o chatbot da VoxAge pode ajudar?

O uso do chatbot no WhatsApp permite processar toda a negociação, e sem a participação de humanos. O robô pode iniciar a conversa, fazer a negociação, propor opções, fechar o negócio, enviar a fatura para a pessoa e, por fim, solicitar a confirmação do pagamento.

Quando você leva essas soluções para o canal do WhatsApp, isso possibilita uma comodidade bem maior para o cliente. Além disso, eleva as possibilidades de fechar muito acordo fora do horário tradicional de cobrança, o que gera uma boa recuperação financeira para as empresas.

Basicamente, são três motivos que tornam o WhatsApp tão eficiente para cobranças: alcance, privacidade e baixo custo. Estrategicamente, também é preciso pensar de maneira mais sistêmica, saber explorar o atendimento omnichannel onde o WhatsApp está inserido nesse processo.

Um dos grandes diferenciais da VoxAge é poder usar um canal WhatsApp dentro dessa estratégia de multicanais. Além de respeitar a jornada do cliente, você não olhará para esse aplicativo como um canal isolado, mas como uma parte importante na sua régua de cobrança.

Assim, a maneira como o sistema da VoxAge aplica a estratégia de cobrança aqui no WhatsApp também pode ser usada como oferta final para outro canal. Se a pessoa conversou no aplicativo, simulou uma negociação e não fechou a dívida em 5 ou 10 minutos, ela poderá receber uma ligação de um agente virtual.

No entanto, nesse outro canal, a proposta terá que ser ainda melhor que a anteriormente negociada pelo WhatsApp. Mas é preciso habilidade e poder de persuasão para focar na quitação da dívida e, por conseguinte, manter um relacionamento positivo com o cliente.

Essa é uma estratégia que a VoxAge cria e que tem trazido excelentes resultados. Priorizamos a importância de respeitar a jornada do cliente e de seguir os passos da interação anterior. O sucesso nas negociações por intermédio de mensagem de cobrança pelo WhatsApp é o reflexo do cuidado que temos nesse processo de abordagem.

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