Mar
12
11 de março de 2015 - 18:02

3-regras-para-participar-de-varias-selecoes-ao-mesmo-tempo-televendas-cobranca

Por: Camila Pati

Inscrever-se em vários processos seletivos é quase uma lei para quem deseja conquistar uma oportunidade profissional logo.

Ansiosos em vestir um crachá de funcionário o quanto antes, deixando para trás o período “sombrio” do desemprego, candidatos apostam na máxima: quanto mais seleções, melhor.

A prática pode, sim, ser eficiente, mas um toque de estratégia é fundamental para aumentar as chances de garantir um bom emprego e não sair com a imagem “arranhada” perante recrutadores e empresas preteridos.

Confira o que indicam os recrutadores para quem está nesta situação:

1. Foco na escolha dos processos

Não há sentido em participar de entrevistas para as quais não há interesse efetivo. “O candidato deve ser seletivo na hora de escolher os processos, para não perder tempo”, diz Frédéric Ronflard, diretor da Robert Walters.

A dica é ter critério em relação à escolha dos processos. “Não importa o número de seleções, mas a pessoa tem que ter foco para conseguir manter a coerência na sua atuação”, diz o coach Homero Reis.

Ronflard concorda. “Não vejo problema em, por exemplo, um contador com experiência em varejo se inscrever em 20 processos para funções de contabilidade em empresas do setor porque ele está indo aonde tem certeza de que tem o perfil requisitado”, diz.

Segundo ele, inadequado seria este profissional mandar seu currículo para empresas em nada relacionadas ao seu perfil e para funções em que ele não preenche os requisitos.

Reis conta que já ter visto muitos candidatos participarem de seleções para um tipo de atividade muito aquém (ou além) de suas competências profissionais. E ele faz um alerta:  uma das competências mais valorizadas atualmente é a capacidade de dizer não e de fazer escolhas. Mostre, de cara, que você sabe fazer isso.

2. Estratégia para conseguir as entrevistas

Mandar currículos aleatoriamente para funcionários de uma mesma empresa é um erro frequente. Evita uma exposição negativa, o profissional que escolhe o canal correto para o envio. Priorize pessoas da sua rede de contatos que estejam trabalhando nas empresas que são seu alvo principal.

Uma tática que dá resultados é priorizar organizações em que você tenha vontade de trabalhar, que tenha conhecidos seus como colaboradores e que estejam com oportunidades em aberto. Suas chances de conseguir a entrevista de emprego crescem quando há a concentração destas três características.

3. Sinceridade vai contar pontos

Quebrar a confiança na relação com o recrutador só vai prejudicá-lo. Você não precisa anunciar logo no começo da entrevista que está inscrito em vários processos seletivos, mas caso esta pergunta surja durante a conversa, não tenha receio em dizer a verdade.“Assim, o candidato já prepara a empresa, caso ela precise fazer uma proposta mais vantajosa”, diz Ronflard.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: