Jun
02
01 de junho de 2020 - 17:16

Suspensao-de-prazos-como-fica-a-cobranca-judicial-durante-a-pandemia-think-data-televendas-cobranca

Desde meados do mês de Março deste ano, os Tribunais de todo o país iniciaram a suspensão de prazos judiciais em decorrência da pandemia do Coronavírus, afetando diretamente o andamento de todas as ações de cobrança.

O que é a Suspensão de Prazos Judiciais?

Os procedimentos no âmbito do Poder Judiciário possuem formato estabelecido por lei e, no caso das cobranças judiciais, são estabelecidos pelo Código de Processo Civil. Nele, há previsão de tempo específico para a apresentação de defesa do réu e para manifestações gerais no processo, por exemplo. A suspensão de prazos pode ocorrer por diversos motivos, como feriados locais ou recesso forense.

A pandemia mundial, decretada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, de fato, afetou todos os setores, não sendo diferente com o Judiciário Brasileiro que, por meio do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, decretou a suspensão de prazos em todo o território nacional, afetando o andamento regular de todos os processos judiciais.

Como a Suspensão de prazos afeta o andamento da ação de cobrança?

Iniciada a suspensão de prazos em Março/2020, alguns processos estão há dois meses sem movimentações. Além de já haver grande acúmulo de ações em andamento e que não se encerram, dois meses de suspensão de prazos judiciais refletirá no futuro, já que nesse período o judiciário permanece recebendo novas ações, aumentando a fila, dilatando (sem previsão) o tempo de finalização da ação de cobrança.

O que fazer para otimizar ações de cobrança em período de suspensão de prazos e durante a pandemia?

O período de pandemia (e a necessidade de suspensão de prazos judiciais) forçou todos os mercados a reverem suas atividades, não sendo diferente com a advocacia e com as cobranças judiciais. Há necessidade de renovar pensamentos e utilizar toda a tecnologia disponível a favor da recuperação de crédito.

Nessa perspectiva, a Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, durante a suspensão de prazos judiciais, desenvolveu junto a seus clientes (escritórios especializados em cobranças judiciais), projetos personalizados que auxiliam na localização de endereço do réu, mapeando o histórico de endereços registrados na internet através de robôs com inteligência artificial – o que reduziu pela metade o tempo médio para citação em ações de cobrança.

Utilizando-se de soluções oferecidas pela Think Data é possível obter informações relacionadas ao perfil socioeconômico do réu, como renda, profissão, participação em empresas, possibilitando a adoção de estratégias específicas para cada perfil, adicionadas a informações cadastrais para localização como telefones fixos e móveis (com indicação de instalação do aplicativo WhatsApp) para a realização de tratativas extrajudiciais – otimizando o andamento da cobrança e garantindo a recuperação do crédito durante a pandemia e pós extenso período de suspensão de prazos judiciais.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com foco em otimizar e acelerar a cobrança judicial da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: