Nov
21
20 de novembro de 2018 - 18:09 - atualizado às 21:30

Por-que-adoramos-frases-motivacionais-mas-nao-as-colocamos-em-pratica-por-ubiratan-dib-televendas-cobranca

Amigo leitor, vou iniciar este texto fazendo uma pergunta para você: quantas frases motivacionais e de incentivo você já leu hoje através dos seus aplicativos móveis? E quantos ‘bom dia’ você já recebeu dos seus grupos de WhatsApp?

Eu posso afirmar que recebi e recebo diariamente inúmeras mensagens deste tipo, mas isto é bom ou ruim?

Em minha concepção, por um lado é bom, porque temos a sensação de que as pessoas estão muito felizes e plenas, porém, de outro, quando eu lembro da vida real e dos relacionamentos pessoais, percebo que não é bem assim que acontece.

Tivemos a experiência recente de testemunhar os sentimentos mais apaixonados possíveis nas redes sociais em função das eleições, onde presenciamos muitos amigos praticamente entrando em “vias de fato” de forma escrita por causa de divergências políticas, além dos xingamentos, compartilhamento de atos de ódio, desejo de morte para alguns e daí para pior.

Onde eu quero chegar com isto? Que a tecnologia atual de comunicação aflorou muitos sentimentos guardados no íntimo das pessoas. Mas, por que isto não acontece na prática quando as encontramos? Parece-me que criamos mais coragem quando estamos escrevendo, entretanto, temos enorme dificuldade em expressar sentimentos nos relacionamentos pessoais, principalmente os bons.

Olhar fixamente no olho de outra pessoa e expressar um sentimento sincero não é uma tarefa nada fácil!

Quando colocamos o foco no mundo corporativo, em geral, não faltam injeções de ânimo por meio de treinamentos, campanhas motivacionais e criativos enfeites nos escritórios ou em áreas operacionais. Todavia, muitas vezes o líder mal cumprimenta as pessoas na rotina diária e não é gentil com aqueles que estão enfrentando algum problema ou não estão atingindo as suas metas.

Qual é o principal ponto de reflexão que quero trazer?

Temos que fazer o exercício de substituir as ações virtuais pelas ações pessoais, isto é, se espalhamos otimismo e encorajamento pelas redes sociais, que sejamos assim no mundo real.

Se há uma palavra que pode resumir esta ideia, esta palavra é coerência. Tudo o que formos fazer, desde as mínimas coisas, temos que fazer com coerência. Não adianta postarmos palavras de otimismo, de amor e benevolência, se na próxima esquina, ao sermos fechados por um motorista apressado ou distraído no trânsito, desejarmos ou pronunciarmos palavras que expressem rancor e ódio.

Está feliz e motivado hoje? Cumprimente as pessoas com um belo sorriso. Tenha certeza que o retorno será infinitamente melhor!

Abraços e até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: