Jun
27
26 de junho de 2013 - 17:39

Consumidores-aceitam-compartilhar-dados-se-entenderem-o-beneficio-televendas-cobranca

Consumidores brasileiros também enxergam valor no compartilhamento de informações pessoais em troca de melhores serviços e recompensas; os dados têm o potencial de se tornar uma nova moeda

A Amdocs, fornecedora líder de sistemas e serviços voltados à experiência do cliente, revelou hoje os resultados de uma pesquisa que mostra que a maioria dos consumidores está disposta a compartilhar muitos de seus dados pessoais, inclusive informações familiares e perfis de suas redes sociais, em troca da oferta de uma melhor experiência pelas suas operadoras.

A pesquisa, realizada pela Coleman Parkes em abril, identificou as principais estratégias que as operadoras podem adotar para obter permissão de uso dos dados de seus clientes, que podem ser usados para conhecê-los melhor e desenvolver novas fontes de renda. De acordo com a pesquisa, 57% dos consumidores estão dispostos a fornecer outras informações pessoais, como: localização, nomes dos cinco principais amigos no Facebook e dados pessoais de familiares, em troca de recompensas financeiras ou melhores serviços. Além disso, 54% permitiriam que esses dados fossem passados a terceiros mediante condições certas.

“Os resultados desta pesquisa indicam que o setor vinha superestimando a falta de disposição dos consumidores em compartilhar seus dados pessoais”, disse Ian Parkes, da Coleman Parkes. “Muitos consumidores estão dispostos e desejam fornecer as informações desde que recebam algo em troca de suas operadoras. Com a possibilidade adicional de compartilhar essas informações com outras empresas, os dados dos clientes podem se tornar um novo tipo de moeda no setor”.

Os principais resultados da pesquisa global com 3.900 consumidores foram:

• Consumidores podem ser motivados a compartilhar: eles disseram que compartilhariam mais informações pessoais em troca por planos mais baratos (65%), maior velocidade da rede (61%), atendimento a clientes prioritário (54%) e planos compartilhados por vários dispositivos (50%).

• Mostre a cor do dinheiro: eles também estão abertos a incentivos financeiros para fornecer informações pessoais. Recompensas em dinheiro (44%) foram as mais valorizadas, juntamente com recompensas em programas de fidelidade (38%), cupons e ofertas exclusivas (39%).Um terço (36%) dos clientes aceitariam divulgar suas informações de graça.

• Brasileiros se importam pouco com privacidade: entre os usuários de YouTube, Facebook e Instagram que foram entrevistados, mais de três quartos (77%) não se importam com questões relacionadas à privacidade. 64% confiam em suas operadoras e 74% teriam alguma resistência em compartilhar suas informações de consumo em troca de melhores preços nos planos.

• Operadoras podem lucrar com a confiança dos clientes: com mais da metade dos consumidores (56%) considerando suas operadoras confiáveis, elas se encontram em posição de lançar novos modelos de serviço, inclusive a venda dos dados a outras empresas.

“As operadoras possuem um grande volume de dados estruturados e não estruturados de clientes e também um relacionamento já estabelecido com eles”, disse Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de soluções e produtos da Amdocs. “Com os serviços e tecnologias avançadas da Amdocs, as operadoras podem estar à frente e explorar o novo potencial do “big data” para geração de renda e as informações geradas por eles”.

A pesquisa foi publicada na mesma data em que a Amdocs anunciou a sua solução Big Data Framework, que congrega plataformas de gestão de dados, plataformas analíticas e uma camada de execução no nível do negócio, juntamente com os serviços profissionais de “big data”, que incluem consultoria, data science, implantação e testes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: