Jul
16
15 de julho de 2013 - 18:48

Chefe-nao-e-o-culpado-por-voce-trabalhar-demais-diz-especialista-televendas-cobranca

Saiba como organizar sua vida profissional para conseguir conciliar com a vida pessoal

Por: Juliana Américo Lourenço da Silva

Você é daqueles que trabalham tanto que não tem tempo para a família e outras atividades, e ainda coloca a culpa no chefe? Se for, pare de culpar seu empregador e passe a assumir suas responsabilidades na gestão de seu trabalho e compromissos de vida – pelo menos é o que diz especialista.

Segundo a revista Fortune, o consultor de trabalho, Cali Williams Yost, acredita que a tecnologia e a economia global deram fim à divisão entre trabalho e casa, sendo que as empresas não estão mais em posição de dizer quando parar de trabalhar, quais tarefas priorizar ou como definir limites pessoais.

“Estamos chegando a um ponto natural, onde as empresas não podem fazer muito mais do que estão fazendo: oferecendo flexibilidade. Agora nós precisamos fazer uso disto”, explica.

Mudança de emprego?

Segundo Yost, cerca de 75% dos empregados acreditam que o patrão é quem deve fornecer uma vida profissional flexível. Para o diretor executivo do Boston College Center for Work and Family, Brad Harrington, independentemente de trabalhar em um local que apoia a flexibilidade ou não, a responsabilidade de fazer o trabalho é de cada um.

Claro que nem todo chefe tem desenvolvido uma abordagem funcional para o trabalho flexível, sendo que já muitos trabalhadores lutando contra chefes desatualizados que se opõem a flexibilidade, mesmo com os registros de maior produtividade e maior satisfação do trabalho. Caso da CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, que proibiu os funcionários da empresa de fazerem home office.

Na hipótese de estar lidando com um chefe desatualizado, o trabalhador tem duas opções: trabalhar dentro das limitações que são impostas, ou mudar de emprego.

Como restaurar a vida profissional

Para começar a restaurar a vida profissional e sanidade mental, é preciso avaliar as exigências sobre o seu tempo pessoal e profissional, no contexto de suas aspirações para a carreira e vida doméstica. Assim, certifique-se de capturar uma imagem completa, combinando seus dados pessoais e calendários de trabalho, recomenda Yost.

Além disso, diz ele, a cada semana, reserve um tempo para listar todas as tarefas pessoais e profissionais na agenda e conforme observar a data do compromisso, será possível alterar seu horário no trabalho ou então avisar a família e amigos de possíveis atrasos ou cancelamentos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: