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23 de novembro de 2020 - 17:15

Cobranca-de-cnpj-como-identificar-e-chegar-ao-tomador-de-decisao-pelos-pagamentos-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Uma das maiores dificuldades na cobrança de CNPJ não é negociar as condições para pagamento de uma dívida, e sim, identificar (e localizar) o tomador de decisão de uma empresa. Entenda quais as melhores estratégias para potencializar a recuperação de crédito neste tipo de cobrança.

Os tempos não têm sido fáceis para empresários de todo o país! Em levantamento realizado pela FGV e conjunto com Sebrae, aproximadamente 40% das empresas do Brasil encontram-se inadimplentes – o que totaliza aproximadamente 12 milhões de companhias.

Hoje, muitas empresas têm priorizado o pagamento apenas das contas consideradas básicas, e quando possível, o salário dos colaboradores – impostos, nem pensar! Devido a isso, os principais bancos do país têm criado campanhas de postergação do pagamento das dívidas dos seus clientes e aumentado suas provisões diante da forte inadimplência observada – o que tem impactado fortemente os lucros destas instituições.

Muito destes problemas ocorrem devido a dificuldade que estas empresas têm em localizar, e por consequência, realizar a cobrança de CNPJ. Claro que o fator principal para o não pagamento de uma dívida não é a falta de localização, mas se essa localização fosse potencializada, com certeza os efeitos da crise seriam reduzidos.

Cobrança de CNPJ não é o mesmo que Cobrança de CPF!

O volume de carteira de Pessoa Física nas assessorias de cobrança é muito maior que o de Pessoa Jurídica – por isso, muitas vezes a estratégia utilizada para localização é a mesma: se envia o documento para um bureau de informação solicitando todos os telefones vinculados.

O que ocorre, é que na maioria das vezes os telefones retornados de uma empresa podem ser de um ramal ou de um PABX – sendo que no caso deste último, as chances do(a) telefonista lhe transferir para o tomador de decisão são mínimas (por motivos óbvios – não quererem negociar).

Outro problema observado é que na cobrança de CNPJ, empresas de porte pequena, como ME ou MEI possuem telefones vinculados ao CPF do proprietário da empresa e não ao CNPJ – desta forma, uma simples busca pelo número de registro da empresa será infrutífero para as ações de cobrança.

Diante dessas dificuldades, como cobrar o CNPJ com sucesso?

Segundo a Think Data, bureau de informações especializado no desenvolvimento de projetos personalizados de localização às áreas de cobrança (inclusive a de CNPJ), o ideal é primeiramente analisar o perfil das empresas em cobrança em sua empresa, o ticket médio das dívidas, e de acordo com essas informações, definir as melhores estratégias de busca para a uma efetiva localização. Por exemplo, se a sua carteira for focada em empresas ME, a recomendação é que o retorno de telefones atualizados ocorra diretamente vinculado ao CPF do sócio.

Já se as empresas em dívidas são limitadas (LTDA), por exemplo, a recomendação é que a cobrança de CNPJ ocorra diretamente aos sócios, priorizando os com maior participação societária. Lembrando, a cobrança dos sócios com 1% de participação também é importantíssima, pois muitas vezes, essa pessoa é o cônjuge do sócio principal, tendo grande influência para a priorização do pagamento da dívida.

São dezenas de alternativas de estratégias que uma área pode implementar em suas operações a fim de potencializar a localização na cobrança de CNPJ, utilizando-se inclusive de busca baseada no quadro de Staff, checagens automatizadas de dados cadastrais na Receita Federal, identificação de telefones dos sócios com WhatsApp ativos, dentre outras.

Na cobrança de CNPJ, como localizar com sucesso o tomador de decisão pelo pagamento de dívidas?

O primeiro ponto é possuírem uma plataforma que possibilite identificar a pessoa responsável juridicamente por uma empresa – de posse desta informação, a Think Data, disponibiliza uma solução única no Brasil denominada Localização Garantida que utiliza o modelo de busca via geolocalização para aferir 100% de sucesso nos contatos telefônicos.

Como funciona o Localização Garantida para a Cobrança de CNPJ?

Através de convênios com os principais aplicativos do país, e adequada à LGPD, a companhia consegue identificar se um CPF (vinculado a uma empresa), possuí um número de celular específico, e se este, realmente está em uso naquele momento. É possível também retornar um score indicativo do uso de internet (via aplicativos) em um logradouro específico, auxiliando em muito nas ações de cobrança judicial para busca e apreensão de bens (por exemplo, veículos).

Com todas essas estratégias, as companhias conseguirão aumentar na cobrança de CNPJ seus indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa), o que refletirá automaticamente em uma maior geração de promessas e pagamentos efetivos.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral voltada para a Cobrança de CNPJ da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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