Aug
19
18 de agosto de 2013 - 14:10

Analises-de-Investimentos-no-call-center-por-daniel-freire-televendas-cobranca-oficial

Olá amigo(a) do Blog Televendas & Cobrança.

No último artigo “Como aprovar Campanhas rentáveis mesmo quando o Orçamento é uma barreira?” vimos que, construir um plano de negócios consistente, utilizando ferramentas de análises de investimentos para comprovar a rentabilidade de uma campanha, pode fazer a diferença no momento de obter a aprovação financeira necessária para que o projeto siga em frente, mesmo quando não há orçamento para isso.

Vejamos agora quais são essas ferramentas, quando, e como utilizá-las:

VPL ou Valor Presente Líquido:

O VPL calcula a viabilidade financeira de sua ação ou projeto através do conceito de “dinheiro no tempo”, trazendo uma visão do investimento inicial versus os ganhos previstos.

Trata-se basicamente da diferença entre as entradas e saídas de caixa, ou seja, as receitas obtidas durante a realização da campanha menos o custo inicial para realização da mesma. Será viável seguir com o projeto sempre que o resultado do VPL for positivo.

Para ilustrar melhor esse conceito, veja o exemplo abaixo:

Uma operação de Televendas pretende realizar uma campanha para captar novos clientes de cartões de crédito. Essa ação terá a duração de 4 meses e consiste em enviar uma carta de apresentação contendo uma oferta personalizada e um telefone 0800 para que o cliente interessado entre em contato com a central e efetive a compra. O investimento para realização dessa campanha será de R$ 10.000 a uma taxa de desconto 10% a.m. (aplica-se por exemplo, quando o capital inicial é financiado) e espera-se um ganho no período (meses) de acordo com as entradas de caixa descritas no fluxo abaixo:

Analises-de-Investimentos-no-call-center-por-daniel-freire-televendas-cobranca-interna-1

Para saber se a campanha é financeiramente viável, calcularemos o VPL:

Analises-de-Investimentos-no-call-center-por-daniel-freire-televendas-cobranca-interna-2

Onde: VP = Valor presente, VF = Valor futuro, i = Taxa de Juros e n = Período

Como o VPL > 0, entendemos que vale a pena seguir em frente.

Payback:

O Payback é um método que possibilita determinar o número de períodos (anos, meses…) necessários para que sua operação ou empresa recupere o capital investido em uma ação.

Para calculá-lo, deve-se levar em conta o momento em que o somatório das receitas obtidas durante a realização da campanha se igualem (ou superem) ao custo inicial para realização da mesma.

Vamos utilizar o mesmo exemplo acima para calcular o Payback da campanha da operação de Televendas:

Para isso, devemos observar o intervalo entre o último período negativo e o período de equilíbrio. E então, dividir o último Saldo Negativo pelo Fluxo de Caixa do mês de Equilíbrio:

Analises-de-Investimentos-no-call-center-por-daniel-freire-televendas-cobranca-interna-3

Como o equilíbrio ocorre entre o 2o e 3o mês, teremos:

Analises-de-Investimentos-no-call-center-por-daniel-freire-televendas-cobranca-interna-4

Com relação à utilização das ferramentas acima, não podemos dizer que uma seja mais assertiva que a outra. Recomendo que você utilize, na medida do possível, todas elas, já que cada uma possui suas particularidades e oferecerão diferentes visões. Dessa forma, elas acabarão sendo complementares entre si.

Falaremos mais detalhadamente dessas e de outras ferramentas para análise de investimentos em uma próxima oportunidade.

Lembre-se que toda ação ou projeto apresenta riscos. Mas é preciso correr riscos calculados. Então de posse de um Business Plan bem elaborado, com análises consistentes, será menos doloroso passar pelo crivo financeiro, defender sua idéia e comprovar que, muitas vezes, vale a pena “seguir em frente”.

Um abraço a todos!

Daniel Freire

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: