Dec
16

20 maneiras inteligentes de fazer as pessoas gostarem de você

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
15 de dezembro de 2013 - 12:50

20-maneiras-inteligentes-de-fazer-as-pessoas-gostarem-de-voce-televendas-cobranca

Olhe para o mundo e repare o seguinte: as pessoas mais bem sucedidas em nosso meio são exatamente aquelas que desenvolveram a habilidade de conquistar as pessoas. Sendo assim, que possamos gerar esse importante fator dentro de nós, de modo a atingirmos o mesmo sucesso dessas pessoas

Por: Pablo de Paula

A capacidade de relacionar-se bem com as pessoas é um fator poderoso para qualquer profissional que quer se dar bem no mercado, haja vista que é através dessa interação que conseguimos mostrar para as outras pessoas os nossos talentos e atributos. Sendo assim, devemos otimizar nossa competência interpessoal, para que assim possamos aumentar nosso valor e consequentemente nos destacarmos no mercado.

Essa questão deveria ser dominada com maestria por todos nós, pois, praticamos esse ato desde que nascemos. Todavia, esse tem sido um dos maiores desafios do homem ao longo de sua existência. Algumas pessoas, inclusive, brincam com essa questão dizendo que preferem lidar com os animais (preferencialmente os cães), do que com o próprio semelhante, por conta das inúmeras dificuldades que um relacionamento humano possui.

Sabendo dessas dificuldades e reconhecendo a importância desse fator para o crescimento profissional de uma pessoa, elaborei 20 dicas para que possamos otimizar nossas habilidades de interação com o nosso semelhante e, consequentemente, lograrmos êxito perante o mercado. Confira:

1 – Quebre o gelo: fique tranquilo. O primeiro contato é tão complicado para você quanto para o seu alvo. Neste caso, faça o “feijão com arroz bem feito”, ou seja, se for iniciar uma conversa com alguém, faça os cumprimentos formais (se for à noite, dê um “Boa noite!”, seguido do tradicional e imprescindível “Tudo bem?”) e, após isso, busque usar algo que prenda a atenção da outra parte (elogie a vestimenta, comente sobre uma notícia pertinente, conte uma situação engraçada que você tenha vivido recentemente, enfim, use suas habilidades de conversação). Vale lembrar que tudo é uma questão de se adequar ao ambiente no qual a pessoa se encontra (clima, local, características do público etc.), ou seja, o segredo é estudar o local e identificar o que o mesmo pede, agindo com inteligência.

2 – Trabalhe suas habilidades de comunicação: a dicção, a eloquência e seu tom de voz devem ser sempre otimizados para que, assim, as pessoas possam captar a mensagem sem maiores dificuldades. Além disso, cuide também de sua imagem (marketing pessoal), principalmente quando a outra parte estiver com a palavra, mantendo sempre os olhos fixados na pessoa, bem como uma postura reta e atenta, pois, dessa forma, a outra parte criará uma boa impressão sobre você.

3 – Saiba o quê e para quem falar: identifique os assuntos que agradam a cada tipo de pessoa e busque trabalhar em cima deles. Observe as pessoas consideradas “chatas”. Elas somente buscam falar sobre aqueles assuntos que agradam a elas mesmas, não sabem ouvir e, principalmente, não admitem serem contrariadas. Sendo assim, faça exatamente o contrário e será reconhecido socialmente sem fazer muito esforço.

4 – Seja simples: uma pessoa simples é bem recebida em qualquer lugar, pois as pessoas possuem aversão a complexidade. Sendo assim, aja sempre com singeleza e humildade, fazendo com que as pessoas percebam que você é alguém que valoriza essas coisas.

5 – Busque ter iniciativa: não espere as pessoas virem até você, pelo contrário, vá atrás delas. Demonstre para uma pessoa que se interessa por ela, que quer ouvi-la e que aprecia suas convicções. Em outras palavras, demonstre para as pessoas que você é proativo e que está buscando uma interação social, fazendo com que a sociedade reconheça o seu valor e, consequentemente, possa abraçá-lo.

6 – Saiba ouvir: os melhores comunicadores do mundo são, indubitavelmente, os melhores ouvintes. Essa habilidade faz com que uma pessoa perceba que as ideias dela são importantes para você e, mais do que isso, que você valoriza e entende as mesmas. Em outras palavras, você precisa entender que um dos maiores regozijos do ser humano é expressar suas opiniões para alguém e receber uma manifestação positiva do que foi dito, ou seja, a sua atenção e o seu respeito pelas ideias alheias é algo que lhe transforma em alguém especial na vida de outra pessoa. Portanto, ouça mais.

7 – Sorria mais: você não tem ideia do poder que uma pessoa causa na alma alheia através da estampagem de um sorriso sincero. É algo surreal e sublime, que faz com que a outra parte se sinta amada. Sendo assim, distribua sorrisos por onde passar, fazendo da alegria a sua âncora.

8 – Busque dar importância para as pessoas: busque dar atenção e apreciação para as pessoas, de forma que as mesmas entendam e percebam que elas são importantes para você. Vale lembrar que colhemos aquilo que plantamos. Sendo assim, semeie constantemente positividade e o universo se encarregará de retribuí-lo.

9 –Busque ajudar as pessoas: esteja sempre disposto a estender a mão para quem precisa, buscando ajudar o próximo de alguma forma, pois assim você será sempre lembrado como uma pessoa que está presente nas situações complexas da vida alheia. É interessante frisar que as pessoas precisam de nossa ajuda nos momentos difíceis, haja vista que os verdadeiros amigos se mostram exatamente nesses momentos, aparecendo quando todos os outros já se foram.

10 – Seja verdadeiro: a honestidade é uma característica ímpar no trato com pessoas, haja vista que, através dessa atitude, as pessoas se sentem valorizadas e respeitadas. Um dos maiores mitos criados em nosso mundo é a questão de que “puxar o saco de alguém é algo positivo”. Ora, é exatamente o contrário, pois quem age dessa forma gosta do TER e não do SER, se aproximando de uma pessoa apenas por interesses pessoais.

11 – Não seja orgulhoso: é fundamental que você seja humilde, ou seja, que não se importe com algumas atitudes negativas de seu amigo, pois é natural que ele te machuque de vez em quando. Neste caso, busque olhar para os pontos positivos, pois eles são sempre maiores do que os negativos. Outra questão importante e que temos que mencionar é a seguinte: não seja legalista, cheio de não pode isso, ou aquilo, haja vista que ninguém gosta de gente burocrática. Sendo assim, seja aberto e flexível, para que assim você seja uma pessoa que transmite uma imagem de alguém carismático e não o contrário.

12 – Seja uma pessoa de palavra: é fundamental que você seja uma pessoa congruente com suas ações, cumprindo tudo aquilo que foi acordado, para que assim as pessoas percebam que você é alguém que cumpre todos os compromissos firmados. Muitas pessoas vivem manipulando as outras com falsas promessas e mentiras. Todavia, este ato é extremamente inaceitável e mesquinho, e transforma todos aqueles que assim procedem em pessoas marcadas como sendo corruptas e forjadoras, fazendo com que a sociedade tenha aversão a elas.

13 –Valorize as ponderações alheias: valorizar os pensamentos de outra pessoa é um dos grandes segredos para que uma pessoa possa adquirir a credibilidade da outra parte. Sendo assim, ouça com atenção e busque sempre reconhecer as ideias da outra parte para que, assim, você possa contribuir positivamente na vida de seu semelhante.

14 – Evite constranger a outra parte: cuidado com aquilo que você diz, principalmente se a outra parte for tímida. Se quiser fazer uma pergunta pessoal, busque usar sua inteligência, ou seja, busque fazer seu questionamento de maneira indireta, fazendo com que a outra parte perceba que é algo natural e rotineiro e que, portanto, deve ser tratado como uma coisa simples de se responder.

Outra questão importante é a de que você pode usar seus próprios exemplos para demonstrar para a pessoa que você também tropeça em determinadas situações. Por exemplo: se você é um palestrante profissional e busca ajudar uma pessoa a vencer seu medo de falar em público, conte para ela que você (que hoje é um exímio palestrante), teve inúmeras dificuldades no começo (fobia social, medos excessivos, timidez etc.), mas, que através da persistência, disciplina, determinação e treinamento, conseguiu obter êxito nessa empreitada e que, como todos somos iguais, automaticamente também irá funcionar com ela. Basta que ela esteja disposta a acreditar em seu potencial e, principalmente, que queira desenvolvê-lo. Parece ser algo simples e banal. Todavia, essa sua atitude irá motivar a outra parte e gerará na mesma uma certa confiança em você, lhe transformando em alguém que possui humildade e inteligência para ajudar o próximo.

15 – Incentive as pessoas a acreditarem em seus sonhos: você deve acreditar no próximo muito mais do que ele mesmo, fazendo-o não somente criar sonhos, mas, principalmente, acreditar neles e não descansar até que os mesmos sejam completamente realizados. Seus elogios, suas atitudes positivas e, principalmente, seus incentivos são fundamentais para que uma pessoa possa crescer ao seu lado e reconhecê-lo como um valioso amigo.

16 – Nunca julgue: uma coisa é aconselhar, outra é apontar o dedo para alguém, se enchendo de razão para fazer um julgamento sobre uma atitude alheia. Muitas pessoas perdem boas amizades por fazerem, estupidamente, ataques pessoais, expondo os pontos fracos da outra parte. Sendo assim, busque gostar da pessoa do jeito que ela é, e, se quiser dar um conselho, aja com prudência e sensatez, fazendo com que a pessoa entenda que é apenas uma sugestão e não uma crítica.

17 – Aprenda a perder: você não precisa vencer todos os debates ou não precisa ser sempre o dono supremo das ideias. Enfim, o que quero dizer é que em determinadas situações você será obrigado a abnegar de algumas coisas, ou seja, para poder ganhar, antes terá que perder. Deixe-me ilustrar com um exemplo: se alguém perder a razão e iniciar uma série de ofensas contra a sua pessoa, de nada adiantará você engrossar a voz e tentar rebatê-lo da mesma forma (querendo falar mais alto que ele), haja vista que desta forma estará se igualando a ele, ou seja, sendo uma pessoa hostil, ignorante e dotada de uma atitude extremamente ultrapassada e infantil. Sendo assim, o ideal é agir com sensatez e equilíbrio, esperando que esse “dinossauro” esfrie sua cabeça e possa, dessa forma, refletir um pouco sobre sua lamentável atitude.

18 – Seja irreverente: as pessoas são muito iguais e pouquíssimas são aquelas que agem diferente da maioria, ou seja, dificilmente você conhece alguém sem par nesse mundo padronizado em que vivemos. Sendo assim, busque ser a diferença na vida das pessoas, pois, dessa forma, você será considerado único e colherá bons frutos por isso.

19 – Tenha a capacidade de influenciar as pessoas: sabe aquela pessoa que repara que um amigo está querendo ir embora e faz de tudo para que o mesmo desista de sua ideia? Seja convencendo-o de que vale a pena ingerir mais um “copinho” de cerveja ou dizendo que também está para sair e que, se o mesmo tiver um pouco de paciência e puder esperar uma “meia horinha”, eles podem ir embora juntos? Pois é, essa pessoa tem o poder de influenciar os outros e de vender a sua ideia para eles e, melhor ainda, tudo de uma forma simples e objetiva. Se quiser conquistar pessoas, busque agir dessa forma, pois assim você será lembrado como alguém que aprecia os momentos com os amigos. Influenciar uma pessoa nada mais é do que demonstrar para ela que sua ideia é algo que irá beneficiá-la, de modo que se a mesma refletir sobre o assunto proposto indubitavelmente chegará a essa conclusão (e sua ideia será aprovada).

20 – Surpreenda as pessoas: busque arriscar mais, ser mais ousado e, principalmente, não ser previsível, pois nada é mais gratificante para uma pessoa do que ser surpreendida por alguém. Em outras palavras, você precisa fazer coisas que ninguém mais faz a não ser você mesmo, contribuindo para a mudança de cenários e, consequentemente, para a felicidade das pessoas.

Uma ótima maneira para crescermos em todos os sentidos é aprendendo a conquistar pessoas, porque o mundo vive em constantes conflitos e alguém que consegue fazer o processo inverso, ou seja, o de unir os semelhantes, possui total capacidade para mudar não só sua própria vida, mas também a de todos aqueles que estão ao seu redor, transformando cenários caóticos em soluções inteligentes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: