May
23

Indústria restringe crédito a varejistas

por: Afonso Bazolli
em: Crédito
fonte: Valor Econômico
22 de maio de 2016 - 14:05

Industria-restringe-credito-a-varejistas-televendas-cobranca

Por: Gustavo Brigatto

Com a demanda em queda e a inadimplência dos consumidores em alta, fabricantes de eletrônicos e eletrodomésticos têm sido mais criterioso na concessão de crédito a varejistas e distribuidores.

Segundo executivos consultados pelo Valor, pedidos de carta fiança de grandes bancos e garantias de recebíveis – quando a empresa passa os créditos que tem a receber para garantir um empréstimo – se tornaram mais comuns. “Fabricantes e bancos estão muito preocupados com a situação do varejo”, diz o presidente de uma grande distribuidora, que preferiu não ter seu nome revelado.

No balanço do primeiro trimestre, a Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do país, reportou uma provisão para créditos de liquidação duvidosa de aproximadamente R$ 12,2 milhões, um salto de seis vezes em relação aos quase R$ 2 milhões registrados no mesmo período de 2015.

Em teleconferência com analistas para discutir o balanço do primeiro trimestre ontem, o presidente da Via Varejo, Peter Paul Estermann, disse que o cenário tem afetado a disponibilidade de produtos principalmente em redes de menor porte. Segundo ele, a Via Varejo está mais protegida por ter fechado o trimestre com um caixa e aplicações financeiras de R$ 1,2 bilhão. Na semana passada, o Magazine Luiza também havia relatado esse cenário.

O executivo de uma fabricante de eletrodomésticos disse que a relação com algumas redes de maior porte também tem exigido mais atenção, não é uma situação exclusiva das pequenas. “A questão é ser seletivo e criterioso, mas sem inviabilizar o negócio do cara”, disse

No primeiro trimestre, as vendas de bens duráveis caíram 11,9% na comparação com o mesmo período de 2015, ano que já havia apresentado desempenho fraco, segundo números da GfK antecipados ao Valor. O recuo mais forte ocorreu no segmento de máquinas fotográficas: 42,4%. O mercado de produtos de linha branca registrou retração de 11,9%.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: