Jun
05

Entenda a remuneração variável no call center

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Teclan
04 de junho de 2017 - 14:10

Entenda-a-remuneracao-variavel-no-call-center-televendas-cobranca

Um dos temas mais discutidos entre diferentes setores é a forma de incentivar a produção dos colaboradores e alcançar as metas da empresa. As técnicas são diversas, desde motivacionais, de processos até estratégias de gestão. Dentro dos call center, um dos modelos, em especial, tem conquistado bastante espaço. A remuneração variável, conhecida também como P4P, ou Pay for Performance (Pagamento por Performance), tem os seus adeptos e críticos. Mediante a sua importância, por meio da sugestão de um leitor, optamos por abordar sobre como a remuneração variável funciona dentro das centrais.

Remuneração variável no call center: o que é?

Os valores das empresas estão mudando. Não se trata apenas de contratar funcionários, mas de construir uma equipe alinhada e de alta performance. Para isso, muitas empresas, sendo os call centers de forma mais significativa, têm apostado na remuneração variável como forma de incentivo e cumprimento de metas. De forma geral, a remuneração variável funciona como uma recompensa por desempenho, ou seja, complementa, mas não substitui a remuneração fixa.

São diversas as formas de aplicar a remuneração variável. Os prêmios ou recompensas podem representar desde uma participação maior na própria empresa, gratificações voluntárias, participação nos lucros, até o recebimento de bônus em função de determinado indicador. Aliás, os indicadores de desempenho ou performance são fatores determinantes na aplicação da remuneração variável. Para alcançar ou evoluir em determinado item de performance dentro do call center, as empresas costumam bonificar equipes e supervisores. É comum que a partir do uso de métricas para alcance de metas, estabeleçam-se regras fixas de consolidação do método.

Além disso, é imprescindível que o call center conheça e aplique a legislação que rege a implantação da remuneração variável. Somente assim, o programa será eficiente e sem riscos jurídicos.

Remuneração variável no call center: como aplicar?

Para garantir o sucesso da remuneração variável no call center é necessário planejar com antecedência como será a sua aplicação. Entre os fatores a serem considerados estão:

Objetivo: qual será o indicador que irá guiar a mensuração do desempenho?

Regras gerais: tipo de bonificação, tempo para cumprimento de meta, pré-requisitos para participação de setores ou colaboradores, ciclos de indicadores, etc.

Engajamento: além de monitorar resultados, é preciso avaliar se o método está realmente gerando engajamento da equipe. Caso contrário, é preciso avaliar o processo e identificar o ponto crítico.

É fundamental que a remuneração variável não se torne motivo de ansiedade e transtornos para os colaboradores. Pelo contrário: o objetivo é avaliar se o método está criando novos vínculos entre as equipes com o desempenho dos indicadores da empresa, incentivando a superação profissional e aumentando a produtividade.

Como a remuneração variável funciona dentro do seu call center? Comente.

Fonte: http://www.teclan.com.br/entenda-a-remuneracao-variavel-no-call-center/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Eu trabalho com a Remuneração Variável e faz toda diferença em nossa empresa, ainda mais porque nosso foco é cobrança, então as equipes tem essa remuneração individual e ao final se a equipe atingir a meta ainda tem um bônus extra , tem dado bom resultado, acredito ser o que mais dá certo ao final dos fechamentos.

    cecob em 04 de julho de 2017 - 08:40

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: