Feb
05
04 de fevereiro de 2020 - 17:11 - atualizado às 17:15

Administre-o(s)-genio(s)-da-sua-equipe-por-daisy-blanco-Redação-Gestão-televendas-cobranca

Talvez um dos maiores problemas, aliás extremamente difíceis de serem enfrentados pelos gestores seja: o que fazer quando o gênio não é aceito pelo time. O gênio éaquela pessoa que é uma estrela na empresa, aquele que na sua genialidade consegue escalar oportunidades e arrancar bons resultados individuais. Consegue trazer novas perspectivas e adoramudanças, mas ao mesmo tempo com quem é muito difícil trabalhar, e a equipe literalmente trava e o ambiente fica tenso.

Os gênios são homens e mulheres que sempre serão grandes diferenciais, mas que também são os geradores de muitos conflitos na equipe. Dão enorme trabalho administrá-los. Os gênios podem ser extremamente valiosos e produtivos porque são capazes de criar ótimos produtos e ter alta performance. Por terem insights rápidos são simplesmente adoráveis. Mas quando possuem um ego grande demais costumam aplicar muita energia em ganhos pessoais em detrimento dos ganhos coletivos. Esse tipo de atitude de se colocar em primeiro lugar e acima de tudo e de todos pode causar ressentimento nos outros e afetar o desempenho e trabalhode toda uma equipe.

Mas como que a gente resolve então?

Reconhecendo o desempenho do gênio certamente, mas apresentandoum feedback realista e conclusivo do comportamento dele. Fazer com que enxergue e invista energia mudando-se ao máximo.Fazer com que reflita sob a ótica dos demais membros do time (empatia). Promovendoo equilíbrio entre a postura e o resultado. Se o comportamento apesar de nãoser o desejado,dá para tolerar e contornar, as recompensas serão imensas, muito mais de genialidade e menos situações problemáticas no ambiente e em equipe.

Mas cuidado!!! Nunca tolere pessoas que cruzam linhas éticas como por exemplo asmentiras, as falhas de integridade,intrigas com pares e subordinados, assédio e maus tratos com colegas. Esses são casos que são até fáceis para você tomar uma decisão, demiti-lo obvio. Os casos mais difíceis são aqueles em que a pessoa não cruza essas linhas e fica complicadodeterminar quando o dano causado excede suas contribuições. Exemplo claro disso é quando o gênio atrapalha a comunicação na equipe, interrompe quando os outros falam ou impede ou repreende ao ponto de as pessoas terem medo de falar o que pensam.

O gênio também demanda muito tempo de gestão principalmente quando se conclui que o comportamento dele tornou o ambiente tóxico para os demais da equipe.Ligue o alerta se você tem que passar horas e horas controlando os danos causados pelos gênios,isso é mau sinal. Nesse caso os conflitos internos tendem a crescer e sair do controle.  Significa que a coisa foi longe demais. Se seu tempo se escassa ou a maior parte dele é gasto discutindo com uma pessoa e o efeito raramente é construtivo tanto pior para sua gestão.

Você gestor deve decidir quando e quanto o gênio é importante na sua cadeia produtiva.  Certifique-se: esse gênio que você tem aí que trabalha com você tem as prioridades claras, conhece os objetivos da empresa, do time e seu? Ele rema junto com você e o time ou ele tem um comportamento demasiadamenteexcêntrico? O quanto ele está disposto a contribuir com o todo para que a equipe brilhe no trabalho?E a última questão, se o gênio precisa trabalhar de forma colaborativa,e se não o faz, por que não o deixar ir embora. Pense nisso.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Excelente trabalho a todos!!!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: