Apr
01

Existe o descanso mental?

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Administradores.com
31 de março de 2013 - 16:00

Existe-o-descanso-mental-televendas-cobranca

Como encontrar descanso no século XXI?

Por: Marco Cuadros

Após os 23 anos dificilmente encontramos tempo para descansar. Alguns, mesmo mais cedo. O curso universitário termina e dedica-se tempo para trabalhar com o intuito de crescer na empresa e na profissão. Acha-se normal nesse período se esforçar ao máximo, trabalhar mais mesmo sendo estagiários ou trainees. A realidade é que mesmo com esses “nobres” pensamentos, é nessa etapa da vida que se formam os hábitos que acompanharão os jovens pelo resto de sua vida profissional. Finalmente, corre-se o risco de perder a noção do tempo e do espaço no sentido de perder o equilíbrio em varias áreas da vida.

Dificilmente as pessoas trabalham 8 horas conforme o discurso apregoado no momento da contratação ou pela legislação trabalhista de nosso país (atualmente, no máximo 44 horas semanais). Além de trabalhar 9 ou 10 horas por dia, a “ética profissional invisível” que funciona nas organizações prega a disponibilidade do funcionário além dos limites do expediente pactuado no momento da contratação. Esta disponibilidade não se encontra vinculada à presença física do funcionário no local de trabalho, mas a um gerenciamento remoto, pelo telefone ou à solução de problemas organizacionais em casa com um computador com acesso à rede empresarial. Esta prática não é estranha, ela permeia o ritmo do trabalho que hoje é considerado “normal” e à qual todos precisam se adaptar de uma forma ou de outra.

O grande problema surge quando o funcionário descobre, por cansaço ou doença, que é também um ser humano, e como ser humano precisa atender suas necessidades sociais, familiares e pessoais fora da organização. É com esta descoberta que o funcionário entra em uma crise de valores (valores organizacionais vs. valores pessoais) influenciando positiva ou negativamente todo seu entorno social e profissional para finalmente influenciá-lo com suas decisões.

Para evitar este tipo de crise tanto nas organizações quanto nas relações pessoais, médicos e especialistas da saúde tem chegado a uma conclusão extremamente importante para a obtenção de maior qualidade de vida: é muito bom descansar.

Cirilo Veloso fez uma ilustração incrível:

“Um arqueiro caminhava pelas redondezas de um mosteiro quando viu alguns monges no jardim bebendo e se divertindo. Não se contendo, o arqueiro disse aos monges:

- Como vocês são cínicos! Dizem que a disciplina é importante e ficam bebendo às escondidas!

Ouvindo isso, o monge mais velho perguntou ao arqueiro:

- Se você disparar cem flechas seguidas, o que acontecerá com o seu arco?

- Meu arco se quebrará – respondeu o arqueiro.

O monge completou:

- Se alguém se esforça além dos próprios limites, também quebra sua vontade. Quem não equilibra trabalho com descanso perde o entusiasmo, esgota as energias e não chega muito longe. Portanto, faz bem, também para nós, nos divertimos um pouco, além de trabalhar!”.

A maioria das pessoas entende o descanso unicamente como o descanso físico. O descanso é muito mais do que simplesmente “dormir”, descansar significa relaxar a mente e o coração. Ficar na cama no sábado e/ou domingo, assistir TV ou fazer esporte enquanto solucionamos problemas organizacionais não é verdadeiro descanso. É importante e necessário descansar mentalmente. Descansar mentalmente significa “mudar o foco”, mudar a atenção, pensar em atividades que estejam longe de seu dia a dia, fora de sua rotina. Visitar a família sem preocupação nenhuma, fazer esporte sabendo que após o almoço você dormirá ou lerá o livro de sua escolha, receber uma ligação sabendo que é um amigo te convidado para um almoço e não um cliente.

Não é fácil encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional tanto quanto não é fácil realmente descansar no século XXI, mas mesmo com todas as pressões que esta vida nos impõe, ninguém pode retirar das pessoas sua liberdade de escolher. Assim, o verdadeiro descanso esta relacionado com uma escolha individual. Por conseguinte, a influência que você projetará em sua família, em seus círculos sociais e em sua vida profissional esta diretamente relacionada com a sua capacidade de fazer escolhas. Ou seja, você descansará ou não descansará unicamente se você quiser ou não quiser fazê-lo. Seu descanso não é de responsabilidade de ninguém, mas sua.

Nos últimos anos tenho pensado que descansar é perda de tempo e que poderia fazer atividades muito mais úteis do que simplesmente “descansar”. Graças a Deus, este pensamento pouco a pouco esta mudando. Pela primeira vez em muitos meses posso dizer com 100% de certeza que estou aprendendo a descansar, e sabem o que descobri, que quando você tem um propósito para o descanso, descansar é muito bom!

Mas afinal, o descanso é para todos? Sim, é para todos; físico e mental! Basta fazer uma escolha.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Muito boa esta mensagem. Adorei!!!

    Antonio Reginaldo Pavarina em 01 de abril de 2013 - 08:41

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: