Nov
05
04 de novembro de 2015 - 18:06

A-ansiedade-que-entorpece-a-mente-do-profissional-por-ubiratan-dib-televendas-cobranca

Você já reparou no seu dia a dia que a maioria das pessoas ao seu lado, seja na rua, no trânsito ou no transporte público, anda com muita pressa?

Para quem tem o hábito de viajar a trabalho, já percebeu que antes mesmo da aeronave estacionar e o comandante autorizar, as pessoas já desatam o cinto e se levantam para pegar a mala de forma desesperada no compartimento para ficar aguardando minutos em pé?

Além disto, e a necessidade de estar o tempo todo conectado, visualizando conversas e páginas na internet pelo celular, criando dependência ao ponto de deixar de conviver com os amigos e familiares de forma real?

Bom, fiquem tranquilos, pois quem escreve está anos-luz de ser um monge tibetano, mas algo que sempre me preocupou foram as notícias sobre depressão causadas por estresse e ansiedade.

Hoje, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros sofrem de depressão, e nos últimos anos, este foi um dos motivos mais frequentes de afastamento do trabalho pelo INSS.

Em linhas gerais, a busca desenfreada pelo sucesso profissional e a sensação de que a vida passa muito rápido são os principais geradores da ansiedade, fazendo com que as pessoas desprezem a necessidade para reflexões sobre a sua existência, exercício da fé em algo e momentos de descanso, lazer e cultura com qualidade.

Com o único intuito de convidá-los a refletir sobre o assunto, sem qualquer pretensão de afirmar que existe uma fórmula fácil e acessível a todos, vou elencar algumas questões que eu considero importantes e que valem a pena investir para afastar qualquer sensação de ansiedade:

• Aceitar que as pessoas que estão ao seu lado são seus semelhantes, onde todos, indistintamente, têm o seu quinhão de angústias e sofrimentos, independente de qualquer condição social, profissional etc. Pode parecer estranho, mas inclusive as pessoas muito bem-sucedidas e com excelente patrimônio experimentam outros tipos de conflitos internos graves. Como exemplo, os países com pessoas que têm melhores condições financeiras e de infraestrutura fornecidas pelo governo, tais como Dinamarca, Canadá, Estados Unidos e Suíça, e por isso, consideradas mais “felizes”, possuem um dos mais altos índices de suicídio causado por depressão;

• Aceitar que grande parte da humanidade sofre com privações severas das quais você jamais experimentou;

• Aceitar que nascemos e vivemos num país continental com muitas injustiças, mas que devemos cumprir o nosso papel de cidadãos e contribuir para a sua evolução;

• Por mais difícil e árduo que seja, busque sempre o trabalho que te dê prazer e não te deixe com uma rotina monótona. Se não está feliz, mude, mas antes disso, avalie suas condições no mercado de trabalho para uma possível recolocação;

• Tenha uma atividade ligada às artes para te auxiliar na descompressão, como música, pintura, dança etc.;

• Pratique algum tipo de atividade física;

• Aproveite intensamente a vida em família e com os amigos;

• Diminua o seu ritmo e vá ao médico quando perceber que algum órgão do seu corpo apresenta dor crônica; e

• Tenha fé em algo e ame alguém.

Abraços e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (4)
  1. Fantastico !

    Steve Vai – “For The Love Of God”

    Irenilda Mota em 05 de novembro de 2015 - 20:53
  2. Excelente e verdadeiro.

    Irenilda Mota em 05 de novembro de 2015 - 20:50
  3. Uma perfeita reflexão.

    Sara em 05 de novembro de 2015 - 20:07
  4. Excelente! !

    Euziene Lara Pompermayer em 04 de novembro de 2015 - 20:56

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: