Jul
30
29 de julho de 2015 - 18:00

3-motivos-para-calar-boca-no-mundo-dos-negocios-televendas-cobranca

Às vezes, é melhor continuar quieto do que falar o que pensa. Saiba por que o silêncio pode ser sua melhor estratégia de comunicação

Quem comanda uma empresa precisa falar. Quando o negócio ainda é pequeno, é o empreendedor que orienta os funcionários, se relaciona com clientes e se comunica com fornecedores. Mas há momentos em que o melhor é ficar quieto. Pode ser que um simples comentário coloque em risco uma relação frutífera com alguém essencial para o funcionamento do negócio.

Para Lee Colan, colunista do site da “Inc.”, um empreendedor calado não vai conseguir novos negócios, por exemplo. No entanto, o silêncio pode evitar uma série de crises. Ele listou o que você consegue manter ao ficar com o “zíper na boca”:

1) Mantenha relacionamentos

Colan resume as consequências de palavras impróprias com um dito popular em países de língua inglesa: “falar é de graça, mas você não pode comprar de volta o que você disse.” Ou seja, é até possível gerenciar a crise causada por uma frase equivocada, mas a relação com quem foi afetado nunca será a mesma. Ficar calado, pelo menos até a escolha das palavras certas – e do tom de voz mais apropriado – reduz bastante a chance de alguém ficar desconfortável com o que você disse.

2) Mantenha o foco

Em um ambiente de trabalho, principalmente em empresas mais informais, todos têm liberdade de falar o que quiser. No entanto, se a equipe não for disciplinada, pode ser que muito tempo seja perdido em conversas inúteis. Na pior das hipóteses, essa falta de amarras pode fazer alguém se sentir ofendido.

Se você comanda um ambiente mais descolado, experimente ficar mais quieto por um tempo. Isso mostra, segundo Colan, que você tem foco. É legal não trabalhar em um lugar “engessado”, mas o objetivo principal ainda é realizar suas tarefas – no tempo certo, de preferência.

3) Mantenha o respeito

Como empreendedor, você é o líder da equipe. Seus funcionários estão sempre olhando para você. Segundo o especialista, um chefe que não para de falar besteira perde a credibilidade. Além disso, uma crítica direta mais deselegante a um funcionário pode desestabilizar toda a equipe.

Para concluir, segundo Colan, os ouvidos de um líder são mais poderosos que a boca. Seja um exemplo para o seu time, usando as palavras e o silêncio com sabedoria.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: