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A luta constante contra as fraudes de cartão de crédito

por: Afonso Bazolli
em: Fraude
fonte: C4 Bulletin
20 de outubro de 2013 - 14:05

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Por: Alexander Belyakov

Criminosos, fraudadores, trapaceiros, vigaristas – eles podem assumir diferentes nomes, mas guardam traços comuns como a persistência e a adaptabilidade. Isto é, quando um de seus golpes ao sistema é barrado ou deixa de funcionar, eles logo passam a pensar em outras opções, até encontrar algo que funcione. A Visa e a MasterCard, duas das maiores bandeiras de cartões do mundo, estimam que “o negócio de fraude de cartão” movimenta mais de US$ 10 bilhões por ano nos EUA, o que revela que os métodos fraudadores estão, de certa forma, funcionando bem. Com a popularização do comércio online e o aumento de transações desse gênero, os números podem atingir US$ 16 bilhões até 2014.

Quando os consumidores são afetados por algum tipo de fraude, 54% diminuem drasticamente o uso do cartão, podendo até abandonar essa modalidade e optar por outras formas de pagamento ou migrar para outra bandeira de cartão. Diante disso, as grandes empresas do setor não podem considerar um posicionamento reativo, ou perderão clientes até comprometer de vez suas operações no mercado. Em vez disso devem investir no estudo e prevenção de fraudes. Mas como?

As tecnologias bancárias DTS / BPC, tem se mostrado eficientes na proteção dos negócios das principais instituições financeiras do mundo, que enfrentam este crescente problema. Um dos nossos clientes é a Alfa Bank – o maior banco privado da Rússia – um banco com 8 milhões de cartões e o maior índice de adquirentes de e-commerce da região, processando 30% de todas as transações de comércio eletrônico na Rússia. O Banco Alfa implantou nossa premiada solução de prevenção de fraudes – SmartGuard (parte da suíte SmartVista) – para monitorar 100% dos emitentes e das transações de adquirentes em tempo real.

Como resultado da implementação da solução flexível, que combina uma abordagem baseada em regras com ferramentas para aprender comportamentos de consumo baseados em redes neurais, o Banco Alfa estimou poupar USD$ 1 milhão por mês.

Mas os fraudadores são algozes e não param por aí, estão sempre criando novas abordagens e meios de furar os bloqueios. Pois então, como os emissores podem minimizar as perdas por fraude e estimular, ao mesmo tempo, pagamentos online por meio de seus cartões? Uma boa saída é a emissão de cartões virtuais, que operam, em grande parte, da mesma forma como os produtos de cartões físicos, mas que podem ser criados muito mais rapidamente e com baixo custo.

O Banco Alfa novamente optou pelos recursos do SmartVista. Um cliente pode criar e emitir um cartão virtual no caixa eletrônico ou no portal da internet e usá-lo imediatamente. Além disso, o cartão pode ser emitido em qualquer moeda e valor, e utilizar períodos predefinidos de elegibilidade. E por não estar vinculado à conta principal do cliente os detalhes financeiros são mantidos em segurança. O cartão virtual é aceito em qualquer estabelecimento com as bandeiras Visa ou MasterCard e tecnologia 3D Secure.

Será que isso funciona? Para o Banco Alfa, a resposta é sim, funcionou muito bem. Eles emitiram mais de 300 mil cartões virtuais, fomentando o aumento do número de transações online, seja na prestação de serviços ou nas atividades comerciais via Internet. A geração de renda cresceu 18% enquanto as perdas por fraude diminuiram 13%.

Mas, novamente, os fraudadores não vão parar aí! Eles continuam procurando o elo mais fraco da cadeia, áreas que podem ser exploradas como fontes de lucro. Então, o que dizer sobre o lado adquirente? O que pode ser feito para ajudar a reduzir as perdas por fraude? Aqui, novamente, temos alguns bons exemplos. Como parte do pacote de SmartVista temos um motor de pontuação de e-commerce que foi implantado para realizar a análise e correção do processo de pagamento de compras/carrinho para comerciantes online.

Esta solução fornece uma ampla gama de recursos, incluindo a análise do histórico dos carrinhos de compras anteriores, do domínio de registro das operações e dos serviços de geolocalização. Com estas ferramentas é possível rastrear o local de origem do titular do cartão, o telefone celular associado e o local da operação em si. Os resultados deste controle podem ser alimentados na matriz de pontuação para determinar se a transação é suspeita ou não.

Esse tipo de novidade funciona? Quando implementado corretamente e utilizado com rigor, a resposta é sim. Nossos clientes têm assistido ao declínio da fraude em suas transações de e-commerce, com perdas 23% menores em decorrência da implementação desses recursos.

Os fatos são claros: a migração das transações de cartão para o universo digital intensifica-se a cada dia, os números do e-commerce e do m-commerce estão aumentando, e os fraudadores continuam incrementando seus ataques. E se os consumidores afetados por fraude de cartão reagem movimentando suas contas para outras bandeiras, o mercado de meios de pagamentos pode enxergar a prevenção de fraudes como um “custo de operação”, relacionado para evitar deserções e perda de clientes por meio da aquisição de tecnologias anti-fraude.

Com as tecnologias bancárias DTS / BPC temos ajudado alguns dos maiores líderes mundiais de instituições financeiras, com foco nos resultados que falam por si.

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