May
28
27 de maio de 2019 - 17:15

Localizacao-do-reu-entenda-como-agilizar-sua-pesquisa-judicial-televendas-cobranca

Pesquisa judicial como BacenJud, Renajud, Infojud e operadoras de telefonia, por exemplo, muitas vezes parecem ser a última alternativa quando visamos à efetividade da recuperação de crédito em cobranças judiciais. Dependendo de autorização, no Estado de São Paulo essas consultas possuem um custo alto e seu prazo de retorno é bastante variável. O enriquecimento cadastral, por sua vez, é importante aliado, antes mesmo do ingresso de processo judicial, para que se possa avaliar custo x benefício de proposição em uma ação na justiça

O trâmite comum da cobrança judicial exige, inicialmente a constituição em mora, realizada por meio de notificação extrajudicial recebida devedor e, após o ingresso da ação, exige citação judicial válida. Em 2018, segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, o Brasil contava com mais de 80 milhões de ações, sendo 94% delas localizadas em primeira instância. Ou seja, o cenário atual do judiciário apresenta justificativa clara por sua morosidade, frustrando qualquer expectativa de agilidade na pesquisa judicial por endereços para efetivar-se a citação.

Nesse contexto, é importante destacar a agilidade e efetividade na entrega de informações ao utilizar-se de processos de enriquecimento cadastral. A Think Data, bureau de informações referência no mercado brasileiro, possui desde a publicação da Lei Geral de Proteção de Dados, seus processos e contratos aderentes à esta norma, oferecendo a seus clientes processos personalizados, específicos para a localização de endereços, o que possibilita que tais informações sejam acessadas em alguns segundos.

Além disso, as soluções de enriquecimento cadastral da Think Data possibilitam que seus clientes façam uma avaliação ampla do perfil dos devedores, com informações relacionadas a renda, situação profissional, recebimento de bolsa família, óbito, dentre outras informações que devem ser avaliadas antes de ser solicitada a pesquisa judicial – obtendo-se, portanto, drástica redução de tempo, custo e expressivo aumento da efetividade na recuperação do crédito.

É claro que a pesquisa judicial não pode ser descartada, sendo ela necessária para o pedido de bloqueio e penhora de bens perante o judiciário, no entanto, ela deve, portanto, ser utilizada somente no momento exato da indicação de bens para a efetivação. Esse tipo de consulta é importante e, apesar de cara e demorada, necessária, no entanto, projetos de enriquecimentos cadastrais garantem maior celeridade, evitando ainda despesas desnecessárias.

Para conhecer mais sobre projetos personalizados de enriquecimento cadastral da Think Data com foco em se evitar pesquisa judicial desnecessária, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: