Jun
19

Chegou a hora de mudar de emprego?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
18 de junho de 2018 - 18:00

Chegou-a-hora-de-mudar-de-emprego-televendas-cobranca

Saiba se está na hora de se aventurar em busca de um novo emprego ou nova carreira.

Por: Francisco Jr

Muitas pessoas, hoje, no Brasil, se dizem infelizes no seu trabalho. Segundo uma pesquisa feita pelo International Stress Management no Brasil (Isma-BR), apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional. A imensa maioria tem se arrastado todos os dias para sair de casa e trabalhar.

Mas devemos ter cuidado ao ler esses números de forma fria. Muito disso se deve a uma inquietação genuína da Geração Y e Z, que não tem paciência para amadurecer em uma posição para galgar novos postos, e muito se deve ao fato de que as pessoas podem estar insatisfeitas com elas mesmas. É preciso fazer uma avaliação e buscar um autoconhecimento profundo para saber se o problema está na empresa e no emprego ou nelas mesmas.

Veja o risco de se trocar um emprego pelo simples fato de trocar. Um levantamento feito pelo site Trabalhando.com mostra que 39% das pessoas que aceitaram uma nova proposta não ficaram mais felizes. Isso acontece porque as pessoas não possuem um plano para as suas carreiras. Dois grandes erros de quem não planeja sua carreira é a ansiedade em pedir demissão quando não está satisfeito, ou a demora em tomar a decisão de sua saída, erros esses que não seriam cometidos caso o planejamento existisse e fosse seguido.

Existem vários motivos que podem levar uma pessoa a deixar um emprego. Entre eles, destaco alguns, como, remuneração incompatível ou baixa, falta de reconhecimento, pressão por resultados, rotina desgastante, entre outros.  Porém, antes de sair pedindo demissão, é preciso cautela para identificar os reais problemas, verificar a possibilidade de soluções e fazer uma pesquisa de mercado. Fazer e seguir um planejamento de mudança de carreira é fundamental.

Se você responder NÃO a qualquer uma dessas perguntas, é um indicativo que é chegada a hora de mudar:

1. Meus valores pessoais estão alinhados com os valores da empresa?

2. Minhas habilidades estão sendo utilizadas e valorizadas?

3. Tenho vontade (desejo) para realizar o que a empresa espera de mim?

4. Tenho desejo de crescer dentro da empresa?

5. Vejo o futuro da minha carreira nessa empresa?

6. As questões do trabalho que eu não consigo lidar não me afetam, nem à minha saúde?

Mas lembre-se de um conselho! Responder essas questões pautadas pela emoção pode ser uma armadilha! Respire fundo, reflita onde está o problema, estude a temperatura do mercado e faça um planejamento, por escrito de sua carreira. Nessas horas pedir ajuda nunca é demais!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: