Apr
03

Oito lições para melhorar o processo seletivo dos dois lados

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: Valor Econômico
02 de abril de 2014 - 18:02

Oito-licoes-para-melhorar-o-processo-seletivo-dos-dois-lados-televendas-cobranca

Há desafios nos dois lados do processo de recrutamento, e erros simples podem ser o suficiente para custar um emprego ou a oportunidade de contratar o candidato ideal. O site de carreira americano CareerBuilder selecionou, por meio de uma pesquisa com 5.518 pessoas em busca de trabalho e 2.775 gerentes de RH, as principais lições que se deve ter em mente antes de começar esse processo.

Segundo a vice-presidente de recursos humanos do CareerBuilder, Rosemary Haefner, o estudo busca avaliar os comportamentos e percepções diferentes entre aqueles que sentam frente a frente na hora de uma entrevista de emprego. Essas diferenças, segundo ela, podem prejudicar ambos os lados. “Ás vezes há um descompasso entre o que os recrutadores e os profissionais esperam de um processo seletivo”, diz ela.

Para quem procura emprego:

1) Esteja preparado para falar com a “cúpula” durante uma entrevista de emprego. Segundo a pesquisa, 38% das empresas fazem os candidatos passarem por entrevistas com executivos de diretoria.

2) Fique atento a sua “pegada” na internet, fazendo uma limpa no que pode prejudicar as chances de conseguir um emprego antes de começar um processo seletivo. Segundo a pesquisa, 48% dos recrutadores usam o Google para procurar o nome dos candidatos, 44% pesquisam a pessoa no Facebook e 27% monitoram a atividade do profissional no Twitter.

3) Conheça seu público. Procurar emprego em empresas que tenham o seu perfil não é o suficiente, é importante mostrar aos recrutadores que você sabe disso. Quase um quarto dos gestores de RH (23%) desistem de candidatos que não pareçam estar alinhados com a cultura da empresa, e 18% eliminam do processo aqueles com expectativas salariais altas demais.

4) Etiqueta é importante. Além de causar uma boa impressão durante a entrevista, é importante reforçá-la depois. Mais da metade (58%) dos recrutadores dizem que é essencial entrar em contato com a empresa após a conversa para agradecer pela oportunidade.

Para recrutadores:

5) Esteja presente em dispositivos móveis. Pelo menos metade dos profissionais em busca de trabalho que possuem smartphones passam mais de três horas procurando vagas em dispositivos móveis toda semana, e 65% dos que o fazem desistem de um site que não esteja adaptado para o celular. Mais importante: 40% ficam com uma impressão negativa da empresa.

6) Reputação pode ser mais importante do que dinheiro. Mais da metade (68%) dos profissionais em busca de emprego aceitariam um salário menor se ficarem com uma boa impressão da empresa durante o processo seletivo. O mesmo para empresas que são muito bem avaliadas por outros profissionais ou que tenham recebido atenção positiva da mídia recentemente.

7) A marca do empregador é importante. Para 46% dos entrevistados, a marca da empresa tem um papel muito grande na hora de se candidatar a um emprego.

8) Os candidatos estão cada vez mais interessados em trabalhar em um lugar que ofereça equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para 72%, oferecer horários flexíveis é um fator importante na hora de decidir por uma vaga.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: