Aug
19

Como criticar com bondade para ser ouvido

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Hype Science
18 de agosto de 2015 - 18:00

Como-criticar-com-bondade-para-ser-ouvido-televendas-cobranca

Pensamento crítico é muito importante para o avanço da sociedade. No entanto, hoje em dia, em vez de discussões frutíferas que rendem bons resultados, debates são geralmente apenas duelos de egos.

Mas não precisa ser assim – existem maneiras de ser crítico e ainda ser educado, de discutir não para “conquistar”, mas sim para “chegar à verdade”, de não querer ser o certo a todo custo, mas sim buscar melhorar o entendimento coletivo.

O filósofo Daniel Dennett sintetizou os quatro passos de uma lista de regras formuladas há décadas pelo legendário psicólogo social Anatol Rapoport, mais conhecido por originar a famosa estratégia “olho por olho” da teoria dos jogos, de como compor um comentário crítico de sucesso. Confira:

Você deve tentar “reexpressar” a posição do seu oponente de forma tão clara e vívida que ele pense: “Obrigado, eu queria ter pensado nisso antes”.

Você deve listar todos os pontos de concordância entre os dois argumentos (especialmente se eles não são questões de acordo generalizado).

Você deve mencionar toda e qualquer coisa que aprendeu com o seu oponente.

Só então você está autorizado a dizer tanto quanto uma palavra de contestação ou crítica.

Se ao menos o mesmo código de conduta fosse aplicado a comentários críticos online, o mundo virtual seria um lugar melhor e menos hostil.

O que Dennett apontou é que é importante conhecer o lado do seu oponente e no que vocês dois concordam antes de partir para o ponto no qual vocês diferem – só assim se pode chegar ao melhor resultado, ou seja, à verdade.

E, caso você esteja pensando que essa é uma abordagem ingenuamente utópica, Dennett afirma que, na verdade, é uma estratégia psicológica bem estabelecida que tem o poder de tornar o seu adversário mais receptivo para sua crítica ou dissidência, o que por sua vez ajuda a avançar a discussão.

Não custa tentar, não é mesmo?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: