out
02
02 de outubro de 2012 - 0:05 - atualizado às 0:45

Codigo-do-consumidor-preve-o-direito-de-arrependimento-em-ate-7-dias-televendas-cobranca

Por: Hessia Costilla

Os aposentados se veem bombardeados com ofertas de crédito. O financiamento oferecido é atrativo. O consignado conta com os menores juros do mercado, com o teto fixado pelo governo. Na hora do aperto é uma saída.

Porém, empréstimo só é viável quando se encaixa na capacidade de pagamento do devedor. Por isso, não pode comprometer além de 30% da renda. O aposentado se vê acossado pelos famosos “pastinhas”, que o abordam nas ruas, ou por telefone, determinados a empurrar empréstimo. A abordagem de muitos deles é agressiva.

Esses agentes de crédito são vinculados a empresas terceirizadas, contratadas pelos bancos, para tratar desses empréstimos. Só que a abordagem e a concessão de crédito, quando não resulta em fraude, se dá, muitas vezes, sem avaliação criteriosa da margem de endividamento do cliente.

O resultado é a famosa dívida da qual não se consegue sair. Esses agentes incitam à contratação de novos empréstimos sempre que está vencendo algum, ou até mesmo a renová-los, alongando a dívida e onerando cada vez mais o orçamento.

A regulamentação da atividade dos “pastinhas” pode ser uma forma de diminuir tais práticas. Enquanto ela não vigora, o cidadão deve ficar atento. Os bancos são responsáveis pelos atos dos “pastinhas”, afinal, eles vendem os seus produtos.

Quem contratou o empréstimo fora da agência e se arrependeu, pode cancelar. O Código de Defesa do Consumidor dá esse direito 7 dias após a entrega do serviço ou produto, desde que tenha sido contratado fora do estabelecimento comercial.

Grave é a contratação indevida, ou seja, sem o aval do consumidor. Ele não assina nenhum contrato, e descobre que há dinheiro extra na sua conta. Ou então, assina às vezes até sem perceber, situação em que pode alegar vício de informação ao contrair a dívida.

A saída é se valer do direito de arrependimento. Mesmo que perceba o empréstimo após o prazo de sete dias pode alegar judicialmente a inexistência do contrato, em função da nulidade do negócio jurídico. Quem for lesado deve reclamar formalmente no banco, Banco Central, e Procon.

Para não ser vítima de maus profissionais é melhor contratar empréstimo dentro do banco. E sempre ler o contrato antes de assinar, conferindo se consta o valor total, o prazo e o CET (Custo Efetivo Total).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. Dia 30/10 divulgaremos o ganhador do Ipad 2!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (23)
  1. Boa noite!
    Fiz uma transferência bancária na conta de uma empresa a qual iria realizar um serviço de fotos.
    6 dias depois me arrependi e solicitei a devolução do dinheiro.
    A empresa me informou que só me devolveria o valor depois de 90 dias com o desconto de 20% que estava no contrato,sendo que eu nunca tive acesso a esse contrato.

    Itaciara Bispo Alves em 22 de abril de 2019 - 22:39
  2. Assinei um contrato de emprestimo de uma empresa da internet. Só que depois que mandei minha documentação e o contrato assinado que fiquei sabendo que teria que pagar taxa com despesas contratuais. Como não tinha esse dinheiro, falei que então não ia querer o empréstimo. Afinal não tinha como pagar antecipado. Agora falaram que vou receber um boleto no meu endereço com a multa de quebra de contrato. Mas nem recebi dinheiro algum. Está empresa está me ameaçando, informou que a minha documentação vai para protesto junto ao sps e serasa. Podem fazer isso?

    Fernanda Sthefany dos Santos em 17 de abril de 2019 - 15:48
  3. fiz um empréstimo paguei várias taxas e não recebi vou cancelar e correto pagar vinte por cento

    Joanice souza Amâncio em 09 de abril de 2019 - 06:46
  4. Contratei um empréstimo pela Internet.mas só depois q enviei meus documentos e contrato assinado eles informaram q eu tinha dar dinheiro para o valor ser liberado.eu fiz os depositos em contas de terceiros será q fui vir na de fraude?

    Celiane Barbosa de sa em 06 de abril de 2019 - 22:47
  5. Minha mãe fez um empréstimo ontem só que ela quer cancelar hoje tem como

    Aline em 04 de abril de 2019 - 06:55
  6. Eu fiz um empréstimo pelo aplicativo da caixa econômica federal no dia 01.04 e me arrependi tentei cancelar no mesmo dia com o gerente da Caixa e fui informada que ele não conseguiria cancelar.
    Tinha que esperar gera o contrato e que eu teria que pagar uma taxa.
    Isso é correto?

    Fernanda Morais em 02 de abril de 2019 - 08:59
  7. Peguei um empréstimo consignado na caixa econômica federal nó dia 18de março 2019 mé arrependi posso cancelar nó dia seguinte

    Alvimar Viana dos santos em 18 de março de 2019 - 19:58
  8. Assinei um contrato de emprestimo de uma empresa da internet. Só que depois que mandei minha documentação e o contrato assinado que fiquei sabendo que teria que pagar taxa com despesas contratuais. Como não tinha esse dinheiro, falei que então não ia querer o empréstimo. Afinal não tinha como pagar antecipado. Agora deram como quebra de contrato onde devo pagar 20% do valor que pedi. Mas nem recebi dinheiro algum. Está empresa está me ameaçando de bloquear meu cpf junto à receita Federal. Podem fazer isso?

    Maiara Suelen Mayer em 15 de março de 2019 - 13:59
  9. Eu vendi um móvel sob medida e parcelei para o cliente em 12 vezes no cartão de crédito dele mas quero cancelar e daqui um mês vem o primeiro pagamento da parcela do cartão de crédito dele,oque fazer?

    Arquimedes Szebeni em 10 de março de 2019 - 03:40
  10. Contestei um empréstimo pelo celular numa empresa depositei dinheiro adiantado pra liberar o empréstimo mas me pediram mais não tenho.dai falaram que não posso cancelar senão vou pro SPC que faço pago o cancelamento?

    Edila Gomes soares em 08 de março de 2019 - 17:41
  11. Fiz um empréstimo hj mas me arrependi posso devolver?me ajude

    Isabela souza em 21 de fevereiro de 2019 - 18:19
  12. Minha mãe fez um empréstimo viu que não precisava e devolveu e cobrarão uma parcela e agora está depressiva

    Paulo em 19 de fevereiro de 2019 - 07:56
  13. Fui abordada pelo telefone por uma pessoa dizendo ser Matheus .
    Veio até a minha residência com um contrato eu sou aposentada por invalidez fiquei muito nervosa e assinei o contrato de compra de dívida .
    No mesmo dia liguei para suposta empresa pelo tel 21 33337524 falei com uma suposta pessoa chamada Gabriel Garcia eles se diz da empresa max consultoria.
    Solicitando para não digitar meu empréstimo .
    Cada hora que ligo para pegar meu contrato eles me passam um endereço diferente .
    Já avisei ao meu banco para me avisar caso de errado aconteça .
    Liguei para Itaú que eles se diz fazer esta parceria com Itaú e já avisei pelo 30 horas .
    Fiz reclamação junto banco central fui informada que está empresa não existe .
    Neste caso o que devo fazer o que estás pessoas podem fazer com este contrato .

    Monica em 09 de janeiro de 2019 - 04:48
  14. Eu quebrei contrato de uma empresa chamada jn eles querem que eu pague 420 reais pela quebra de contrato se nao meu nome vai suja tenho que paga o que faço

    Marcos felix da silva em 27 de dezembro de 2018 - 14:26
  15. Fiz um empréstimo de 2.000$ sem intenção o dia 22/12/18 pelo aplicativo, n gastei nada e possivel devolver ate dia 26/12?

    Dalan oliver em 24 de dezembro de 2018 - 10:08
  16. Fiz um emprestimo através da internet em um banco mas me arrependi posso pedir o cancelamento? Vou ter que pagar alguma multa? Obs fiz o empréstimo no dia no dia 26 11 2018 às 10 horas da noite quero devolver dia ainda hoje.

    Cláudio Cesar em 27 de novembro de 2018 - 06:35
  17. Fiz um empréstimo de cinco mil dia 9 de novembro me arrependi estava nervosa não entendi o que a moça me passou mas caiu o dinheiro na conta e eu não gastei tem como eu voltar a trás e cancelar o empréstimo foi pessoal nnuma loja Ibi
    Me ajudem o que fazer obrigada

    Vera Lúcia arruda alves em 12 de novembro de 2018 - 09:48
  18. Minha mãe foi até um banco fisico em questão e fez um empréstimo, ela pode pedir arrependimento no dia seguinte e devolver, terá multa?

    Jaqueline em 31 de julho de 2018 - 18:30
  19. Fiz um empréstimo na casas Pernambucanas pra pagar a fatura da própria loja, só que me cobraram um juro muito alto!!! Me arependi, devido os juros, e quero cancelar, tem como???¹

    Marli Silva em 30 de junho de 2018 - 01:30
  20. Fiz um empréstimo consignado junto a caixa econômica três horas após ter assinado o contrato tive um probleminha e resolvi cancelar o empréstimo antes de ser aprovado ou recebido o dinheiro na conta voltei na agência e pedi o cancelamento do empréstimo
    Será que vou conseguir o cancelamento ?

    Valmir bezerra de Sá em 20 de junho de 2018 - 23:12
  21. Fiz uma proposta de empréstimo com a Emprestimo Big Money, pediram que eu pagasse R$500,00 de seguro, o qual fiz o pagamento, porém depois de pago para liberar o valor solicitado me pediram que pagasse mais R$600,00 de IOF, aí desisti do processo, agora quero cancelar, mais para isso pediram que pagasse mais uma taxa para assim ser processado o cancelamento. Gostaria de saber como proceder neste caso??

    Diana Nascimento em 08 de dezembro de 2017 - 16:10
  22. Um empréstimo que foi depositado numa segunda-feira, pode ser devolvido na segunda-feira seguinte ?

    Grato.

    SRPCosta

    Sebastião Ribeiro dos Passos Costa em 08 de julho de 2017 - 19:45
  23. Todos os cidadãos tem direito ao arrenpendimento,sem serem lesados e sim compreendidos .

    PAULO SERGIO LOPES em 03 de outubro de 2012 - 08:47

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: