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24 de maio de 2012 - 0:50

Segmentacao-por-propensao-uma-estrategia-focada-em-resultados-oficial

Alex Ramos

Olá, amigo do Blog Televendas e Cobrança!

Quero compartilhar e ouvir sua opinião sobre uma estratégia de trabalho muito utilizada em grandes call centers: a segmentação de mailing por propensão.

A busca por melhores resultados e a grande concorrência entre os call centers terceirizados tem exigido cada vez mais das áreas responsáveis pelos acionamentos dos contatos, além de dedicação e inteligência na elaboração dos modelos estatísticos que ajudem a aumentar os resultados. Uma das estratégias que tem sido muito utilizada é a segmentação do mailing pautada no indicador de propensão à compra de um produto ou ao pagamento de uma dívida.

Aparentemente parece simples, não é? Mas não se engane – a implantação dessa estratégia não é fácil, pois requer alguns pré-requisitos, como:

  • Conhecimento do perfil dos clientes que compram ou que pagam;
  • Conhecimento estatístico para manusear a base de dados (mailing) e agrupar os clientes de acordo com a sua propensão;
  • Sistemas que permitem a clusterização* da base no momento da carga e do acionamento;
  • Ranking dos operadores por produtividade, pois a ideia é disponibilizarmos os clientes mais propensos para os operadores com melhores resultados, por exemplo os do 1º quartil.

Trabalhando dessa forma maximizaremos a performance da operação, uma vez que deixamos acessível o cliente mais propenso para o operador com melhor conversão, o que aumenta muito a chance de termos um negócio fechado.

É importante citar que essa ação, ao ser bem planejada, não prejudica o desenvolvimento dos operadores do 3º ou 4º quartil (este último encontrado em algumas empresas). Para isso basta que haja:

  • A possibilidade de rotatividade periódica dos operadores entre as bases. Por exemplo: a cada cinco dias a porcentagem “x” de operadores migram de um núcleo para outro;
  • A possibilidade de todos os operadores trabalharem com todos os perfis de mailing, mesmo que seja com uma parte pequena de determinada propensão. Por exemplo:

Segmentacao-por-propensao-uma-estrategia-focada-em-resultados-interno

  •  Assim, podemos observar que todos os operadores têm a chance de trabalhar com todos os perfis de clientes, como também podem ser remanejados entre os núcleos, com base na produtividade.

Bom trabalho!

Abraço,

Alex Ramos

*Clusterização é a classificação não supervisionada de dados, formando agrupamentos ou clusters. Ela representa uma das principais etapas de processos de análise de dados, denominada análise de clusters (JAIN et al., 1999).

 

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Comentários (5)
  1. Ramos,

    Existem ferramentas de marcado que automatizam esse trabalho? Ou cada Call center utiliza um produto “caseiro”?

    Andre Godoy em 15 de novembro de 2012 - 19:08
    • Prezado Andre,

      Boa tarde!
      Obrigado pela participação.

      Não conheço nenhuma ferramenta que automatize toda a estratégia. Parte dela sim, e é dessa forma que muitas empresas trabalham, porém, para isso é preciso ter um discador flexível, como o da ASPECT que permite a mudança de operadores entre os núcleos sem que haja a necessidade de deslogá-lo do sistema. Mas essa é apenas uma parte da atividade… antes dela precisamos fazer: 1- A segmentação do maling por propensão, 2 – A classificação dos operadores e 3 – O Rodízio dos operadores entre os núcleos e para essas atividades utilizamos softwares que aceleram o trabalho como SQL Server, Minitab, SPSS, além do básico excel.

      Abs,

      Alex

      Alexsandro Ramos em 23 de novembro de 2012 - 15:01
  2. Ramos,

    Esse formato de estratégia é comprovadamente funcional, principalmente para as operações com maior complexidade e participantes de rankings entre EPS’s.

    Em resumo, se quiser ter uma operação vencedora, esse é o caminho!

    Grande abraço!

    Alexander Goes em 24 de maio de 2012 - 22:48
  3. Grande Demetrius,

    Obrigado pela participação. É sempre bom saber que os profissionais da área estão gostando dos posts.

    Grande abraço,

    Alex

    Alexsandro Ramos em 24 de maio de 2012 - 21:11
  4. Srs,

    Muito bom esse blog hein !! Os artigos são de grande importância e valia para os profissionais desse segmento.
    Parabéns pela iniciativa.

    Abraços à todos.
    Demetrius

    Demetrius Zangirolami em 24 de maio de 2012 - 11:52

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