Apr
23
22 de abril de 2018 - 14:09

Boas-praticas-no-servico-de-atendimento-ao-cliente-televendas-cobranca

Um dos principais focos de atuação das centrais de atendimento brasileiras, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), é uma importante conexão da organização com os consumidores. Além de ser demandado pelos usuários, esse serviço é uma boa opção para quem busca começar um negócio no segmento de call centers, pois sua existência é importante e, em alguns casos, obrigatória. Dentro desse cenário, alguns aspectos devem ser observados para que o SAC traga bons resultados e seja uma referência de boas práticas na área.

4 práticas recomendadas para um bom atendimento no SAC

1. Adequação à Lei do SAC: algumas empresas regulamentadas pelo governo precisam contar com um Serviço de Atendimento ao Cliente, segundo o Decreto nº 6.523/2008, conhecido como Lei do SAC. A legislação também estabelece algumas regras para os atendimentos nesse tipo de organização. O serviço precisa ser 24h e a opção de “falar com um atendente” precisa estar disponível desde o início da chamada. Quem administra um SAC precisa estar ciente destas obrigações e adequar seu negócio a elas, evitando problemas posteriores.

2. Capacitação básica dos agentes: muitos clientes procuram o SAC para reclamar e até cancelar serviços. Nessa hora, a equipe precisa contar com agentes preparados para todo tipo de situação. A cordialidade, a receptividade e a prontidão são características fundamentais de quem trabalha na área. Um bom gestor não deve focar-se somente nos indicadores numéricos, mas observar constantemente a qualidade do atendimento que os colaboradores do call center prestam. Palestras, capacitações e feedback para a equipe ajudam a manter um serviço de excelência.

3. Resolução de problemas começa com o agente: além de atender bem o cliente, é fundamental resolver seu problema. Para que os agentes tenham condições de solucionar imediatamente as demandas, o gestor precisa monitorar quais são os problemas mais recorrentes e orientar a equipe e os processos para garantir eficiência e agilidade no atendimento. Para áreas muito específicas, como venda de remédios, vale a pena ter na equipe algum especialista no assunto para orientar os outros colaboradores a respeito de questões mais complexas. Saiba, por exemplo, como melhorar o atendimento com o SAC em saúde.

4.Usar a tecnologia a favor: uma boa estrutura antes do contato com o agente pode facilitar e agilizar o trabalho no call center. Uma URA, por exemplo, pode direcionar o consumidor para o setor mais condizente com sua demanda. A tecnologia também promove a gestão da qualidade do atendimento. Com monitoria, gravação e avaliação é possível identificar pontos que precisam ser melhorados e atuar para promover um atendimento de excelência. Confira ainda: Como fazer um bom atendimento de cliente por URA.

E você, gostaria de compartilhar alguma prática adotada no seu SAC? Deixe nos comentários sua experiência de boas práticas no call center!

Fonte: http://www.teclan.com.br/boas-praticas-no-servico-de-atendimento-ao-cliente

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. itens básicos mas muitas vezes esquecidos. Tudo começa com um atendimento de qualidade.

    Mercedes Moraes em 23 de abril de 2018 - 11:49

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: