Mar
30

Como o dia a dia no trabalho impacta seu humor no fim de semana

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Valor Econômico
29 de março de 2017 - 18:02

Como-o-dia-dia-no-trabalho-impacta-seu-humor-no-fim-de-semana-televendas-cobranca

Por: Letícia Arcoverde

Estar insatisfeito com o emprego pode prejudicar bastante o humor de alguém durante os dias úteis. Mesmo esses profissionais, no entanto, costumam comemorar a chegada do fim de semana e do tempo livre que os deixa se desligar do trabalho e usar as horas livres para praticar atividades de lazer na companhia de pessoas mais queridas que os colegas de empresa.

Mas um novo estudo aponta que a insatisfação com a rotina profissional pode ter um impacto ainda mais intenso do que o imaginado no humor de uma pessoa mesmo durante o fim de semana.

Publicado pelo National Bureau ofEconomicResearch, dos EUA, a pesquisa foi desenvolvida por John Helliwell, professor na Vancouver Business School, no Canadá, e Shun Wang, da coreana KDI SchoolofPublicPolicyand Management. Os pesquisadores usaram dados de uma pesquisa da Gallup realizada anualmente com trabalhadores americanos para medir o “efeito do fim de semana” em diversas emoções — como felicidade, estresse e raiva — em profissionais com relações diferentes com o emprego.

Uma das descobertas foi que profissionais que gostam de seus empregos sentem menos esse efeito — ou seja, seu humor não sofre variação intensa entre os dias de semana e as folgas. “Em um ambiente de trabalho mais favorável, os profissionais tendem a sentir mais emoções positivas e menos negativas na comparação com pessoas que não gostam de seus trabalhos”, dizem os pesquisadores.

A pesquisa aponta que o fim de semana tem impacto maior nas emoções negativas: o nível de estresse diminui em 32% na comparação com os dias de semana, enquanto a raiva e preocupação caem cerca de 24% cada. Já os níveis de emoções como prazer e felicidade aumentam nos fins de semana, mas em menor proporção, chegando a uma variação de no máximo 7%.

Quando os pesquisadores analisaram separadamente os dados de profissionais que se diziam satisfeitos com o trabalho e aqueles que não gostavam do dia a dia profissional, viram que cerca de 75% da variação apresentada em emoções como felicidade e prazer podia ser explicada pela satisfação no trabalho, enquanto não mais do que os 25% restante são atribuídos ao contato que a pessoa tem com amigos e familiares durante o fim de semana.

O estudo também revela que profissionais que trabalham em tempo integral sentem os efeitos do fim de semana com até duas vezes mais intensidade do que aqueles que trabalham em meio período.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: