Sep
11
10 de setembro de 2017 - 14:06

Reinvente-se-e-saia-com-sucesso-da-zona-de-conforto-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Caracterizada pelo conjunto de ações, pensamentos e comportamentos que mantido por determinado período apresenta uma situação livre de qualquer tipo de temor, ansiedade ou risco; garantindo desempenho constante e sentimento de segurança, no ambiente corporativo intitulamos “zona de conforto”.

Na zona de conforto, atividades, hábitos e posturas se encaixam em um padrão capaz de minimizar o estresse e as ameaças. Em linhas gerais, o indivíduo se contenta com uma dose de satisfação regular com baixos níveis de pressão e de preocupação. O cenário parece nem ser tão negativo, mas para realizar avanços em relação à performance e ao desenvolvimento profissional, sair da zona de conforto é essencial.

O problema surge quando a ideia de sair da zona de conforto provoca um sentimento de medo paralisante, impedindo o crescimento, atrapalhando a realização de sonhos e projetos, limitando o aprendizado e causando frustração. Os profissionais se sentem tão resguardados que acabam por apresentar rendimentos abaixo das expectativas deixando de contribuir de maneira efetiva para o sucesso do negócio.

Ao mesmo tempo em que é desastrosa a zona de conforto pode ser irresistível por isso, é imperativo perceber o quanto antes esse movimento e reinventar-se como profissional. Assim, interrompa com a rotina e vícios improdutivos, também ignore a tendência de escolher o caminho mais fácil ou conhecido para realizar as tarefas. Por fim encontre algo novo e desafiador, que exija autodisciplina, motivação, comprometimento e esforço constante se quiser sair da zona de conforto.

Eliminar a zona de conforto é mesmo um processo de aprendizado e de transformação pessoal, demanda foco e convicção, agora leia atentamente as dicas abaixo e tenha sucesso.

1. Aposte no autoconhecimento pois é fator determinante nessa trajetória, afinal, só por meio da percepção das próprias limitações, fraquezas, fortalezas, prioridades e valores é possível abandonar a acomodação, estabelecer objetivos e desenhar um plano de carreira realmente eficiente. Lembre-se o coaching é uma ferramenta bastante útil nesse processo.

2. Invista na preparação e na capacitação. O profissional qualificado é um profissional mais competente, vale cursos de especialização, graduação e pós-graduação, bem como a participação em palestras, seminários, ah… também é preciso lembrar do networking, porque o contato com outros profissionais ajuda a abandonar de vez a zona de conforto.

3. Proponha desafios. Novos projetos, tarefas ou rotinas devem ser pensados, assim como a possibilidade de dar início a atividades variadas.

4. Supere os medos. Identifique temores e suas causas, enfrente-os. Treinamentos direcionados, práticas, vivências, e o coaching podem gerar resultados incríveis.

5. Promova mudanças. Comece pelos ajustes mais simples e vá liberando a criatividade. Modifique hábitos que, de alguma forma, freiem as decisões, o desenvolvimento do pensamento e das ações. Assuma mais responsabilidades.

6. Adote uma atitude positiva e colaborativa. Demonstre capacidade de interação, de comunicação e de persuasão. Outras posturas também são esperadas, como o bom humor, a gentileza e a coletividade. De voz às próprias ideias e opiniões, compartilhando conhecimentos e informações no grupo.

7. Esqueça de vez o comodismo. Parece razoável que o comodismo apareça juntamente com a falta de estímulo ou quando as atividades passam a ser muito operacionais, exigindo pouco do seu esforço intelectual. Por isso, nesse caso, é fundamental reestruturar as rotinas, trazendo de volta o dinamismo e o entusiasmo na execução.

8. Também não se esqueça que estar fora da zona de conforto significa ser mais questionador, crítico, observador, proativo e engajado aos objetivos e resultados da empresa.

Excelente trabalho a todos!!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: