Aug
04

O que é Asterisk?

por: Afonso Bazolli
fonte: Planet Fone
03 de agosto de 2016 - 18:03

O-que-e-asterisk-televendas-cobranca

O Asterisk é um software Livre, de código aberto, que implementa em software os recursos encontrados em um PABX convencional, utilizando tecnologia de VoIP. Ele foi criado pelo Mark Spencer em 1999.

Inicialmente desenvolvido pela empresa Digium, hoje recebe contribuições de programadores ao redor de todo o mundo. Seu desenvolvimento é ativo e sua área de aplicação muito promissora.

Características

O Asterisk utiliza protocolos abertos tais como SIP, MGCP e IAX para realizar a sinalização das chamadas telefônicas na rede TCP/IP.

O Asterisk permite conectividade em tempo real entre a rede pública de telefonia e redes VoIP. A rede pública de telefonia é frequentemente referidatelefone asterisk pela sua sigla em inglês PSTN (Public Switched Telephony Network).

O Asterisk integra telefones, computadores, Rede LAN e a Internet numa única plataforma. Baseado em tecnologias abertas e protocolos padrões de mercado, este sistema tem as funcionalidades de correio de voz, correio electrónico, atendimento automático, unidade de resposta audível (URA), distribuição automática de chamadas (DAC) e integração entre telefonia e computadores, além da conectividade com o PBX da empresa e com a rede pública de telefonia comutada (STFC) e móvel

PABX IP Planetfone

A Planetfone desenvolveu interface web amigável, aplicativos independentes e programação complementar para tornar a solução Asterisk mais acessível a administradores de sistemas e usuários. A equipe técnica da Planetfone desenvolve constantemente novos recursos, atualizações e procedimentos de segurança para tornar o ambiente de telefonia mais estável, produtivo e competitivo.

A solução de telefonia da Planetfone possui quatro camadas de aplicações: Linux CentOs (sistema operacional), Asterisk (sistema de telefonia bruto), Interface Web (sistema de telefonia inteligente) e aplicativos (facilitadores). O administrador do sistema de telefonia e usuários possuem acesso somente a administração web e aplicativos.

O-que-e-asterisk-televendas-cobranca-interna-1

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: