Dec
12
11 de dezembro de 2023 - 17:15

ChatGPT-na-Concessao-de-credito-sua-empresa-ja-pensou-em-utiliza-la-no-motor-de-credito-think-data-thinkdata

Com a crescente necessidade de processos mais eficientes e decisões precisas, o ChatGPT na Concessão de Crédito emerge como uma ferramenta potencial para otimizar o motor de crédito das empresas. Mas como exatamente isso pode ser implementado? Vamos explorar.

ChatGPT na Concessão de Crédito: Como Transformar a Análise e Minimizar Riscos?

Os gestores de áreas de crédito enfrentam diversos desafios, desde a avaliação precisa da solvência dos clientes até a minimização dos riscos associados às operações de crédito. A necessidade de decisões rápidas e acuradas, aliada à conformidade regulatória, coloca uma pressão constante sobre os gestores para melhorar continuamente seus processos.

A concessão de crédito é um processo complexo e desafiador, que envolve a avaliação de diversos fatores, como a renda, o histórico de crédito e o perfil do cliente. Para tomar uma decisão precisa, os gestores de crédito precisam contar com ferramentas e tecnologias que os auxiliem na análise das informações, como ChatGPT na Concessão de Crédito.

Nesse contexto, surge a questão: como a inteligência artificial pode auxiliar os gestores na concessão de crédito? Como capturar os benefícios desta tecnologia no setor?

Ao avaliar as possibilidades de uso do ChatGPT, devemos considerar o que ele é: um modelo avançado de geração de texto baseado em redes neurais profundas, desenvolvido pela OpenAI. O ChatGPT é capaz de produzir textos coerentes e criativos, a partir de um tema ou uma frase inicial, usando uma grande quantidade de dados textuais disponíveis na internet.

O ChatGPT na Concessão de Crédito também pode interagir com os usuários em um modo de chat, respondendo perguntas e oferecendo sugestões.

Mas quais são as aplicações práticas ChatGPT na Concessão de Crédito?

ChatGPT na Concessão de Crédito: Quão Revolucionário Pode Ser Para as Instituições Financeiras?

O ChatGPT é uma tecnologia relativamente nova, que ainda está em desenvolvimento e aprimoramento pela OpenAI. No entanto diversas instituições financeiras globais já começaram a experimentar o poder do ChatGPT na Concessão de Crédito. Alguns bancos e fintechs estão com iniciativas da ferramenta para melhorar a precisão de suas avaliações de crédito, enquanto outros estão integrando o ChatGPT em seus sistemas de atendimento ao cliente para responder rapidamente a consultas relacionadas a crédito.

Um exemplo é um banco digital brasileiro, que anunciou recentemente o uso de uma inteligência artificial para melhorar a experiência de seus clientes na busca de crédito por meio de seu aplicativo. O sistema desenvolvido é baseado no ChatGPT, um dos modelos mais avançados de geração de texto disponíveis atualmente.

O sistema do banco funciona como uma espécie de assistente virtual, oferecendo opções de empréstimos altamente personalizadas e dicas para o uso responsável do cartão de crédito. O sistema também utiliza outros modelos e ferramentas de inteligência artificial que o banco já possui em seu sistema, como a quebra de captcha e a consulta à Receita Federal. Inicialmente, o acesso a essa inovação está disponível para uma fatia dos clientes que estão ligados a comunidade virtual do banco.

Outra empresa líder em soluções de análise de crédito, está utilizando o ChatGPT para automatização de processos (RPA), e outro banco global, está utilizando o ChatGPT para oferecer aconselhamento financeiro aos seus clientes.

Mas quais os benefícios que podem ser alcançados com o ChatGPT na Concessão de Crédito?

ChatGPT na Concessão de Crédito: Quais Benefícios Podem Ser Alcançados?

Olhando para as aplicações práticas já realizadas, e outras em andamento, podemos afirmar que uma das possíveis aplicações do ChatGPT na Concessão de Crédito é como um assistente virtual que pode auxiliar os gestores e os clientes no processo de avaliação de crédito. O ChatGPT na Concessão de Crédito poderia dialogar com os clientes para oferecer soluções financeiras adaptadas ao perfil e necessidades de cada um. Ele também pode orientar sobre o uso responsável do crédito, incluindo planejamento e prevenção ao superendividamento.

Este uso do ChatGPT na Concessão de Crédito como assistente virtual poderia trazer diversos benefícios para os gestores e os clientes, tais como:

  • Aumento da eficiência e da agilidade no processo de concessão de crédito, reduzindo custos operacionais e burocráticos;
  • Melhoria da experiência do cliente, proporcionando um atendimento personalizado, rápido e conveniente;
  • Ampliação do acesso ao crédito, atendendo a diferentes perfis e segmentos de clientes;
  • Redução do risco de crédito, utilizando critérios objetivos e consistentes para dar respostas precisas a análise e a aprovação do crédito;
  • Fidelização do cliente, oferecendo soluções adequadas às suas necessidades e expectativas, e mantendo um relacionamento de confiança e transparência.

Mas todos estes benefícios ainda podem ser potencializados, quando falamos do uso do ChatGPT na Concessão de Crédito integrado ao motor de Crédito. Mas é possível integrar o ChatGPT no motor de Crédito da sua Empresa?

ChatGPT na Concessão de Crédito: Como Automatizar e Agilizar a Avaliação de Crédito?

Sim, é possível integrar o ChatGPT na Concessão de Crédito via API a maioria dos sistemas de crédito existentes, agilizando a avaliação de crédito com respostas rápidas e precisas, enquanto alivia a carga dos analistas. Esta integração pode automatizar a resposta de análise de documentos e verificar a conformidade regulatória.

A inclusão do ChatGPT na Concessão de Crédito pode trazer vantagens competitivas, complementando as informações do motor de crédito sintetizando e destacando textos sobre dados relevantes, como perfil do cliente e condições de mercado, o que facilita a análise final. Além disso, pode elucidar decisões do motor de crédito, como razões para aprovação ou recusa, e recomendações para melhorar o uso de crédito.

Além disso, como o ChatGPT na Concessão de Crédito, tem capacidades de aprendizado contínuo, as rotinas de crédito são melhoradas, pois ele pode aprimorar os modelos de avaliação, como:

  • Propostas de Crédito: Gera textos personalizados sobre condições e benefícios de propostas de crédito, considerando o perfil financeiro do cliente.
  • Contratos de Crédito: Gera textos com termos e cláusulas de contratos de crédito de maneira clara e juridicamente válida.
  • Relatórios de Crédito: Gera resumos dos processos de concessão de crédito, destacando pontos positivos, negativos e oportunidades de melhoria.

No entanto, as empresas podem enfrentar desafios ao implementar o ChatGPT na Concessão de Crédito, requerendo uma estratégia bem elaborada para a transição eficaz.

ChatGPT na Concessão de Crédito: Como Navegar pelos Desafios de Integração e Uso?

Para unir o melhor dos dois mundos, que é a integração de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), exemplificada pelo inovador modelo de linguagem do ChatGPT na Concessão de Crédito, integrando aos motores de Crédito, é preciso ter clareza que existem muitos desafios a serem vencidos, mas que também a sua implementação é uma tendência crescente que prepara uma promissora mudança na indústria financeira.

Segundo Especialistas da Think Data, Bureau de Informações referência em soluções de dados sob medida para cada tipo de empresa e negócio, o uso do ChatGPT na Concessão de Crédito pode trazer benefícios tanto para as instituições financeiras quanto para os clientes, pois permite uma comunicação mais eficaz, transparente e personalizada, porém eles também destacam que o ChatGPT é uma tecnologia em constante evolução, que requer cuidados éticos e regulatórios para garantir sua segurança e confiabilidade.

Alguns dos desafios para o uso do ChatGPT na Concessão de Crédito são:

  • Garantir a qualidade e a veracidade dos dados utilizados pelo ChatGPT, evitando erros, inconsistências e fraudes;
  • Garantir a privacidade e a proteção dos dados pessoais dos clientes, respeitando as normas legais vigentes;
  • Garantir a explicabilidade e a auditabilidade das decisões tomadas em integração com ChatGPT, evitando vieses, discriminações e injustiças;
  • Garantir a responsabilidade e a accountability dos gestores de crédito, evitando abusos, desvios e conflitos.

ChatGPT na Concessão de Crédito: Como Assegurar uma Análise Precisa e Reduzir Riscos?

Para mitigar riscos em operações financeiras e superar estes desafios de implementação, o mercado tem observado algumas práticas, que podem evitar erros graves que gerem prejuízos em sua operação. Entre elas podemos destacar:

  • Piloto: Avalie o impacto do ChatGPT na Concessão de Crédito através de um piloto.
  • Seleção de Modelo: Escolha um modelo de linguagem e integração alinhado ao seu negócio dentre as opções disponíveis.
  • API de Enriquecimento de Dados: Certifique-se da precisão das informações processadas em seu Motor de Crédito, para que reflita corretamente nas interpretações do ChatGPT na Concessão de Crédito.

Esta última recomendação que muitas empresas do mercado têm observado também serve para potencializar a precisão, agilidade e confiabilidade nas estratégias de concessão de crédito de sua empresa. A Think Data, com seu serviço Valida Fácil – Concessão de Crédito (API Web Service), integrado ao Motor de Crédito, potencializa suas estratégias de ChatGPT na Concessão de Crédito.

Isto irá lhe garantir muito maior segurança que os dados coletados de seus clientes na Concessão de Crédito, estão corretos e atualizados, a partir de uma tecnologia de ponta que através de Big Data, é capaz de verificar em fontes de fé pública, a veracidade e a confirmação de diversos dados, te dando a tranquilidade de decidir ou submeter informações para ChatGPT na Concessão de Crédito. É a solução ajustada às suas necessidades, independentemente do tamanho de sua empresa, sendo compatível com os principais motores de crédito e CRM’s do mercado, propiciando um retorno sobre o investimento otimizados e decisões baseadas em dados, tais como:

  • Renda Estimada: Avalie a capacidade de pagamento de seus clientes através de estimativas de renda, com base em dados demográficos e econômicos.
  • Participação Societária: Identifique envolvimentos societários dos clientes para estratégias mais afiadas.
  • Benefícios Sociais: Detecte a elegibilidade de benefícios sociais de seus clientes para análises personalizadas.
  • WhatsApp: Verifique a vinculação de telefones ao WhatsApp, para ter maior segurança de um telefone válido.
  • Localização Garantida: Assegure a vinculação correta de telefones móveis aos indivíduos corretos com nossa tecnologia exclusiva de geolocalização, criando um canal seguro para suas estratégias de concessão de crédito.

Embora a jornada para integrar o ChatGPT na Concessão de Crédito possa ser desafiadora, com a abordagem e a preparação corretas, as empresas podem superar esses desafios e colher os benefícios da IA no setor de crédito. Ao trabalhar de perto com reguladores, investir em segurança cibernética, e garantir uma integração técnica sólida, as instituições financeiras podem estar um passo à frente na revolução da IA na concessão de crédito.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Bem explicado

    slbgpereira@gmail.com em 12 de dezembro de 2023 - 11:21

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: