Caros Leitores do Blog Televendas & Cobrança, mais uma vez nos encontramos para falar sobre mais um ponto importante sobre estratégia das empresas.
Se me permitem, antes de abordar o assunto de hoje, gostaria de dizer que estou em Curitiba, participando de um projeto de consultoria em uma grande empresa e o item, mas falado por aqui envolve diferenciação e cuidado com o cliente. Pergunto a todos, Por que será? Vejam de fato o que nos estamos abordando nos últimos artigos aqui no blog. É importantíssimo pode diferenciar a empresa para o mercado.
Então vamos lá …
Já falamos do que realmente importa – que são as pessoas – também falamos das Estratégias Genéricas de Porter – Custo Total, Nicho e Diferenciação – esta última, uma das mais importantes em um mercado de concorrência acirrada como o nosso, onde além de concorrer pelos clientes , hoje concorremos até para captar e manter bons operadores.
Depois de definir o que realmente importa, e sua estratégia genérica, a boa estratégia diz que se deve tratar de definir Visão Missão e Valores – A Visão define resumidamente o que a empresa quer ser onde ela quer chegar.
Exemplo de Visão: Ser reconhecida no mercado como a empresa que encanta e inspira clientes, colaboradores, parceiros de negócio e acionistas.
Já a Missão pode ser traduzida em Como realizar a Visão da empresa.
Exemplo de Missão: Prover soluções de relacionamento sob medida com agilidade, flexibilidade e excelência, comprometidos com o sucesso das pessoas e do mercado.
E os Valores são os componentes mais importantes para os integrantes, clientes e sociedade que se relacionam com a empresa.
Exemplo dos Valores: Integridade, respeito aos colaboradores, responsabilidade financeira.
Geralmente estes 3 pontos são colocados em locais de fácil visualização a todos dentro da empresa e também são divulgados para o mercado. Mas pergunto a todos nossos leitores, o quanto de fato isto chega à base da pirâmide dentro das empresas?
Quantas vezes você parou diante de um quadro contendo estes dizeres e se perguntou o que isso tem q ver comigo?
Se você se fez esta pergunta e a resposta foi – Nada a ver comigo – ou nunca chegou até mim de fato – O que esta acontecendo e que a empresa não soube traduzir de maneira tangível para os colaboradores como a realização dos objetivos pessoais de cada um pode contribuir para a construção dos objetivos da empresa e por consequência atende os objetivos dos clientes e dos acionistas.
Esta tarefa não e fácil de ser feita pelos Estrategistas Empresariais, alinhar e traduzir os Objetivos da empresa com os objetivos pessoais dos colaboradores e a grande questão e estar alinhado com a VISÃO MISSÃO E VALORES da empresa e a grande chave entre o sucesso ou fracasso de uma organização.
A Visão da sua empresa o inspira de fato a buscar seus objetivos pessoais? E você já fez a sua declaração pessoal de Visão Missão? Pense nisso!
Meu e-mail de contato e o casfranco1@hotmail.com para seus comentários e criticas se concordam ou discordam dos pontos aqui abordados. Até breve!
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