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25 de janeiro de 2017 - 18:06

Como-recrutar-o-profissional-certo-para-a-funcao-certa-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

O capital humano é o principal responsável pelo sucesso das empresas. Afirmo que sem o profissional certo os negócios não decolam e a tecnologia não ganha real espaço. Recrutar e selecionar profissionais ganhou importância estratégica dentro das práticas relacionadas a gestão de pessoas porque escolhas mais acertadas permitem a formação de equipes de alto rendimento. Mas, ter o profissional certo para a função certa não é tão simples assim!!! Incorporar ao time colaboradores capacitados e engajados é sempre um grande desafio, porque além do conhecimento técnico e preciso ter habilidades comportamentais que complementam o perfil do profissional, a exemplo a maturidade, equilíbrio emocional, potencial de crescimento, identificação com a empresa e automotivação.

Para garantir a assertividade desse processo, é válido tomar alguns cuidados. Primeiro trace o perfil comportamental ideal para a vaga. Além dos fatores tradicionais, como experiências anteriores, conhecimentos técnicos, cursos e especializações, é fundamental relacionar quais as competências comportamentais que serão mais exigidas no dia a dia desse colaborador, aspectos relevantes, como comunicação interpessoal, poder de persuasão e negociação, espírito de coletividade, potencial de liderança e senso de responsabilidade.

Na divulgação de vagas utilize os canais coerentes ao perfil procurado para aumentar as chances de atrair currículos interessantes. Possibilite um recrutamento interno antes de iniciar a seleção no mercado. É provável que alguns colaboradores tenham o perfil e a experiência necessários para assumir um cargo mais importante. Essa prática também colabora para aumentar a motivação da equipe e incentiva o aprimoramento dos demais profissionais. Mas se a decisão for por um recrutamento externo, vale a pena considerar indicações dos próprios colaboradores, essa abertura costuma estabelecer uma nova relação de confiança e corresponsabilidade com o time. Outras dicas:

1. Toda empresa deve ter uma identidade própria, algo que se difere das demais. Para isso, é preciso reforçar, interna e externamente, a cultura e os valores para que estejam presentes em todos os processos e políticas. A identidade corporativa é responsável por atrair profissionais que compartilham dos mesmos ideais e iniciativas, simplificando todo o processo de recrutamento.

2. É fato que bons profissionais têm mais interesse por boas empresas. Assim, construir uma reputação de boa empregadora é fundamental para assegurar uma grande oferta de candidatos potenciais, qualificados e identificados com os valores da marca. Por isso, é importante investir em práticas que colaborem para um clima organizacional saudável e produtivo, principalmente, com foco em gestão de pessoas e em iniciativas inovadoras. Além, claro, do marketing externo, aproveitando as redes sociais, páginas e blogs para divulgar a identidade e fortalecer a imagem da empresa.

Excelente trabalho a todos !!!

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

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