Oct
04

O chefe gente boa, nem sempre é bom com gente

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
03 de outubro de 2013 - 20:33

O-chefe-gente-boa-nem-sempre-e-bom-com-gente-televendas-cobranca

Por: Marcelo Cuellar

Chefes são figuras emblemáticas em qualquer empresa. Assuntos do café, na hora do almoço, nos happy-hours, geralmente são criticados; existe sempre um chefe idealizado por alguns, um chefe que seja “gente boa”.

Você pode até pensar que este é o sonho de todo mundo: ter como chefe um cara realmente legal, quase que seu amigo, que possa lhe dizer as coisas ruins com tranquilidade, sem muito estresse e com quem a relação seja fluida e amistosa, sem precisar ter aquela sensação de hierarquia entre chefe e subordinado.

Um sonho para qualquer um, certo? Nem sempre. O depoimento de muitos profissionais que já entrevistei mostram que chefes “gente boa” podem esconder péssimos gestores. Mas o pior é que por serem “gente boa”, os possíveis danos de uma má gestão não aparecem de imediato.

Ser bonzinho ou maldoso é fácil. O difícil mesmo é ser justo! E bons gestores são justos. Justos no feedback negativo, no bônus diminuído, na promoção negada, mas também no elogio certeiro e na mão amiga quando a esperança parece faltar no ambiente de trabalho.

Gestor é o profissional que é bom com gente. E isto não é papo de headhunter ou de RH.

Chefes que são bons no desenvolvimento e na gestão de seu time, formam e engajam verdadeiros exércitos. Não necessariamente militares, mas exércitos de vendedores, de pesquisadores, de engenheiros  ou de qualquer outra área das empresas. Exércitos capazes de vencer as batalhas que o mercado competitivo nos impõe todos os dias.

Não é área de RH que é a responsável pela gestão das pessoas na empresa, são os gestores. Todos eles. E para ser gestor, tem que ser bom com gente.

Empresas detentoras dos melhores gestores colhem os melhores resultados. Parafraseando Peter Drucker, considerado o pai do management,  “um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”

BOA SORTE!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: